5 dicas essenciais para ser um bom líder no seu trabalho

Uma equipe sem um bom líder tem muitas dificuldades de ir para frente. Não estamos falando aqui de um ditador, já que esse profissional precisa ter a capacidade e a sensibilidade de compreender as necessidades de seu grupo. Só com elas em vista, essa pessoa apontará um caminho que ajude a equipe a atingir os objetivos comuns.

Problemas do líder tirânico

No entanto, falar é fácil. O difícil é conseguir exercer uma boa liderança. Muitas pessoas acham que para ser um bom líder, é necessário impor a sua vontade a fim de ser respeitado. É a famosa ideia maquiavélica de que os fins justificam os meios. Na verdade, não é bem assim.

Um líder tirânico perde o respeito da sua equipe. Isso porque ele está mais preocupado em atingir os seus objetivos do que em entender as dificuldades e os limites de cada pessoa do seu grupo. O resultado disso é uma equipe desmotivada, desinteressada e infeliz. Esse tipo de pessoa dificilmente conquistará a confiança de seus liderados.

Problemas do líder amigo

Por outro lado, existem profissionais que acreditam que um verdadeiro líder é aquele que é amigo. Por essa razão, quando assumem a liderança, eles não são enfáticos com relação ao cumprimento de regras, acabam criando favoritismos dentro da empresa e, como consequência, também perdem o respeito da equipe.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Isso acontece porque as pessoas gostam de seguir regras bem estabelecidas. Afinal, normas justas fazem com que o ambiente de trabalho seja mais respeitoso e também tornam o grupo muito mais produtivo. Um líder que não percebe isso, acaba tornando a sua equipe uma confusão e todos ficam desmotivados.

5 dicas de como ser um bom líder

Tendo essas questões em vista, nós iremos apontar cinco dicas de como ser um bom líder. Se você está em uma posição de liderança no trabalho, mas não coloca em prática o que iremos apontar agora, está na hora de você mudar de atitude. Fazendo isso, a chance de você ganhar o respeito e a consideração da sua equipe serão grandes!

Ache o equilíbrio entre o respeito e a cobrança

Um bom líder é aquele profissional que respeita a sua equipe sem deixar de incentivá-la a atingir as suas metas. Ele sabe que é sua obrigação traçar um planejamento para o grupo, estipular metas e cobrar o cumprimento das mesmas.

Ainda assim, ele tem consciência que a sua liderança não lhe dá direito de ser agressivo ou tirânico. Por essa razão, o exercício de uma boa liderança está atrelado a uma busca pelo equilíbrio.

Seja sensível às necessidades de sua equipe

A liderança também é um trabalho de sensibilidade. Isso porque um bom líder precisa estar apto a entender os pontos fortes e fracos dos membros de sua equipe. Só assim, ele conseguirá valorizar as qualidades de cada um e desafiá-los a aperfeiçoar aquilo que ainda não está bom.

Claro que, para isso, são necessários tempo e muita empatia. Quando um líder respeita o tempo de cada membro, sem deixar de encorajá-los, ele terá uma resposta muito melhor do que a que ele teria forçando os limites de sua equipe.

Seja um exemplo

Não há nada mais danoso para o relacionamento entre um líder a sua equipe do que a hipocrisia. Infelizmente, muitos profissionais se acham no direito de cobrar um comportamento de seus liderados que eles próprios não têm. Muita gente sabe muito bem mandar, mas nem todo líder sabe colocar a mão na massa.

Assim sendo, comece a se aproximar de sua equipe. Se você está insatisfeito com a forma como os seus liderados têm executado as tarefas, mostre você mesmo como elas deveriam ser feitas. É importante que você cobre um trabalho de excelência, mas que também saiba executá-lo.

Além disso, é fundamental que você cumpra as normas que você mesmo criou. O líder do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não tem legitimidade alguma junto à sua equipe.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Não seja inflexível

Em geral, duas cabeças pensam melhor do que uma. Assim sendo, há boas chances de que a sua equipe tenha boas ideias sobre forma como o trabalho deve ser feito. Isso não significa que você deve colocar todas elas em prática, mas vale a pena ouvir com frequência o que eles têm a dizer.

Uma boa dica é fazer pesquisas dentro da equipe e se disponibilizar para ouvir feedbacks. Você pode se surpreender com a criatividade das pessoas que trabalham com você. Até porque elas também executam o trabalho e podem apresentar alternativas mais práticas e inteligentes.

Esse ponto é importante também porque você perceberá que ganhará o respeito da sua equipe se você ouvi-la com frequência. Eles saberão que a opinião deles é importante para você e se sentirão mais seguros com a sua liderança.

Divida o seu conhecimento

Se você acha que você tem que ter mais conhecimento porque você é o líder, você está errado. Uma equipe preparada produz muito mais do que uma que depende dos conhecimentos de alguém.

Ao capacitar os seus liderados para assumir novas responsabilidades, você perceberá que o trabalho da equipe fluirá muito melhor. Até você ganhará com isso, já que deixará de ficar sobrecarregado. Delegar funções é muito importante dentro de uma empresa.

É interessante também que você incentive os membros da sua equipe a fazer cursos e treinamentos para que o trabalho dela fique ainda mais completo. Cabe a você perceber o que eles precisam e direcioná-los para a fonte do conhecimento. Dessa forma, você conseguirá atingir melhores resultados e todos serão beneficiados.

Considerações finais

Tendo dito isso, nós esperamos que você coloque as nossas cinco dicas de como se tornar um bom líder em prática. Não deixe de refletir sobre elas e entender quais são os pontos em que você tem falhado. Isso porque, se você melhorar a sua liderança, o seu ambiente de trabalho se tornará muito mais agradável e a sua equipe será mais produtiva.

Comente aqui o que você achou desse texto a respeito de como ser um bom líder. Nós estamos ansiosos para saber a sua opinião. Além disso, não deixe de acompanhar o blog Negócios e Carreiras para saber como aperfeiçoar a sua vida profissional! Temos muitos artigos relacionados a esse assunto que podem ser muito úteis para você!


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Redação N&C

O Negócios & Carreiras é uma revista eletrônica com conteúdo de qualidade e atualizado, para desenvolvimento de pessoas e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + doze =