7 técnicas de vendas e negociação que realmente funcionam

Posted by

Você sabe quais são as técnicas de vendas que realmente dão resultado? Além disso, quais são as técnicas a se usar para negociação e fechamento de vendas? Não? Então continue a leitura e descubra 7 dicas incríveis de técnicas para suas vendas e negociações!

Obter sucesso nas vendas pode parecer mais simples para algumas pessoas do que para outras. Assim, não é raro observamos um profissional da área fazer seu trabalho com tanta naturalidade a dar a impressão de que ele já nasceu com aquele dom. Mas, não se engane: ainda que algumas pessoas tenham mais facilidade na comunicação e persuasão, ter sucesso na área de vendas é uma questão de prática e aprendizado.

Assim, tudo o que um vendedor precisa para obter ótimos resultados em seu trabalho é dedicação, paciência e, claro, adotar sempre as melhores técnicas. Ficou interessado? Então confira abaixo uma lista com sete estratégias infalíveis para concretização de uma venda:

1/7 das técnicas de vendas: saiba mais sobre o cliente

Antes de apresentar uma grande variedade de produtos para o seu cliente, é muito importante saber quais as suas necessidades. Conhecer seus hábitos e  padrão de vida com uma conversa rápida gera uma boa aproximação ao que ele tem em mente. Claro que vai depender muito do tipo de produto que você vende, mas a premissa é basicamente a mesma.


Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Um bom profissional de vendas precisa entender as necessidades de seu cliente, uma prova de que o procedimento é muito mais complexo do que se imagina. Ao conhecer e entender o máximo possível do que o comprador busca, o vendedor terá uma maior capacidade de oferecer o produto certo. Lembre-se de que você está trabalhando a favor de seu cliente.

2/7 das técnicas de vendas: mostre todas as utilidades e benefícios do produto

Explicar muito bem os detalhes do produto que você está oferecendo ao seu cliente é uma das estratégias de vendas mais básicas. Para que isso seja feito da melhor maneira possível mostre todos os benefícios daquele produto, inclusive aqueles que o cliente não espera. Não é ótimo quando você quer algo e descobre que aquilo pode te beneficiar bem mais do que você imaginava?

Assim, aqui entra um ponto importante do primeiro item da lista. Se você já pôde conhecer as necessidades do cliente, nesse momento ficará mais fácil encantá-lo com os benefícios do produto. E eles podem atender justamente a outras necessidades que o comprador também possui e que não esperava suprir.

3/7 das técnicas de vendas: sempre que possível, faça uma demonstração

Este item se relaciona diretamente com a técnica acima. Nada melhor para mostrar os qualidades de um produto do que colocá-lo para funcionar. Ou seja, se você vende carros, um test drive é fundamental. Se você vende casas, deixar o cliente entrar em cada cômodo, abrir portas e janelas, sentir o ambiente, também é indispensável. Por isso, Fo ideal é fazer o mesmo com qualquer outro artigo, sempre que possível.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Ao mostrar o funcionamento do produto você estará também mostrando que ele tem a solução perfeita para o que o cliente procura, sem gerar desconfiança e criando uma familiaridade. Isso deve ser levado em conta especialmente em produtos com preços mais altos, em que se espera uma maior durabilidade e entendimento.

4/7 das técnicas de vendas: confie e acredite no que vende

Se o vendedor não conhece, não confia ou não acredita na potencialidade do produto que está vendendo fica mais difícil concretizar uma venda. É muito importante deixar transparecer a confiança que você tem no funcionamento dele, mostrar que você já usou e que para você ele é fundamental. Para isso, leia, teste, use o produto.

Se nem quem está me vendendo acha que aquilo presta, então por que o cliente tem que achar o contrário? Por isso é essencial que o vendedor seja um expert no assunto e transmita confiança, sem “achismos” ou suposições. Não diga que “pode ser” bom para o cliente. Diga que “é” bom, sem qualquer dúvida de sua afirmação.

5/7 das técnicas de venda: tenha calma e paciência com as negativas

Muitos vendedores ao ouvir o primeiro “não” ou ao perceber atitudes negativas do cliente já desanimam e não buscam maneiras de reverter a situação. A primeira negativa deve entrar por um ouvido e sair pelo outro, sem abalar o vendedor. Tudo o que profissional precisa agora é se esforçar mais, falar do que ainda não falou.

Para ter sucesso nessa parte tensa da negociação, é preciso treinar a capacidade de ser resiliente e não se deixar desanimar. Um não deve ser um combustível para um profissional de vender usar as armas que ainda estão guardadas. É a hora de usar novas estratégias para finalmente conquistar o cliente.

6/7 das técnicas de vendas: o desconto pode vir, mas em troca da venda

Depois que você conheceu as necessidades do seu cliente, mostrou todos os benefícios do produto e o convenceu de que aquilo é realmente o que ele precisa, o preço já não é mais tão importante para o comprador. Mas se você perceber que a venda está praticamente feita e ouvir um pedido de desconto, faça uma análise rápida.

Nesse momento é importante avaliar se todo o seu esforço será ou não em vão. É preciso demonstrar atitude na hora de fechar a venda, por isso a estratégia mais indicada pode ser trabalhar em uma troca. Você dá o desconto e recebe o “sim” definitivo do cliente.


Curso de Formação em Reiki - banner

Última das sete dicas: estimule o fechamento da compra!

Se o vendedor não tiver atitude para fechar a compra, o cliente pode levar para casa todas as informações que recebeu sobre o produto, pensar sobre ele e depois ir buscá-lo em outro lugar ou mesmo comprá-lo pela internet. Por isso é importante saber a hora e as palavras certas para finalizar a negociação com sucesso.

A pior forma de fazer isso é perguntar se o cliente vai mesmo querer o produto, dando margem para uma resposta negativa. O ideal é utilizar expressões sutis, como perguntar qual a forma de pagamento que o cliente prefere, se ele quer parcelar ou quando ele gostaria que a entrega fosse feita. Dessa forma, os riscos de ouvir um não diminuem consideravelmente.

Gostou do artigo e das dicas? Então deixe um comentário e continue acompanhando nossos posts! Descubra tudo sobre negócios em nossos artigos inéditos!

 

 


Curso de Psicanálise

Deixe Seu Comentário