O que é branding? Conheça esta técnica

Você já pensou no que te faz consumir novamente os produtos ou serviços de uma marca? Geralmente é a lembrança de uma boa experiência, certo? Se você não tivesse uma boa razão para gastar o seu dinheiro com essa empresa, dificilmente você voltaria a procurá-la. Essa é a razão pela qual as marcas costumam investir na construção de um branding.

Dificuldades com o termo

Essa palavra geralmente causa um choque nas pessoas que se deparam com ela pela primeira vez. Primeiramente, porque ela não é própria do nosso idioma. Assim sendo, quem não conhece a língua inglesa geralmente nem tem ideia do que esse termo significa.

No entanto, há ainda mais um complicador. A palavra branding também é difícil de entender porque, para compreendê-la, é necessário que entremos no universo do empreendedor. Se você quiser fazer essa viagem com a gente, então continue a leitura porque nós iremos explicar um pouco dele para você.

O que é branding

Voltemos a pensar naquela boa sensação que você tem quando compra um produto ou serviço em determinada marca que te satisfaz. Esse sentimento só existe porque você sabe que a marca conseguiu atender às suas necessidades. Essa geralmente é a razão que te faz voltar a consumir o que ela vende.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Não ache que as empresas despertam essa boa sensação em você por acaso. Elas trabalham de forma consistente no planejamento de como fazer com que elas sejam notáveis e inesquecíveis.

Definição

Tendo isso em vista, você já pode compreender o que é o branding. Trata-se do trabalho de gestão de uma marca que tem a finalidade de torná-la atrativa para os seus atuais e futuros clientes.

É importante deixar claro que não é nada simples fazer isso. Assim sendo, se você quiser que a sua empresa tenha sucesso com o seu público, saiba que você terá que planejar, estruturar, gerir e promover a sua marca de forma consistente.

Como fazer o seu branding

Uma das questões fundamentais em que você terá que pensar é a identidade da sua empresa. No momento em que você for começar a construir o seu branding, é necessário que você defina qual é o propósito da sua marca, como ela cumprirá esse desígnio de forma palpável e quais são as características dela.

Dentre esses atributos, é importante refletir sobre a identidade visual do seu negócio. Vale mencionar que ele geralmente é o que atrai boa parte dos seus clientes. Afinal quem nunca achou que uma empresa era mais séria quando viu que o seu site era bonito, claro e completo?

Esteja certo que todas essas questões relacionadas à sua marca estejam claras para todas as pessoas que estão envolvidas no seu negócio. Só assim, a identidade da sua empresa ficará evidente para o seu cliente, o que facilitará a fidelização do mesmo.

Personal branding

Se você tiver entendido as questões que apontamos até aqui, você compreenderá de forma muito rápida o que é o personal branding.

Não há motivos para assombros. Entendemos que o termo está acompanhado de outra palavra estrangeira, mas, dessa vez, achamos que não houve muito estranhamento, certo? Personal nada mais significa do que “pessoal”. Assim sendo, o termo personal branding pode ser entendido como a gestão de sua marca pessoal.

E se eu não tiver uma empresa?

Mesmo que você não seja dono de uma empresa, você pode construir o seu próprio branding. Esse é o caso de alguns influenciadores digitais que desejam atrair o seu próprio público. Para eles, é importante cuidar da gestão da sua marca, ou seja, da sua identidade.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Saiba que a sua marca precisa estar explícita nos textos que você escreve, nas fotos que publica e também em vídeos que edita. Assim sendo, é importante que você entenda qual é a sua identidade, para que você consiga passá-la de forma clara para o seu público.

Busque entender o que atrai as pessoas que te acompanham e pense naquilo que você deseja oferecer a elas. Dessa forma, você conseguirá construir o seu branding e, então, tudo o que você postará terá a sua cara. Isso irá aproximar de você as pessoas com interesses afins.

Significado de branding

Sabemos que até agora nós falamos, falamos e ainda não esclarecemos o significado da palavra branding. Por mais que você já tenha entendido o conceito, vale a pena deixar o termo mais próximo de você por meio da tradução.

Se você procurar no dicionário a palavra “brand”, ela será traduzida como “marca”. Nada surpreendente, certo? Afinal nós estamos usando esse termo o tempo todo neste texto. Branding, por sua vez, geralmente é traduzido como “imagem de marca” ou “identidade de marca”. Faz mais sentido ainda, se levarmos em consideração tudo o que apresentamos aqui.

Esperamos que, a partir de agora, sempre que você vir ou ouvir a palavrinha branding, todo essas questões venham à sua mente. Esse conceito precisa estar muito claro para qualquer empreendedor. Isso porque uma marca com identidade geralmente é uma marca com sucesso.

Curso de branding

Você se interessou pela questão e quer construir o branding da sua empresa? Ótimo! Essa é uma bela decisão, mas é normal que você não saiba por onde começar. Por essa razão, resolvemos apresentar duas das várias opções de cursos para você.

Belas Artes

A opção da Belas Artes chamado Branding – Construção Estratégica de Marcas é bastante interessante. O curso é oferecido em São Paulo ou em Sorocaba e você terá aulas tanto teóricas como práticas de como construir e fortalecer marcas no mercado. Qualquer pessoa pode se matricular e, para saber como fazer isso, vale acessar o site da instituição.

Curso de Branding online

Se você está buscando uma opção online, vale a pena adquirir o curso Branding e Marketing – Criação e Gestão de Marcas de Sucesso. Quando terminá-lo, você estará apto a construir a identidade da sua empresa e também a alavancar a sua marca. Se você quiser saber mais informações sobre o curso, basta acessar seu site oficial.

Considerações finais sobre branding

Nós esperamos ter esclarecido o que é o branding e como a sua construção pode ajudar no crescimento da sua marca e na fidelização dos seus clientes. É importante que você entenda o quanto esse assunto é relevante para qualquer empreendedor.

Pedimos que você deixe aqui as dúvidas que você ainda tiver sobre o assunto! Ficaremos felizes em te ajudar esclarecendo o que você precisa.

Nós também estamos interessados em saber se você achou úteis as informações que disponibilizamos aqui. É muito importante receber o seu feedback! Lembre-se ainda de que temos mais conteúdo publicado aqui no Negócios e Carreiras. Assim sendo, se quiser saber mais assuntos parecidos com o trabalho de construção do branding, continue acompanhando o nosso blog!


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Redação N&C

O Negócios & Carreiras é uma revista eletrônica com conteúdo de qualidade e atualizado, para desenvolvimento de pessoas e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + quinze =