Você já ouviu falar em chocolatier? Esse é o termo que designa a pessoa especialista em chocolate. Saiba que essa é uma profissão com grande crescimento no mercado. Por isso, neste artigo, nós mostraremos os maiores segredos para você fazer sucesso nessa área. Então, aproveite para alavancar a sua carreira!

Por que ser um mestre chocolateiro?

O chocolate é um alimento muito utilizado na confeitaria. Já que muitas pessoas amam esse doce, o negócio sempre faz muito sucesso. Porém, se engana quem pensa que esse trabalho pode ser feito de qualquer modo. Por isso, a profissão tem saído do amadorismo.

Nesse sentido, dominar as técnicas do chocolate faz toda a diferença. Portanto, você garante a qualidade dos seus produtos. Assim, você conquista cada vez mais clientes. Além disso, sua marca se torna referência no mercado. Desse modo, tem um crescimento mais sólido.

Entenda que investir no seu negócio de chocolate é fundamental. Isso porque, seu negócio se destaca em relação aos concorrentes. Assim, ser um mestre chocolateiro é principal arma do seu negócio. Afinal, os clientes estão em busca de chocolates marcantes.


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Como se tornar um chocolatier?

Entenda que para ser um profissional especialista em chocolate é preciso fazer pesquisas. Um mestre chocolateiro domina tudo sobre a matéria-prima. Logo, o chocolatier tem que conhecer muito bem o cacau. Para isso, é necessário entender os tipos de cacau e o processo de produção.

Aliás, você sabia que o Brasil é um dos maiores produtores de cacau do mundo? Dessa maneira, as informações sobre esse fruto são essenciais. Isso porque você precisa determinar valores e a qualidade dos produtos. Ainda, é possível negociar os melhores preços com os produtores nacionais.

Uma vez que se conhece o cacau, pode-se buscar produtos orgânicos e livres de procedimentos químicos. Por meio da degustação de chocolate, o mestre chocolateiro identifica se o produto é bom ou não. Portanto, conhecer o cacau e sua história é uma ciência que exige dedicação. Assim, o especialista em chocolate preparado ganha vantagem no mercado.

Locais para fazer curso de chocolateria

A principal maneira de se tornar um profissional em chocolates é fazendo cursos. Por isso, nós indicamos os locais que oferecem diferentes cursos nessa área. Confira a seguir!



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Senac: Formação Básica em Chocolateria

O Senac oferece um curso de introdução com duração de 36 horas. Assim, o aluno aprende conceitos básicos sobre uso de materiais. Ainda, é possível aprender técnicas de temperagem. Por fim, se aprende a fazer trufas, bombons e ovos de páscoa.

Nesse sentido, esse curso é ideal para quem está começando na carreira. Ainda, é uma oportunidade para as pessoas que querem uma renda extra. Portanto, aqueles que estão com dificuldades financeiras podem aprender as técnicas básicas para começar a trabalhar com chocolate.

Senai: Iniciação Profissional de Chocolateiro

Com duração de 36 horas, o Senai também ensina conceitos básicos. Por isso, o foco são os tipos de gordura, os ingredientes e classificação do chocolate. Então, o armazenamento e a conservação também são tratados. Assim como as técnicas de esfriamento do chocolate.

Portanto, esse curso pode servir como diferencial no currículo. Se você ainda não tem condições de abrir seu próprio negócio, essa é uma excelente alternativa. Isso porque você pode conquistar uma vaga de emprego numa confeitaria ou chocolateria. A ideia é de que você ganhe experiência para iniciar sua carreira.

Castelli Escola de Chocolataria

Essa escola é pioneira na formação de profissionais em chocolate. Assim, há vários programas para empreendedores. Os cursos duram de 40 a 366 horas. Além disso, há cursos livres e de menor duração. Por isso, vale a pena investir em algum desses cursos.

Nesse sentido, o curso de Formação e Gestão em Chocolateria Profissional é um diferencial. Isso porque a escola visa não só as técnicas do cacau, mas também a administração do negócio. Por isso, vale a pena investir no curso para expandir suas ideias.

Principais características de uma chocolateria

Em geral, um mestre chocolateiro trabalha em chocolateria. Então, você já pensou o por quê das chocolaterias fazerem sucesso? Nesse sentido, veja as suas principais características:


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  • produtos artesanais;
  • matérias-primas de qualidade;
  • valorização do processo de fabricação;
  • profissionais especializados.

Portanto, os chocolates feitos por um chocolatier ganham vantagem. Isso porque os chocolates vendidos em supermercados têm muito açúcar e conservantes. Assim, o sabor fica de lado, devido também à quantidade de gordura presente.

Na verdade, percebe-se que há no mercado uma tendência de valorização de alimentos menos industrializados. Não por acaso, outros ramos que estão lucrando bem são os de cerveja e hambúrguer. Ou seja, os consumidores têm valorizado cada vez mais produtos artesanais.

Assim, os chocolates artesanais têm mais sabor. Dessa forma, as chocolaterias dão novas sensações a seus clientes. Portanto, a ideia é mais do que vender um doce. Esse negócio visa mexer com o paladar e trazer “quentinho no coração” dos chocólatras.

Agora que já falamos sobre a profissão de chocolatier e como se tornar um, apresentaremos outras dicas valiosas para você. Não perca!

Quais produtos de chocolate devo vender?

Para as pessoas que estão começando a trabalhar com chocolate caseiro, é difícil saber por onde começar. Entretanto, saiba que o chocolate é muito versátil. Desse modo, você pode fazer produtos durante o ano todo.

Produtos básicos que todo chocolatier deve fazer

  • Trufas e bombons: são produtos que agradam muito, ainda mais nos dias mais frios. Você pode apostar nos sabores mais clássicos como brigadeiro, morango e prestígio. Ainda, pode incrementar as vendas com sabores que estão na moda como Leite Ninho e Nutella.

 

  • Pirulitos: são perfeitos para as crianças. Por isso, vale a pena apostar em uma decoração mais colorida! Use também da sua habilidade para fazer decoração temáticas de desenhos animados. Assim, você pode vender esses pirulitos personalizados para festas de aniversário.

 

  • “Potes da felicidade”: são ideais porque não exigem uma decoração tão elaborada. Esses produtos têm feito muito sucesso ao misturar bolos, recheios e frutas. Então, aproveite essa onda para conquistar clientes.

Produtos para comemorações especiais

  • Tortas: são perfeitas para qualquer comemoração ou até mesmo para aquele almoço especial em família. Então, crie sabores incríveis para desbancar as tortas congeladas. Dessa maneira, você fará sucesso e receberá mais encomendas.

 

  • Bolos de festa: nesse caso, você pode atrelar as suas técnicas de confeitaria para atrair clientes. Aqui estamos falando tanto para aniversários, quanto para o dia a dia. Isso porque muitas pessoas não querem esperar um aniversário para comer um bolo de festa, não é mesmo? Assim, aposte em vender pedaços para matar a vontade dos chocólatras.

 

  • Mousses: são deliciosas e saem do “básico” das sobremesas tradicionais. Portanto, as mousses também garantem a felicidade daquela reunião com amigos, um jantar especial ou o coffee break no trabalho.

Produtos sazonais

Para incrementar as suas vendas, há também datas específicas do ano para lucrar ainda mais. Veja a seguir:

  • Páscoa: essa data é sinônimo de chocolate, certo? Então, essa é a época do ano que o chocolatier mais lucra. Nesse sentido, os ovos de chocolate sempre fazem sucesso. Nos últimos anos os ovos de colher também têm conquistado muitas pessoas. Portanto, capriche na decoração e se prepare com antecedência para entregar tudo na data certa. Lembre-se também que pirulitos e trufas também continuam sendo produzidos.

 

  • Dia dos Namorados: a época mais romântica do ano também combina com chocolate. Assim, você pode fazer coração de chocolate, e estes podem ser recheados. Ainda, uma cesta de chocolate com trufas, barras e bombons são fantásticas. Aproveite para incrementar com canecas, flores ou ursinhos de pelúcia. Você também pode vender frutas cobertas de chocolate, como uva e morango.

 

  • Dia das Crianças: nem sempre é sinônimo de brinquedo. Então, uma opção é fazer barras de chocolate decoradas. Compreenda que o público infantil adora coisas que chamam a atenção. Por isso, vale a pena usar e abusar das cores e personagens dos desenhos e séries infantis. As crianças vão adorar!

 

  • Natal: já pensou fazer panetone e chocotone recheados? Essa é uma dica valiosa para vender no final do ano. Assim, a dica é usar chocolates com maior porcentagem de cacau para não deixar os produtos enjoativos. Mas claro que tudo depende do gosto do cliente.

Datas especiais e outras dicas

Lembrando também que há aquelas datas para presentear com chocolate. Assim, o dia dos professores, o dia da mulher e o dia da secretaria, entram nessa lista. Afinal essas pessoas gostam de ser lembradas. Ainda mais com um gesto de carinho e chocolates de qualidade. Por isso, personalizar com o nome da pessoa torna o presente ainda mais especial.

Assim, como você pode perceber, há uma infinidade de produtos de chocolate. Portanto, basta usar da sua criatividade e criar produtos incríveis. Então, pense em oferecer chocolates mais diversificados, como aqueles com diferentes porcentagens de cacau.

Lembre-se que o chocolate amargo é uma ótima alternativa. Assim, esse tipo de chocolate serve para as pessoas que não gostam muito de doce. Ainda, para as pessoas com alguma restrição alimentar, como a diabetes. Ou até mesmo aquelas que não querem sair da dieta.

Dessa maneira, você sempre terá opções para oferecer para os seus clientes. Portanto, seu negócio não fica limitado a um público específico. Ou seja, você conquista crianças, jovens e adultos. O segredo do sucesso é encontrar o tipo ideal de chocolate para cada público.

Chocolatier e os cuidados para não perder seus produtos

Um dos maiores desafios de quem trabalha com chocolate é que estes são perecíveis. Isso porque os alimentos podem estragar, logo você pode ter prejuízos. Nesse sentido, a melhor opção para quem está começando é a trabalhar com encomendas.

Outra opção é trabalhar com a pronta-entrega em dias específicos. Esse estilo de venda imediata garante maior cuidado com o chocolate. Assim, você garante vender todos os seus produtos sem sofrer com data de vencimento.

Independente do tipo de venda que você fará, é fundamental ter um bom local para o armazenamento dos produtos. Portanto, saber as técnicas de resfriamento facilita essa etapa. No caso de trabalhar com frutas, lembre-se que elas vencem mais rápido ainda. Portanto, planeje quando oferecerá esses produtos, em especial as frutas sazonais, como o morango.

Como vender produtos de chocolate?

Já diz o ditado “a propaganda é a alma do negócio”, então, mais do que fabricar chocolate, é preciso saber vender. Nesse sentido, mostraremos algumas estratégias de marketing para você aplicar no seu negócio.

Divulgue o seu trabalho chocolatier

Para começar, as pessoas precisam saber que você faz produtos de chocolate, certo? Assim, você precisa falar e mostrar. Por isso:

  • Faça um cartaz ou placa e deixe na parte externa do estabelecimento: mesmo se for na sua casa, é preciso que os consumidores vejam. Portanto, essa placa tem que ter informações claras sobre os produtos. Ainda, coloque o número do seu telefone ou WhatsApp para facilitar a comunicação.

 

  • Faça cartões de visitas ou folders: esses materiais trazem informações mais detalhadas, como formas de pagamento. O ideal é que você espalhe esses material em estabelecimentos próximos, como mercados, farmácias etc. Assim, você garante que mais pessoas saibam do seu negócio.

 

  • Faça um perfil nas redes sociais: essa estratégia demanda mais tempo, mas funciona. Por isso, deixe uma pessoa só para cuidar dessa parte. Porque, além de criar um logotipo, também deverá criar fotos criativas expondo os produtos. Essa também é uma maneira de mostrar os processos de produção, despertando a curiosidade das pessoas. Além disso, uma página no Facebook e/ou Instagram facilita a comunicação com os clientes.

 

  • Estimule a propaganda boca a boca: quando se trata de comida, a maioria das vendas se faz por meio de indicações. Não é por acaso que uma pessoa que goste de seu produto e indique para amigos e familiares. Por isso, para estimular a propaganda boca a boca, sempre ofereça produtos de qualidade. Ainda, no caso de encomendas, entregue os pedidos sempre no prazo combinado. Dessa maneira, você também fideliza os clientes, ou seja, faz com que eles sempre voltem.

Chocolatier e os cuidados com a sua imagem

Compreenda que  a sua imagem pessoal diz muito sobre os seus produtos. Por exemplo, você até pode fazer chocolates incríveis, mas se não passa uma imagem de higiene complica as vendas. Por isso, é essencial usar touca para evitar que fios de cabelo caiam. Unhas curtas, usar luvas e um ambiente limpo também são fundamentais para trabalhar na cozinha.

Portanto, utilizar as redes sociais para mostrar seu processo de produção fortalecem a sua imagem. Logo, os consumidores têm acesso tanto aos produtos quanto ao ambiente em que você trabalha. Tudo isso pode parecer óbvio, mas lembre-se que o óbvio também precisa ser dito.

Outro aspecto que se relaciona à sua imagem é a sua comunicação com os clientes. Por isso, sempre tenha um canal com os preços dos seus produtos para todos. Não tem nada mais chato do que ir comprar alguma coisa e se deparar com frases do tipo “preços no privado” ou “preços no inbox“. Então, deixe as informações claras e acessíveis.

Ainda tratando da comunicação, não demore para responder seus clientes. Por mais corrido que seja o seu dia, sempre responda de forma rápida. Isso garante que as pessoas não desistam da compra. Além disso, você pode esclarecer dúvidas sobre os preços, os prazos e condições de pagamento. Assim, reforçamos que você tenha alguém só dedicado para essa função.

Considerações finais sobre chocolatier

Nesse artigo, nós traçamos as principais características do trabalho do chocolatier. Por isso, para ser um especialista em chocolate há muito o que aprender. Então, você que é empreendedor aproveite para colocar as suas ideias em prática. Assim, lucre fazendo os melhores produtos de chocolate. Aproveite para conferir no nosso site outras dicas de sucesso para para o seu negócio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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