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Automação de Marketing: o que é, quais benefícios?

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A automação de marketing pode ajudar o seu negócio a ter sucesso. É verdade, mas muitas outras coisas também podem. Então por que usar a automação de marketing? Quais são os benefícios da automação de marketing para o seu negócio?

Para começar, a automação de marketing funciona. A automação de marketing impulsiona um aumento de 14,5% na produtividade das vendas e uma redução de 12,2% nas despesas gerais de marketing. Investigar os dados rende números ainda mais convincentes para as pequenas empresas:

Outro estudo revela que as empresas que utilizam a automação de marketing para alimentar leads veem um aumento de 451% em contatos qualificados. As empresas que alimentam os potenciais clientes, por sua vez, fazem compras 47% maiores do que suas congêneres não nutridas.

A pesquisa também mostra que a automação de marketing está crescendo mais rapidamente dentro do espaço de CRM.


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Benefícios da automação de marketing

Os dados não mentem: a automação pode ajudar as empresas a perceber o aumento do ROI de marketing e do crescimento geral. Mais especificamente, como a automação de marketing pode beneficiar o seu negócio? Vamos começar com a geração de leads.

 

1. Gerar Melhores Leads

A geração de leads é um passo extremamente importante para o crescimento de qualquer negócio. Automatizar as diversas etapas entre marketing e vendas dá à sua equipe mais tempo para focar na estratégia geral e nutrir os leads que mostram real promessa.



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Isso significa mais prospectos e mais clientes. A automação do marketing também pode lhe dar uma imagem mais rica e detalhada do comportamento de potenciais clientes.

Usando métodos de acompanhamento comportamental, como seguir o caminho de um usuário através do seu site, o software de automação de marketing pode ajudar sua equipe de marketing a entender os interesses dos potenciais clientes em potencial e onde eles estão no ciclo de vida de compras. O acompanhamento pode então ser personalizado em torno dessas percepções.

Por exemplo, digamos que um determinado cliente está lendo sobre uma ampla categoria de produtos. Isto pode indicar que eles estão no início do processo de compra, pesquisando e comparando enquanto preparam uma pequena lista. Se mais tarde eles baixarem informativos sobre um produto específico, isso pode uma prontidão para conversar com um vendedor.

Reunir informações de pontos de contato – incluindo visitas e downloads de sites, atividades de mídia social e marketing direto – permite pontuação automática, qualificação e priorização de leads. Isso, por sua vez, pode impulsionar campanhas de marketing mais amplas.

 

2. Nutrindo Potenciais Clientes

Alimentar leads pode ser complicado e demorado. Guiar um eletrodo durante a viagem vale absolutamente a pena quando ela termina em uma venda, mas nem todos vão se converter em vendas.

Para uma pequena empresa, isso pode criar um dilema: você sabe que parte dos seus leads são qualificados, mas ainda precisam ser estimulados. Mas com uma pequena equipe que lida com vendas e marketing, você não pode se dar ao luxo de manter um controle constante sobre metade dos seus leads.


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Não se estresse!

Os computadores foram inventados justamente por esse motivo: Para fazer o trabalho os humanos simplesmente não têm tempo para isso. A automação do marketing pode ajudar.

 

3. Personalize a jornada do cliente

O conteúdo personalizado é a chave para alimentar as pistas. 77% dos compradores querem conteúdo único e direcionado em cada etapa de sua pesquisa. Ferramentas de automação de marketing simplificam o processo de levar o conteúdo certo ao comprador certo, no momento certo.

Elas também capturam dados de todo esse conteúdo: Quais e-mails os clientes estão abrindo e clicando em? Quais posts estão funcionando bem em seus canais de mídia social, e como isso está se convertendo em visitas ao site e outras ações dos usuários?

As mensagens móveis estão impulsionando o engajamento? A captura automatizada de dados pode responder a essas e muitas outras perguntas relevantes para as suas estratégias de marketing de conteúdo.

Veja o exemplo da Dell, a conhecida fabricante de computadores. Depois de perceber o grande volume de tráfego para sua loja online sem muitas vendas para mostrar, a Dell aproveitou a análise de comportamento.

A criação de novos anúncios com base nos históricos dos clientes, produtos visualizados e produtos deixados em carrinhos de compras pela web resultou em um aumento de 70% nas taxas de click-through e 300% nas taxas de conversão.

Os dados coletados por um sistema de automação de marketing também são eficazes para qualificar leads do lado do marketing antes de repassá-los para as vendas. A pontuação e classificação de leads são duas formas de um bom sistema de automação capturar e processar os dados dos visitantes para acionar o roteamento automático de leads qualificados para os representantes de vendas corretos.

 

Considerações Finais: boas razões para realizar sua automação de marketing

Automação de marketing veio para ficar. Não importa em qual fase está a sua empresa, inevitavelmente você precisará aliar a tecnologia para reduzir custos e acelerar processos de suporte enquanto você foca em manter a empresa em atividade.

Entre em contato com o Autor: Felipe Cardoso, blogueiro nas horas vagas e empreendedor digital. Escreve sobre os mais diversos assuntos.


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