Benefícios da Constelação para profissionais da área da Comunicação

Em uma empresa, muitos profissionais são necessários. Principalmente os profissionais da área de Comunicação. Você sabe quais são as responsabilidades desses colaboradores e como a Constelação Familiar e Sistêmica pode beneficiá-los? Não? Então continue a leitura e confira!

O que faz um analista da Comunicação?

Os Analistas de Comunicação ficam o dia todo trabalhando com as mais diferentes áreas dentro de uma empresa. Assim, tentam sempre criar as melhores formas de comunicação entre elas. 

Além disso, eles são os responsáveis por trabalhar com os clientes daquela empresa. Criando protocolos, em conjunto com as outras áreas, de como a empresa precisa se comunicar com os clientes e como passar a real imagem da empresa.

Portanto, é uma área bastante complexa e complicada, pois precisa atender as expectativas tanto de diferentes setores da empresa quanto dos clientes. Por isso, acaba exigindo bastante cautela e planejamento, pois nenhuma das áreas pode sair prejudicada.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Como a Constelação Familiar beneficia um profissional da área da comunicação?

Ao estudar sobre Constelação Sistêmica, o profissional de análise de comunicação vai ter uma maior sensibilidade para entender o que cada um dentro de cada área quer. Portanto, colocando cada uma em sua posição. 

Assim, ele evitará que algumas áreas queiram se sobrepor a outras, respeitando as hierarquias dentro da empresa e o mais importante: colocando o cliente no seu lugar certo. Com isso, não fazendo tudo para um ou para o outro.

 O profissional da área de comunicação precisa cortar ao máximo qualquer ruído de comunicação entre a empresa e os clientes, e sabendo exatamente o papel de cada um dentro do sistema, fica mais fácil agradar a todos e tirar os melhores proveitos das situações. 

Além disso, a terapia da Constelação Familiar também é necessária e interessante em tomadas de decisões importantes, evitando que qualquer decisão seja tomada pelo calor do momento. Por exemplo, quando a empresa pretende mudar algum direcionamento de produto, sabendo se ele realmente pode ou não ser bem quisto pelos clientes.

Exemplos de atuação da Constelação na vida do profissional da área de comunicação

Outro papel importante para qual o analista de comunicação precisa estar sempre preparado é a criação de estratégias para que a comunicação entre as áreas melhorem. Assim, a constelação pode ajudar, pois ele poderá guiar o entendimento para que cada área saiba a importância da outra, diminuindo conflitos de interesse e até mesmo egoísmo entre as áreas.

Além disso, é importante para o processo de autoconhecimento pessoal do profissional, fazendo-o entender a importância da hierarquia. Com isso, sabendo qual o papel de cada um dentro da empresa e sabendo o que quer como profissional. 

Sendo assim, evitará possíveis desgastes por medo de se impor ou colocar cada pessoa ou área em seu devido lugar. E, com isso, otimizará cada vez mais as relações profissionais e diminuirá ao máximo qualquer problema de comunicação.

Se o analista de comunicação, por exemplo, tiver problemas em se comunicar com os pais, sendo uma pessoa combativa que não respeita a hierarquia, querendo sempre provar que sabe mais que eles, ele terá uma dificuldade imensa de fazer com que as relações entre as áreas seja saudável. 

Portanto, não conseguirá trazer uma opinião relevante e embasada em dados, mas somente irá “provocar o outro”. O problema de comunicação com os pais pode também atrapalhar a comunicação com os clientes, pois ela não teria a menor empatia, muitas vezes querendo forçar o cliente a consumir um produto que ele, o analista, acredita ser o melhor. Isso independe de realmente ser o que os clientes procuram ou até mesmo a imagem que a empresa quer passar. Por fim, criando um mal estar entre a visão do cliente com a empresa. 



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Conclusão

Por fim, concluo que a prática da Constelação Familiar só irá trazer benefícios para o profissional da área da comunicação. Ele, ao entender seus emaranhados familiares, poderá se desprender de problemas que afetam seu desempenho profissional. 

Com isso, irá melhorar sua prática de atendimento ao cliente e sua comunicação com a empresa em si. Ademais, com as práticas da Constelação, o analista de comunicação entenderá melhor as questões hierárquicas da empresa e as ordens que devem ser seguidas para que haja uma harmonia no sistema. Portanto, entendendo seus pais e seus antepassados, o profissional conseguirá seguir sua vida, tanto pessoal quanto profissional, por melhores caminhos.

Gostou do artigo? Não perca a oportunidade de alavancar sua vida profissional. Inscreva-se agora no nosso curso, 100% online, de Constelação Clínica! Com ele. você estará apto a clinicar e a melhorar sua vida pessoal e profissional.

O artigo presente foi desenvolvido por Barbara Giovagnoli Schrage, exclusivamente para o nosso Blog Negócios e Carreiras.

 


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + doze =