A agricultura 4.0 faz parte de um dos principais setores que movimentam a economia em todos o mundo é o agronegócio.
Que nada mais é do que a interação de várias atividades que envolvem de forma direta ou indireta, toda a cadeia produtiva agrícola ou pecuária.
Que possui um grande potencial de melhorias nesse setor.
Agricultura 4.0 e a produção de alimentos
Além do avanço do agronegócio, surge também a aplicabilidade da agricultura 4.0, que vem como um diferencial para a produção agrícola.
Esse termo é dado para um conjunto de tecnologias e ferramentas digitais integradas e conectadas por meio de softwares, sistemas e equipamentos capazes e aperfeiçoarem a produção agrícola em todas as etapas de produção, que variam desde o plantio até a colheita.
Com isso, a sua aplicação no campo tem demostrado resultados promissores, oferecendo soluções sustentáveis para o problema alimentar do mundo.
FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAISO Brasil e a agricultura 4.0
O Brasil ao longo das últimas décadas vem tornando-se mais sólido com a sua liderança como um dos principais produtores de alimentos no mundo.
Neste contexto a pesquisa científica agropecuária e uso de tecnologia têm sido responsáveis pelos excelentes resultados obtidos no campo, que se traduz em contínuos recordes de produção e aumento de produtividade.
A produção de alimentos já conta com algumas tecnologias avançadas para o seu desenvolvimento, como equipamentos de alta performance.
Agricultura 4.0: relação com diversas áreas
Vale destacar, que essa aplicabilidade não é apenas para a agricultura, mas também para outros setores como por exemplo, a economia.
Destaca-se que todos os setores estão interligados. Não existe agricultura sem economia.
Não há como descartar matérias-primas, mas sim, reaproveitar, e pensando nisso, há o envolvimento de outras cadeias aliadas a esse processamento.
Agricultura 4.0 como a salvação do agronegócio
Embora o modelo atual de agronomia esteja prejudicado, por conta das vertentes atuais, existem fatores que influenciam diretamente para todos os setores, que é o caso da economia.
A mesma altera todas as cadeias produtivas, e existem muitos fatores que podemos modificar que depende única e exclusivamente do conhecimento prévio do que estamos trabalhando.
Com isso, o ser humano busca cada vez mais aperfeiçoamento, principalmente na sua área de atuação.
A economia do agronegócio
A estrutura econômica atual não beneficia trabalhos, assim como também gastos para agricultura local.
Existe uma grande dificuldade ligada a distribuição geográfica que acaba influenciando também toda a dinâmica, assim como o processo de distribuição das matérias primas na agricultura, e por fim, o aquecimento global.
Com isso, existe um grande desafio a ser solucionado por muitas áreas, tanto a agricultura, como para a logística, assim como para a economia.
Tecnologia e ciência na agricultura 4.0
Desta forma, uma das maneiras de procurar solução para os problemas é a disseminação do conhecimento oferecido pela tecnologia e ciência.
Essa aplicação pode ser através de testes, hipóteses e aplicabilidade. Não existe inovação sem ciência.
Sendo assim, há o surgimento de diversas possibilidades, com a economia e a agricultura.
A agroindústria
A escala de produção agroindustrial atualmente vem sendo realizada de diversas formas distintas.
Existem pequenas e grandes produções. Existem diversas formas de incentivos e investimentos disponibilizados para agricultores.
Não existe mais a vertente que não dá pra fazer e não dá pra produzir.
A economia circular é o grande motor da era.
O que vai destacar a sua produção será como você aplica os seus conhecimentos, a sua inteligência no seu negócio.
A fim de melhor produtividade, desempenho e menor custo para o produtor, a agricultura 4.0 vem só para agregar e beneficiar os agricultores em suas tarefas do dia a dia.
Sem inovação, não há agricultura 4.0
Uma das grandes chaves para uma boa produção é a inovação, a tomada de inovação e a criatividade.
O pensamento precisa evoluir juntamente com o desenvolvimento da humanidade. É necessário evoluir, criar, pensar e pesquisar sobre todos os produtos de interesse.
O ciclo da produção precisa buscar por novos materiais e novas formas de produção.
O papel da ciência no agronegócio
Quando existe ciência, conhecimento e um grupo de pesquisadores unidos a beneficiar a todos com essa disseminação de conhecimento, podemos ir além e avançar cada vez mais a essa perspectiva.
Destaca-se que a tecnologia é a alma da agricultura, sendo assim, um dos desafios do setor é a uniformização tecnológica para garantir a compatibilidade dos equipamentos.
Requerendo capacidade dos agricultores de investimento em modernização.
Com isso, é crescente a incorporação de práticas e processos de precisão se dá ao uso de sensores e mecanismos sofisticados de previsão e resposta a variações utilizadas na agricultura.
O desenvolvimento da agricultura 4.0 para suprir a demanda populacional
Uma das observações é que crescimento da população mundial exigirá do segmento agropecuário e das indústrias de alimentos.
Diversas tecnologias digitais vêm sendo utilizadas nas mais diversas áreas, buscando abranger o máximo de sistemas e realidades possíveis.
Com um objetivo em comum de acelerar e otimizar o uso dos recursos utilizados para produzir mais com menos.
Reciclagem na metodologia do mercado agro
Diante deste cenário, é de suma importância a apresentação de novos métodos que assegurem a alimentação da população.
E não haverá outra saída a não ser encontrar alternativas de alavancar a produtividade no campo a estágios nunca antes experimentados.
É neste contexto que a agricultura 4.0; agricultura digital ou smart farming, como também é conhecida, surge trazendo em suma um conjunto de tecnologias digitais cuja aplicação no campo tem demostrado resultados bastante promissores.
Oferecendo soluções sustentáveis para o problema alimentar do mundo.
Agricultura 4.0, a agricultura da informação
Dentre todos os contextos apresentados, nota-se que agricultura 4.0 permite grande capacidade de armazenamento de dados, conectividade no campo, menor custo de produção para pequenos e grandes empresários.
Assim como uma alta produtividade de precisão nas tarefas executadas.
Garantindo e assegurando equilíbrio entre as vertentes social, econômica e ambiental no agronegócio e mais confiabilidade para o produtor.
O Brasil seguindo no caminho certo para inovações no agronegócio
Podemos concluir que o cenário da agricultura como um todo no Brasil é bastante promissor.
O país se destaca como um dos maiores produtores de alimentos no mundo.
Sabe-se que muitas multinacionais do agronegócio têm operações no Brasil, é o caso de empresas de diversos setores.
Isso também pode ser relevante devido a presença de companhias internacionais de alimentos e dos grandes produtores rurais.
O mundo e o Brasil abertos para a nova agricultura: é o momento da agricultura 4.0
A agricultura 4.0 se apresenta como um caminho viável para manter os níveis de competitividade do agronegócio brasileiro.
E ao mesmo tempo manter a posição estratégica do Brasil no cenário mundial, alinhado com os esforços globais de diminuir a fome frente ao crescimento populacional mundial.
Esse texto sobre Agricultura 4.0: avanços e perspectivas foi criado por Thâmilla de Oliveira.
