Como passar em concursos? Essa é a principal dúvida de quem sonha em ser funcionário público. Mas também, essa é uma questão que já deve ter passado na cabeça de qualquer trabalhador. Por isso, nesse artigo, nós falaremos sobre os hábitos, os métodos e os erros mais comuns. Confira!

Por que passar em concurso público?

Concurso público é um método de seleção para o trabalho em órgãos do Governo. Diferente do “emprego comum”, o concurso público utiliza como critério provas específicas para avaliar os candidatos.  Nesse sentido, há uma infinidade de provas, que visam diferentes âmbitos: municipal, estadual e federal.

Uma vez que se é aprovado em algum concurso, o candidato tem a garantia do emprego por toda a vida. Por isso, os concursos públicos são tão concorridos. Afinal, com a vida profissional cada vez mais incerta, é inevitável não pensar em estabilidade financeira.

Ainda, muitas pessoas encontram segurança na carreira pública. Assim, podem alcançar melhores condições de vida. Ademais, realizar sonhos como a compra da casa própria, o casamento dos filhos e realizar viagens, por exemplo. Isso porque, com uma renda fixa, é possível planejar melhor os seus objetivos de vida.


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Como passar em concursos: conheça os hábitos de sucesso

Compreenda que para passar em concurso público, você precisa adotar diversos hábitos. Por isso, selecionamos as melhores estratégias dos concurseiros. Ou seja, aquelas pessoas que se dedicam a estudar e prestar concursos. Portanto, conheça os hábitos de sucesso.

Como passar em concursos: pesquise as áreas do seu interesse

Como já mencionamos, há diversos tipos de concurso. Por isso, é necessário pesquisar as áreas que você tem interesse. Mas, saiba que cada vaga depende do nível de escolaridade. Ou seja, há concursos que são específicos para o ensino médio, como as vagas para a área administrativa, por exemplo. Já os concursos que pagam mais, podem ser específicos para o nível superior.

Enquanto algumas vagas não determinam o curso de graduação, outros podem exigir uma formação específica. Assim, concursos na área da saúde e direito são específicas para esses grupos. Dessa maneira, você pode pesquisar os concursos que mais se adequam ao seu perfil.

Ainda, saiba que você pode prestar concursos em diferentes estados. Isso significa que, mesmo que você more na Bahia, pode prestar concurso para o Espírito Santo, ou qualquer outra região do Brasil. O importante é você pesquisar e se planejar para arcar com os custos da viagem.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Estabeleça uma rotina de estudos

Se o seu objetivo é passar em um concurso, estabeleça uma rotina de estudos o quanto antes. Todo concurseiro de sucesso nunca para de estudar. Uma vez que alcançam a tão desejada vaga, passam a estudar para outras com maior remuneração e benefícios. Então, o concurseiro vive estudando para as provas.

Por isso, crie esse hábito desde já. Estabeleça horários e dias fixos para estudar. Se você tiver apoio financeiro da sua família,  pode se dedicar só para os estudos. Desse modo, quanto mais tempo de preparação, maior será as chances de você ser aprovado. Entretanto, é preciso estudar de maneira estratégica, como veremos a seguir.

Conheça os assuntos que mais caem

Entenda que um concurso público é diferente de uma prova de vestibular. Assim, os assuntos são diferentes. Na maioria das vezes, os concursos exigem conhecimentos que vão além da língua portuguesa e matemática. Muitos envolvem questões da área do Direito, como o civil, o tributário, o processual ou o penal.

Mas também, é comum assuntos relacionados às noções de economia e finanças públicas. Ainda, contam questões de raciocínio lógico, estatística, informática, redação e atualidades. Porém, tudo depende da sua área de interesse. Claro que se você é formado em administração, por exemplo, terá maior familiaridade com determinados assuntos.

Identifique os pontos que você tem maior dificuldade

Uma vez que você já tem uma ideia dos assuntos, já consegue identificar suas dificuldades. Assim, pode dedicar mais mais tempo dos estudos para melhorá-las. Se o seu problema é português, dedique mais tempo estudando a gramática. Se for matemática, separe maior tempo para aprender os conceitos básicos e complexos.

Entenda que para passar no concurso é necessário acertar o maior número de questões. Assim, você terá maior chances de conquistar a sua vaga. Portanto, não há mais tempo de odiar aquela matéria que sempre foi o seu pesadelo a vida toda.

Como passar em concursos: faça um cronograma de estudos

Com o cronograma de estudos você consegue mapear, de maneira organizada, o tempo para cada assunto. Entenda que essa fase só é possível porque você já identificou os outros pontos antes. Assim, a ideia é que você saiba o que, como, quanto e quando estudar.


Curso de Formação em Reiki - banner

Nesse sentido, você pode separar momentos para assistir aulas e outras para resolução de questões. Dessa maneira, você traça um plano estratégico e não estuda de maneira aleatória. Sua rotina terá foco e maior propósito. Mas, saiba que conforme você for dominando os assuntos, pode ajustar o seu cronograma. Por isso, ele deve ser feito e ajustado sempre que necessário.

Como passar em concursos: métodos infalíveis

A seguir, mostraremos alguns métodos infalíveis de como ser aprovado em concurso. Não perca!

Domine os conteúdos básicos

Independente do concurso que você irá prestar, saiba que é necessário dominar alguns conteúdos básicos. Saiba que eles são essenciais para resolver a maioria das questões. Ainda, são necessários para chegar a conteúdos mais complexos.

Por isso, no que diz respeito à língua portuguesa o candidato deve dominar a gramática, a norma culta. Para isso é essencial conhecer os termos da oração, regência verbal e nominal, concordância nominal e verbal, pontuação, colocação pronominal e conjunção. Ainda, são conhecimentos básicos: crase, ortografia, pronomes, figuras de linguagem, acentuação, interpretação de textos, entre outros.

Mas, reforçamos, que a interpretação de textos é fundamental não somente para as questões de língua portuguesa. Compreenda que todo e qualquer texto depende de interpretação. Ou seja, dos significados e entendimentos que o texto carrega consigo. Assim, muitas vezes uma questão de direito ou raciocínio lógico pode ser solucionada com uma leitura atenta do que se pede. Não por acaso, muitas provas colocam o português com peso superior a outros conteúdos.

Já em relação à matemática os conteúdos básicos são: regra de três simples, porcentagem, frações, juro simples e compostos. Ainda, probabilidade, estatística, equações do 1 e 2 graus, progressão aritmética e geométrica. Outros conteúdos importantes são: matrizes e determinantes, análise combinatória, razão e proporção, entre outros.

Faça cursos preparatórios

Hoje há uma infinidade de locais que oferecem cursos preparatórios para concursos. Se você tiver condições financeiras e tempo disponível, aproveite essa oportunidade. Há também diversas plataformas que oferecem cursos online. Essas ferramentas são essenciais para ajudar no hábito de estudo. Veja onde fazer curso preparatório para concurso público:

Se você não tem dinheiro disponível para investir num curso, há outras opções. Saiba aproveitar a internet a seu favor! No Youtube há diversas aulas gratuitas sobre assuntos específicos para concurso. Então , você pode aproveitar esses conteúdos para estudar muito. Pesquise muito!

Como passar em concursos: conheça as provas

A principal maneira de entender o que cai é conhecendo a prova. Por isso, pesquise e busque as provas anteriores. Na internet esse conteúdo é de fácil acesso. Assim, você pode conhecer a maneira como as questão foram elaboradas e o que se espera do candidato.

Além disso, com as provas anteriores você também conhece os diferentes estilos de prova. Isso porque, há diversas instituições que organizam e aplicam os concursos. As mais conhecidas são: Cespe/Cebraspe, Fundação Carlos Chagas (FCC), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundação Cesgranrio, Escola de Administração Fazendária (Esaf) e Vunesp.

No site oficial de cada uma dessas instituições é possível acessar às provas anteriores. Além de consultar os concursos que estão em aberto.

Faça as questões de provas anteriores

Com as provas anteriores em mãos, faça as questões. Essa é uma maneira eficaz de avaliar o seu conhecimento e compreender a prova. Então, mais do que decorar a questão, é entender o que é e como o conteúdo está sendo cobrado. Assim, sua rotina de estudos será mais assertiva para a vaga que você deseja.

Saiba que em um primeiro momento as questões podem até parecer impossíveis. Porém, com o tempo e dedicação você se familiariza. Com muita prática, você vai perdendo o medo e dominará o assunto. Mas, reforçamos que é preciso ter paciência nesse processo. Como qualquer estudo, é preciso ter empenho e usar suas dificuldades como desafios a serem superados. 

Procure pelas resoluções comentadas

Na hora de estudar as provas anteriores é fundamental ter acesso às resoluções comentadas. Na maioria das vezes as instituições só disponibilizam o gabarito com as alternativas corretas. Entretanto, para quem está se preparando podem surgir diversas dúvidas sobre as respostas.

Então, você pode acessar na internet, ou até mesmo em bancas de jornais, esse tipo de material. Nesse sentido, é preciso compreender como se chegou ao resultado. Ou seja, quais mecanismos foram utilizados.

Nas questões de língua portuguesa ou leis específicas, há um ideia de memorização. Porém, podem haver algumas “pegadinhas” para enganar os candidatos que não estão atentos. Em relação às questões de raciocínio lógico e matemática, é essencial acompanhar os cálculos. Dessa maneira, você consegue compreender como se chegou a tais resultados.

Cronometre o tempo que você leva para resolver cada questão

Como há um tempo máximo para realizar as provas, o ideal é que desde a sua preparação você se acostume. Então, comece a cronometrar quanto tempo você gasta para resolver cada questão. Assim, você poderá ter um maior controle da prova.

Esse método é fundamental também para administrar o tempo. Logo, após dar uma olhada geral no conteúdo, você saberá qual questão demandará mais tempo para ser solucionada. No caso de concursos que exigem redação, você ainda terá que se organizar para fazer um rascunho e depois o texto final.

Faça simulados

Os simulados funcionam como uma prévia do dia da prova. Por isso eles são essenciais para controlar as emoções. Ainda, com os simulados é possível medir o seu conhecimento após um período de estudo. Além disso, os simulados são ótimas oportunidades para treinar a administração do tempo.

Os cursos preparatórios oferecem essa oportunidade para os alunos. Nesse sentido, vale a pena buscar esses cursos, já que eles treinam os candidatos em diferentes aspectos.

Como passar em concursos: tenha persistência

Como já mencionamos, os concursos são muito concorridos. Então é necessário ter muita persistência, porque a grande maioria não é aprovado na primeira tentativa. Portanto, não desista do seu objetivo. Utilize os resultados negativos para melhorar seus pontos de fragilidade.

Assim, a cada concurso você fica mais preparado. Lembre-se: com persistência e dedicação você alcançará a sua tão sonhada vaga. Não é à toa que os concurseiros se dedicam tanto, pois nunca estão satifesfeitos.

Como passar em concursos: os erros mais comuns

Como já tratamos dos hábitos e métodos, agora falaremos o que não fazer em concursos. Desse modo, você evitará sua desclassificação. Confira!

Não se preparar

Como você pode ter percebido, todas as dicas anteriores passam pela etapa do planejamento. Assim, se você não se prepara, dificilmente saberá responder às questões da prova. Por isso, o sucesso do concurso acontece muito ates de chegar no dia da prova!

Deixar tudo para a última hora

Aqui é uma continuação da dica anterior. Deixar tudo para a última hora reflete o quanto você não está comprometido. Se você está começando a prestar concursos, só gastará dinheiro à toa. Então, use bem o seu dinheiro. Afinal, as provas não são baratas.

Não ler o edital

No edital é que constam todas as intruções do processo. Ou seja, há informações não só da aplicação da prova, mas questões sobre pontuação e recursos, por exemplo. Esse também é o documento em que constam as datas e os prazos. Então, para evitar problemas, leia o edital na íntegra! Ele servirá como sua comprovação no futuro, caso precise.

Esquecer a data e o local da prova

Já pensou se, depois de meses de estudo, você esquece a data da prova? Ou ainda, confunde o local da prova? Por isso, tome muito cuidado com as datas, principalmente se você está prestando vários concursos num curto período. Nesse sentido, o cronograma é muito importante. Além da sua organização pessoal, não é mesmo?

Portanto, anote na sua agenda a data, local e horário da prova. Ainda, marque em diferentes locais, tanto no celular, quanto nas agendas online. Nesse caso, o melhor é pecar por excesso! Lembre-se que você já tem muitas informações na cabeça, então não confie na sua mente.

Chegar atrasado

Essa dica é essencial, isso porque toda prova estabelece um horário máximo para chegada dos candidatos. Assim sendo, chegue cedo. De preferência, faça o percurso dias antes da prova para conhecer o caminho. Ademais, na maioria das vezes as provas acontecem no domingo, dia que os transportes públicos operam com maior intervalo de tempo. Por isso, fique atento a esses detalhes.

No caso das pessoas que vão prestar a prova em outros estados os cuidados devem ser redobrados. Então, compre suas passagens com atendecência, assim você evita transtornos com avião e ônibus. Outra dica essencial é reservar um hotel para você conseguir passar a noite tranquilamente. E sem sustos!

Comer alimentos que não está acostumado

Evite comer comidas gordurosas e alimentos que você nãom está acostumado. Com a ansiedade e estresse, podemos deixar a alimentação de lado, priorizando comidas mais rápidas. O problema é que alguns alimentos podem causar reações alérgicas. Outra possibilidade é sofrer com infecção intestinal, provocando vômitos e diarréia.

Por isso, evite também comer em locais públicos, assim você também evita o risco de intoxicação alimentar. Além de não conseguir prestar a prova, pode ter problemas sérios de saúde. Assim, todo o cuidado é pouco. Ademais, se mantenha hidratado, bebendo bastante água e leve alimentos de casa. Também evite o consumo de bebidas alcoólicas e drogas antes da prova.

Comprar vários materiais

Não adianta nada comprar vários materiais se você não for estudar. Ainda, tenha foco e compre o essencial para a sua preparação. Por mais opções que o mercado ofereça, pesquise a melhor opção para o concurso que você irá prestar.

Comentários finais sobre como passar em concursos

Nesse artigo, nós apresentamos as melhores dicas de como passar em concursos. Desse modo, esperamos que esse conteúdo te ajude no seu objetivo. Lembre-se que para um bom resultado é preciso equilíbrio. Assim, não adianta ficar horas estudando sem se alimentar ou dormir direito.

Nesse período de preparação, cuide também do seu corpo e da sua mente. Por isso, mantenha uma alimentação saudável e faça atividade física para ajudar na concentração e controle da ansiedade. Se possível, aproveite para fazer terapia e conversar com um profissional da psicologia.

Para saber mais sobre dicas para a sua carreira, confira outros artigos da nossa página! Aproveite agora mesmo!

 

 


Curso de Psicanálise