Devo abrir um e-commerce? 9 dicas

O mercado eletrônico consolidou o seu espaço e hoje empresários do mundo inteiro fazem sucesso vendendo via internet. Contudo, dependendo do que deseja, será que deve realmente investir nesse campo? Confira 9 dicas de como abrir um e-commerce de sucesso e prosperar no mercado.

Do que o mercado precisa?

Certamente você tem uma aptidão e deseja ganhar em cima dela, mas e quanto à demanda? Chega um ponto em que o mercado sofre com determinada ausência que não é suprida. Talvez você possa encaixar sua força de trabalho aqui e ser muito bem recompensado por isso.

Uma das dicas ao abrir um e-commerce é se atentar no ponto em que nenhum vendedor dá atenção. Investir em novas inserções evita que seja visto como mais do mesmo. Com isso, evitará ficar no canto sem prosperar.

Dará mais certo se for primeiro plano

Muitos acreditam que abrir um e-commerce em tempo parcial pode ser o bastante. Claro, muitos conseguem alguns resultados, mas não chegam perto do potencial daquele negócio. Por isso que se deve investir no empreendedorismo digital com seriedade para ter o real sucesso.



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Focar exclusivamente no e-commerce pode garantir que você possa expandi-lo com mais eficácia. Ademais, também ajuda na reparação de erros em horários menos flexíveis. Isso o deixará mais atento às necessidades dos clientes e com poder de resposta rápida.

Estratégias de Marketing

Uma das ações mais comuns dos vendedores é investir pesado no Marketing. Claro, os anúncios geram resultados rápidos, mas não duradouros. Com isso, você estará garantindo mais cliques, porém não necessariamente vai vender.

Dessa forma, fica mais estratégico investir com um Marketing específico e menor. Defina muito bem o seu nicho, fazendo com que as publicidades que usa direcionem a um grupo conciso de clientes. Consequentemente, ficará mais fácil de eles se interessarem pelo o que está vendendo.

Automatização

No começo, é bastante comum que o empreendedor faça tudo sozinho e improvise sua empresa. Daí sua casa vira seu armazém enquanto seu quarto ou mesmo garagem ficam estoque. Em vez de apostar nisso, porque não investe em automatização através de empresas especializadas?

Procure por empresas que trabalhem com operação, gestão e logística de serviços. Por meio delas poderá terceirizar e fazer automatização gastando pouco e rendendo bem mais. Com o tempo livre, fica disponível para lidar com outras questões pertinentes ao seu negócio.

Geração de conteúdo

O tempo em que os produtos se vendiam sozinhos apenas com fotos e etiquetas já passou. Ao invés disso, quando abrir um e-commerce, você precisa dar algo a mais para os clientes. Por isso que a geração de conteúdo é tão necessária para que o negócio dê certo.

Por exemplo, se pretende trabalhar com roupas, coloque dicas de como combinar peças ou quais usar em determinadas ocasiões. Até dicas simples como a de fazer nó em gravata ou tamanho de terno ajudam a cativar. Gerando conteúdo, fica mais fácil das pessoas clicarem e irem até sua loja virtual.

Compreenda seu comprador

Ao abrir um e-commerce , muitos esquecem por hora que a relação com o cliente se torna mais distante. Por conta disso que você precisa buscar um contato mais pessoal e diferenciado com ele. Para saber se o atende da forma como ele precisa, invista em:

Pesquisas de mercado

Antes de abrir seu negócio, faça uma pesquisa de mercado o mais detalhada possível. Por meio dela conseguirá entender o que se passa na cabeça do cliente e como pode ajudá-lo a curto e médio prazo.



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Canais de diálogo

Jamais esqueça de deixar um espaço para feedback, questionários ou apenas comentários dos clientes. Eles gostam de serem vistos e ouvidos, de modo que se sintam assistidos e saibam que podem se manifestar.

Consulte sua família e amigos

Não deixe de conversar com sua família e amigos e ouvir o que têm a dizer sobre seu negócio. Certamente podem te ajudar na preparação do seu material para que possa entregar um produto de qualidade.

Seja claro quanto à sua proposta

O conceito se faz presente quando se pensar em abrir um e-commerce e pode ser o diferencial da marca. Quando se tem uma proposta clara e de fácil atendimento, os clientes certos são atraídos até você de forma natural. Sem contar que assim fica mais fácil de fazer a divulgação boca a boca e ser muito bem avaliado virtualmente.

A loja online de calçados 33 e 44, por exemplo, é a amostra perfeita disso. Ela vende sapatos exclusivamente com essas numerações, o que viabiliza a compra direta de um determinado público. O cliente entende a proposta simples do comércio e compra com segurança.

Preste atenção em seus parceiros

Quem trabalha com vendas online necessita de fornecedores, tecnologia e um serviço de entrega. Todos precisam ser muitos bons, de modo que ajudem a fluir o seu trabalho e manter a empresa de pé. Contudo, quando uma dessas partes falhas, quem leva a culpa por isso é justamente seu nome.

Assim, é preciso ser bastante rigoroso com seus parceiros e selecionar os que são mais comprometidos com o trabalho. Encontre aqueles em que você pode estabelecer uma relação de confiança logo em seu início. Ao invés de apostar no mais barato, dê mais tempo a isso e alcance alguém com ótima reputação.

Dinamize

Por fim, ao abrir um e-commerce, pense na sua proposta de venda e adote outros modelos de venda. A venda de assinaturas, por exemplo, costuma ser bastante vantajosa, desde que cumpra com sua parte. Graças a ela, você terá:

Praticidade

Ela consiste no envio de produtos à casa do cliente se este pagar uma mensalidade. Mesmo com alta demanda, fica fácil reconhecer o gosto do comprador e se adequar exclusivamente a ele.

Economia financeira

Atrair e manter clientes é bastante oneroso quando se pensa em manter loja online. Nisso, a assinatura vai reduzir custos de operações nos quais você precisa ficar atraindo clientes sempre.

Considerações finais sobre abrir um e-commerce

Observando o direcionamento do mercado atualmente e as novas propostas, vale muito a pena abrir um e-commerce. Se construído de forma adequada, você tem grandes chances de prosperar e obter um excelente retorno financeiro e pessoal. Tratando-se de negócios, principalmente online, não pode relaxar e deixar que tudo lhe escape.

Sempre estude o mercado para saber das tendências, os concorrentes e se mantenha um passo à frente deles. Não é fácil, mas esforço contínuo e certo costuma ser bastante recompensador a quem quer empreender. Seja diferente e faça diferente, garantindo um posto de sucesso apenas seu.

Para mais dicas de como levantar o seu negócio, não deixe de acompanhar o blog Negócios e Carreiras. Nossa equipe trabalha continuamente para te trazer conteúdo e deixá-lo informado com tudo o que há de novo. Abrir um e-commerce fica mais fácil quando se tem a ajuda adequada de especialistas.


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