Celulares corporativos: como usar corretamente?

No mundo corporativo, ter um telefone para falar com os cliente é essencial para obter e manter bons negócios. No entanto, você sabe como utilizar um celular corporativo corretamente?

A primeira coisa que precisamos dizer é que “pessoal” e “comercial” são coisas muito diferentes e usar o seu número pessoal para os negócios é uma atitude que pode gerar conflitos e ineficiências para a sua vida.

Claro, a mobilidade corporativa depende muito da empresa, porém elas já entendem essa necessidade. Quando se trata de serviços de telefonia móvel, elas podem oferecer duas opções: gratificar os funcionários com aparelhos novos devido aos resultados alcançados ou disponibilizar aparelhos de propriedade da empresa.

Muitas empresas fazem isso porque entendem que oferecer celulares aos funcionários proporciona alguns benefícios. No entanto, algumas pessoas não gostam de andar com dois telefones ou não sabem como utilizar um celular corporativo corretamente.


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Pensando nisso, separamos algumas das principais razões para ter um telefone corporativo e alguns cuidados e recomendações para utilizá-lo corretamente.

Continue a leitura e confira!

 

Principais razões para utilizar telefone corporativo

Hoje em dia, muitas empresas já consideram os celulares como uma necessidade, e não apenas para os funcionários em cargos superiores. As pessoas estão cada vez mais envolvidas em atividades de trabalho que são realizadas fora do escritório, sendo necessário atender ligações e responder e-mails frequentemente.

Além de o funcionário conseguir organizar suas informações de trabalho em apenas um aparelho, ele também tem diversos outros benefícios ao utilizar um celular corporativo, como:

 

1. Não ficar exposto e vulnerável a ameaças virtuais

Vivemos em um mundo onde estamos conectados todo o tempo à internet e, nesse mundo, suas informações pessoais estão a todo o momento sob ameaça de hackers e golpistas.

Suas redes sociais, aplicativos de banco, contatos, entre diversas outras informações, podem ser acessadas por pessoas má intencionadas. Inclusive, recentemente, temos vistos muitos casos de golpes de hackers por WhatsApp, sendo necessário nos mantermos atentos.

Mas não são apenas as pessoas que correm o risco de passar por isso, pelo contrário. Os hackers possuem muito interesse nas empresas e se esforçam para conseguir invadir banco de dados e sistemas, para assim conseguirem informações privadas.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Para evitar esse tipo de problema, as empresas estão investindo cada vez mais em mobile device management (MDM), que nada mais é do que segurança da informação. Porém, com tanto risco por aí, você gostaria de expor o seu número pessoal em um telefone corporativo?

Para evitar esse tipo de problema, basta separar seu número pessoal do corporativo. Assim, você preserva a segurança de seus dados pessoais sem afetar o seu trabalho.

 

2. Evitar chamadas indesejadas durante o trabalho

Quando você possui um celular corporativo e outro pessoal, você pode evitar atender ligações indesejadas durante o período de trabalho. Imagine que você tem algo relacionado ao trabalho para resolver, mas não para de receber ligações de call center em seu celular pessoal, que você também utiliza como corporativo.

Ao receber ligações com números não salvos, você não terá como saber se é uma ligação de cliente ou de alguém tentando te vender alguma coisa, o que pode te atrapalhar.

Muitas vezes essas chamadas são feitas através de “robôs”, ou seja, são automáticas, e além de tirar o seu foco, também podem servir como ferramenta para fraudes de telemarketing.


Curso de Formação em Reiki - banner

 

3. Perder ligações corporativas por estar vinculado ao número do celular corporativo

Um número de telefone pessoal está ligado à vida das pessoas, que muitas vezes hesitam em alterá-lo, a menos que realmente seja necessário. Os números de celular são usados para muitas coisas importantes, como processos de registros e autenticação para serviços online bancários, por exemplo.

Mas quando falamos em misturar telefone pessoal com corporativo, ao alterar o seu número pessoal, caso tenha realizado investimento em divulgação dele, a alteração tornará o esforço e investimento inútil.

Imagine um cliente ligando para um número antigo e inativo. Além de você não receber essa ligação, o cliente ainda pode ter uma má imagem de você e da sua empresa.

 

Cuidados e recomendações para utilizar celulares corporativos

Por mais que as empresas já entendem a necessidade de fornecer telefones corporativos, é essencial que os funcionários saibam utilizá-los corretamente para evitar problemas.

Se você tem um aparelho celular corporativo, é importante saber que:

 

1. O aparelho é apenas para fins comerciais

O maior erro que deve ser evitado ao se utilizar um telefone corporativo é utilizá-lo para fins pessoais. A empresa já disponibiliza essa opção para que o funcionário a utilize apenas para resolver questões de trabalho.

Da mesma forma que você deve manter suas informações pessoais em seu aparelho de uso pessoal, você também deve manter apenas informações profissionais no aparelho corporativo.

Imagine você ter que mostrar alguma foto relacionada ao trabalho para um cliente ou para seu chefe e sem querer mostrar algo pessoal? Além de ser constrangedor, poderá lhe causar alguns problemas.

 

2. O número deve estar disponível durante o período de trabalho.

De acordo com o que for combinado com a sua empresa, você deverá respeitar o horário comercial de trabalho e deixar o celular disponível durante esse período.

Tenha muito cuidado para não esquecê-lo em casa ou deixá-lo em modo avião durante um grande período ou em momento onde não se é necessário. Afinal de contas, você poderá receber ligações muito importantes que não podem ficar para depois.

Agora que você já sabe melhor as razões para utilizar celular corporativo de forma correta, esperamos que você se sinta pronto para separar seu telefone pessoal do comercial e assim conseguir manter ambos lados organizados.

Sobre o Autor: Lucas Widmar é estudante de Direito, Investigação Forense e Perícia Criminal. Atuante no marketing digital, procura sempre trazer artigos pertinentes ao direito, mundo dos negócios e marketing.


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Redação N&C

Redação N&C

Negócios e Carreiras é uma revista eletrônica com conteúdo de qualidade e atualizado, para desenvolvimento de pessoas e empresas. O portal possui equipe própria de redatores. Você também pode publicar seus artigos conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 − um =