Você já pensou no que te faz consumir novamente os produtos ou serviços de uma marca? Geralmente é a lembrança de uma boa experiência, certo? Se você não tivesse uma boa razão para gastar o seu dinheiro com essa empresa, dificilmente você voltaria a procurá-la. Essa é a razão pela qual as marcas costumam investir na construção de um branding.
Dificuldades com o termo
Essa palavra geralmente causa um choque nas pessoas que se deparam com ela pela primeira vez. Primeiramente, porque ela não é própria do nosso idioma. Assim sendo, quem não conhece a língua inglesa geralmente nem tem ideia do que esse termo significa.
No entanto, há ainda mais um complicador. A palavra branding também é difícil de entender porque, para compreendê-la, é necessário que entremos no universo do empreendedor. Se você quiser fazer essa viagem com a gente, então continue a leitura porque nós iremos explicar um pouco dele para você.
O que é branding
Voltemos a pensar naquela boa sensação que você tem quando compra um produto ou serviço em determinada marca que te satisfaz. Esse sentimento só existe porque você sabe que a marca conseguiu atender às suas necessidades. Essa geralmente é a razão que te faz voltar a consumir o que ela vende.
Não ache que as empresas despertam essa boa sensação em você por acaso. Elas trabalham de forma consistente no planejamento de como fazer com que elas sejam notáveis e inesquecíveis.
Definição
Tendo isso em vista, você já pode compreender o que é o branding. Trata-se do trabalho de gestão de uma marca que tem a finalidade de torná-la atrativa para os seus atuais e futuros clientes.
É importante deixar claro que não é nada simples fazer isso. Assim sendo, se você quiser que a sua empresa tenha sucesso com o seu público, saiba que você terá que planejar, estruturar, gerir e promover a sua marca de forma consistente.
Como fazer o seu branding
Uma das questões fundamentais em que você terá que pensar é a identidade da sua empresa. No momento em que você for começar a construir o seu branding, é necessário que você defina qual é o propósito da sua marca, como ela cumprirá esse desígnio de forma palpável e quais são as características dela.
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Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAISDentre esses atributos, é importante refletir sobre a identidade visual do seu negócio. Vale mencionar que ele geralmente é o que atrai boa parte dos seus clientes. Afinal quem nunca achou que uma empresa era mais séria quando viu que o seu site era bonito, claro e completo?
Esteja certo que todas essas questões relacionadas à sua marca estejam claras para todas as pessoas que estão envolvidas no seu negócio. Só assim, a identidade da sua empresa ficará evidente para o seu cliente, o que facilitará a fidelização do mesmo.
Personal branding
Se você tiver entendido as questões que apontamos até aqui, você compreenderá de forma muito rápida o que é o personal branding.
Não há motivos para assombros. Entendemos que o termo está acompanhado de outra palavra estrangeira, mas, dessa vez, achamos que não houve muito estranhamento, certo? Personal nada mais significa do que “pessoal”. Assim sendo, o termo personal branding pode ser entendido como a gestão de sua marca pessoal.
E se eu não tiver uma empresa?
Mesmo que você não seja dono de uma empresa, você pode construir o seu próprio branding. Esse é o caso de alguns influenciadores digitais que desejam atrair o seu próprio público. Para eles, é importante cuidar da gestão da sua marca, ou seja, da sua identidade.
Saiba que a sua marca precisa estar explícita nos textos que você escreve, nas fotos que publica e também em vídeos que edita. Assim sendo, é importante que você entenda qual é a sua identidade, para que você consiga passá-la de forma clara para o seu público.
Busque entender o que atrai as pessoas que te acompanham e pense naquilo que você deseja oferecer a elas. Dessa forma, você conseguirá construir o seu branding e, então, tudo o que você postará terá a sua cara. Isso irá aproximar de você as pessoas com interesses afins.
Significado de branding
Sabemos que até agora nós falamos, falamos e ainda não esclarecemos o significado da palavra branding. Por mais que você já tenha entendido o conceito, vale a pena deixar o termo mais próximo de você por meio da tradução.
Se você procurar no dicionário a palavra “brand”, ela será traduzida como “marca”. Nada surpreendente, certo? Afinal nós estamos usando esse termo o tempo todo neste texto. Branding, por sua vez, geralmente é traduzido como “imagem de marca” ou “identidade de marca”. Faz mais sentido ainda, se levarmos em consideração tudo o que apresentamos aqui.
Esperamos que, a partir de agora, sempre que você vir ou ouvir a palavrinha branding, todo essas questões venham à sua mente. Esse conceito precisa estar muito claro para qualquer empreendedor. Isso porque uma marca com identidade geralmente é uma marca com sucesso.
Curso de branding
Você se interessou pela questão e quer construir o branding da sua empresa? Ótimo! Essa é uma bela decisão, mas é normal que você não saiba por onde começar. Por essa razão, resolvemos apresentar duas das várias opções de cursos para você.
Belas Artes
A opção da Belas Artes chamado Branding – Construção Estratégica de Marcas é bastante interessante. O curso é oferecido em São Paulo ou em Sorocaba e você terá aulas tanto teóricas como práticas de como construir e fortalecer marcas no mercado. Qualquer pessoa pode se matricular e, para saber como fazer isso, vale acessar o site da instituição.
Curso de Branding online
Se você está buscando uma opção online, vale a pena adquirir o curso Branding e Marketing – Criação e Gestão de Marcas de Sucesso. Quando terminá-lo, você estará apto a construir a identidade da sua empresa e também a alavancar a sua marca. Se você quiser saber mais informações sobre o curso, basta acessar seu site oficial.
Considerações finais sobre branding
Nós esperamos ter esclarecido o que é o branding e como a sua construção pode ajudar no crescimento da sua marca e na fidelização dos seus clientes. É importante que você entenda o quanto esse assunto é relevante para qualquer empreendedor.
Pedimos que você deixe aqui as dúvidas que você ainda tiver sobre o assunto! Ficaremos felizes em te ajudar esclarecendo o que você precisa.
Nós também estamos interessados em saber se você achou úteis as informações que disponibilizamos aqui. É muito importante receber o seu feedback! Lembre-se ainda de que temos mais conteúdo publicado aqui no Negócios e Carreiras. Assim sendo, se quiser saber mais assuntos parecidos com o trabalho de construção do branding, continue acompanhando o nosso blog!
