Ações para investir: Como escolher a melhor?

A decisão de começar a investir demonstra o seu desejo em crescer financeiramente, ainda que isso envolva alguns riscos. De fato, é impossível criar uma receita infalível para que alguém sempre tenha sucesso nos negócios. Ainda assim, te daremos algumas dicas de como escolher as melhores ações para investir.

Acompanhar demostrativos financeiros

Assim que pensar em ações para investir, é necessário verificar a situação das organizações em que pretende colocar o seu dinheiro. Em geral, empresas que estão começando possuem ações com valor mais baixo do que as demais. Contudo, isso também se reflete nas empresas que carregam uma dificuldade financeira apresentada pela companhia.

No segundo caso, isso representa uma taxa de risco maior que o comum. Ainda que tenha fácil acesso nas ações da entidade, você tem grandes possibilidades de sair perdendo na conta. Um exemplo disso se encontra na Petrobrás. A empresa vem tendo quedas e oscilações alarmantes já faz alguns anos e tem assustado os investidores.

É por isso que você precisa ficar a par dos demonstrativos financeiros de qualquer empresa. Por meio deles, você tem acesso a uma análise de mercado mais fácil e pode fazer projeções. Dessa forma, pode avaliar melhor os empecilhos e riscos envolvidos nessa entidade. Sem contar que fica ciente das suas reais possibilidades de lucro.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Índice preço/lucro

Quando pensar nas melhores ações para investir, você precisa verificar o Índice preço/lucro de cada instituição de interesse. Através dele, você tem um indicativo de quanto tempo levará para que tenha de volta o investimento aplicado. O tempo que leva para as ações investidas sejam pagas se mostra como parâmetro de que valem realmente a pena.

Caso invista R$3.000,00 em ações e o lucro anual foi de R$600,00, levará 5 anos para recuperar o valor investido. Em cinco anos você pode tomar outras ações que sejam mais benéficas ou não do que investir nesse negócio. Tudo depende da sua perspectiva de sucesso em relação a determinado investimento e como se sairá sobre ele.

De toda forma, cabe ressaltar que o índice não é uma constante estável e pode mudar para melhor ou não. Isso acaba por dar um toque de imprevisibilidade nas aplicações que executa. Ainda assim, sempre analise o tempo e tome perspectivas de que tal investimento vale a pena. Sempre opte pelo retorno de tempo que seja o menor possível, principalmente se tem muito a perder com o investimento.

Entenda as séries históricas

Por incrível que pareça, algumas empresas possuem o momento certo em conseguir ações para investir. As séries históricas se mostram como um registro das atividades e de como elas prosperaram ou não em determinado período. Com isso, você pode ter a certeza de que é o momento correto a investir em algo, já que:

Nota padrões

Saber lidar adequadamente com ações para investir significa entender como alguns negócios funcionam. As séries históricas permitem a criação de um mapa das oscilações da empresa ao longo dos anos. Por meio delas, você compreende se determinado negócio vale a pena e quando isso vai acontecer, investindo ou não nele.

Enxerga oportunidades

Estudando a fundo as séries históricas e encontrando um padrão, você acaba por se dar muito bem se for ousado. Com isso, assim que o momento chegar, pode investir mais dinheiro e ter um retorno proporcional. Da mesma forma, existe a possibilidade de que ocorra o contrário, onde você pode investir menos e ter um retorno menor, ainda que seguro.

Repensa em suas escolhas

Ainda que tal empreendimento seja tentador, isso pode mascarar o fracasso do investimento, dependendo do período. Observando as séries históricas, você pode mudar de ideia e se resguardar de qualquer prejuízo que possa ter. Se este for um dos seus primeiros investimentos, certamente não vai querer perder dinheiro agora, certo?

Valor patrimonial da ação

O Valor patrimonial da ação é um objeto que não deve ser desconsiderado quando pensar em ações para investir. Basicamente, mostra o real valor de uma ação naquele momento e se a mesma vale realmente a pena. Para isso, você precisa dividir o patrimônio liquido de uma entidade pelo número de ações que ela possui atualmente.

Caso a mesma esteja elevada, é um indicativo de que as perspectivas de lucro são excelentes. Do contrário, mostra que o índice obtido é sinônimo de prejuízo e levará tempo para recuperá-lo. Ainda que o preço desta última seja atrativo, há diversos riscos envolvidos. O ideal é seguir por ações que se aproximem do valor próximo do cálculo.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Assim, caso tenha diversas opções em mente, calcule uma a uma para obter o índice. Dê prioridades para aquelas que apresentarem um bom resultado nas simulações e depois refine sua busca. Se possível, cruze esses dados com cálculos e apresentações dos tópicos anteriores. Ainda que dê mais trabalho, ajuda na hora de fazer uma escolha certeira.

Reflexões com seu lado empreendedor

Ainda que não haja fórmula, não cremos que o improviso seja algo útil quando quiser ações para investir. É preciso ter metas claras em mente para que se possa caminhar de forma segurar por terras desconhecidas. Por meio delas, você pode se desviar de caminhos que não levem aonde quer. Comece a se questionar:

Qual seu objetivo financeiramente falando?

Ao investir em ações, o que espera obter com elas? Estamos lidando com algo sensível no que se trata de sua vida financeira e tal esforço não deve ser ignorado. Investimentos não devem ser encarados como esportes e precisam ter suporte na hora de concretizá-los. Dessa forma, se questione a respeito do que procura quando pensa em investir.

Tolerância aos riscos

Você acredita ser capaz de aguentar riscos envolvendo cada negócio? Por mais seguros que sejam, eles não estão isentos de imprevistos e você pode sofrer algum dano financeiro eventualmente. Tenha a certeza de que pode ter problemas alguma hora e se mantenha pronto para lidar com isso.

Tempo

É preciso ter em mente um horizonte temporal quando pensar em ações para investir. Isso porque cada ação deve se conciliar com uma meta, bem como um retorno financeiro em determinado tempo. Faça a si mesmo a pergunta: “Como me imagino em tanto tempo com tal investimento?”.

Considerações finais sobre ações para investir

Ainda que se fale em ações para investir, o medo de errar sempre acompanha os empreendedores. Isso porque ninguém quer perder dinheiro ou errar de forma consecutiva em um investimento. Por isso que ter diretrizes concretas nessa busca serve de parâmetro para sentir e apostar em sua participação em ações.

Estude o comportamento financeiro das empresas que acreditam serem bons caminhos ao sucesso. Faça uma análise minuciosa de como elas conseguem prover um retorno adequado aos seus sócios e investidores. Dessa forma, não perderá seu tempo e dinheiro em algo que pode não ser o que espera.

Sente-se mais preparado para começar a pesquisar por ações para investir? Acredita que ainda falta algo para te impulsionar em relação com algumas atividades? Se a resposta for sim, então continue acompanhando as publicações do blog Negócios e Carreiras. Temos aqui reflexões semanais que certamente poderão ajudar!


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Redação N&C

O Negócios & Carreiras é uma revista eletrônica com conteúdo de qualidade e atualizado, para desenvolvimento de pessoas e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + oito =