9 tipos de empreendedores: Conheça o que mais combina com você

Quando se fala em empreendedor, muitos pensarão somente na figura de alguém montando um negócio genericamente. Todavia, existem diferentes formas de se mobilizar a abertura de um empreendimento. Vamos conhecer nove tipos de empreendedores e ver em qual deles você se encaixa melhor.

Informal

Iniciaremos nossa lista de tipos de empreendedores com um dos mais comuns nos últimos anos no Brasil: o informal. Este empreende porque precisa de um retorno financeiro rápido para sobreviver. Mostra que não tem uma perspectiva quanto ao futuro. Isso porque toda a sua força de trabalho é focada nas necessidades de agora.

Nota-se que o trabalho dele se estende até uma produtividade que seja suficiente para que viva. Por isso, não tem riscos altos e também não apresenta tantos planos ao futuro. Ainda que represente uma imensa parcela da população atualmente, cada vez o seu número tem se estagnado. Isso se deve a iniciativas de desenvolvimento, como o MEI.

Individual

Assim que o empreendedor informal se legaliza por meio do MEI, ele passa a ser individual. Mesmo que seja apenas uma mão de trabalho, é suficiente para configurá-lo como uma empresa aberta. Todo o trabalho é voltado para ele, de modo que não pensa em crescer bastante. Do começo ao fim, ele tem o controle de tudo em primeira mão.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Analisando sua forma de trabalho, podemos perceber que ele continua atrelado com a necessidade de sobreviver. Mesmo que tudo esteja formalizado, ele pensa de forma simples e direta, sem grandes projeções. Em geral, costuma trabalhar sozinho ou, no máximo, com a ajuda de mais um funcionário.

Os tipos de empreendedores engajados em causas sociais

Talvez este seja um dos tipos de empreendedores mais motivacionais que existem. Isso porque consegue unir perfeitamente a vontade de mudar o mundo com ganhar dinheiro. Esse tipo é bastante comum aos jovens, visto que descobrem uma necessidade enquanto ainda estão na faculdade. Eles querem resolver problemas que os demais não podem.

O que mais caracteriza esses empreendedores promissores é:

A mudança do mundo

A ideia é que o mundo possa se tornar um lugar melhor para as futuras gerações. Mesmo que o pensamento também vise lucratividade, a mudança de diretriz do modo de vida atual é levada em conta. O campo de trabalho desse empresário é o chão que ele pisa.

Trabalho em equipe

Você não pode construir um castelo sozinho de forma tão eficaz quanto pensa. É preciso que se invista em uma equipe para que retire as ideias do papel. Por isso que projetos como este sempre têm mais de um nome a ser levado em observação. Sem contar que perspectivas diferentes acabam ajudando na elaboração de soluções complexas.

Inspirar os demais

Não se trata apenas de se mobilizar para que a mudança aconteça. É preciso que os frutos do trabalho envolvam o engajamento do público e demais observadores na questão. Dessa forma, a conscientização sobre o problema trabalhado deve atingir a todos.

Cooperado

Um dos tipos de empreendedores da lista trabalha de modo cooperado. Ou seja, é comum que esteja ligado com cooperativas de trabalho que reúnam profissionais da mesma área. Um dos melhores exemplos a isso se encontra na cooperativa de artesãos. Para que tudo dê certo, é necessário priorizar o trabalho em equipe.

Isso faz com que produzam bem e em grande quantidade, ganhando um retorno financeiro com base na força de trabalho. O empreendedorismo aqui se dá de forma intuitiva, já que muito depende das próprias habilidades e dos poucos recursos. A meta desse empreendedor é crescer e se ver independente para trabalhar sozinho.

Tipos de empreendedores: Franqueado e franqueador

O franqueado também costuma ser um dos tipos de empreendedores mais comuns por aqui, embora não seja visto como tal. Tal pensamento é errôneo, visto que os mesmos investem capital financeiro e humano ao comandar a ideia de outra pessoa. Em geral, buscam garantir uma renda fixa todo mês e obter de volta o investimento realizado.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Quanto ao franqueador, este acaba criando uma rede de estabelecimentos com sua marca. Segundo alguns, pode ser tido como exemplo a ser seguido no mundo dos negócios. Ele acaba ganhando dinheiro a cada franquia que é aberta em nome de sua marca. A quem costuma criar grandes ideias a empreendidos, encaixa bem aqui.

Público

O empreendedor público é aquele voltado diretamente ao interesse da sociedade. Infelizmente, é um dos mais visados pelos consumidores, já que não se conformam com a atuação por parte desses indivíduos. Contudo, cabe ressaltar que ainda existem profissionais engajados em melhorar o atendimento, bem como os recursos básicos.

Os tipos de empreendedores voltados para o conhecimento

O empreendedor do conhecimento é aquele que se vale do seu saber específico para ganhar dinheiro em cima. Eles costumam capitalizar em torno de uma ideia e fazer com que ela aconteça. Por exemplo, escritores e artistas conseguem vender bem suas imagens e atrair o público para consumir as suas propostas.

Corporativo

O corporativo é o tipo de empreendedor com uma ambição positiva no mercado de trabalho. Ainda que tenha um trabalho formal, visa a criação de novos projetos dentro desse mesmo ambiente. Com isso, busca maneiras contínuas de se fazer crescer dentro da empresa e ter o seu nome visto.

Isso se dá por meio de bônus por desempenho ou promoções em aberto na entidade. É perceptível naqueles empregados cujo a carreira somente fez ir adiante. Dada à forma de sucesso em que operam, a dificuldade das empresas é fazer com que esse perfil se multiplique.

Os tipos de empreendedores que possuem negócio próprio

Para finalizar a lista de tipos de empreendedores, trazemos o que associa o modo de vida com trabalho. Por conta da forma de pensar grande, costuma se aproximar bastante da figura de um visionário. Este acaba por se dividir em outros tipos, como:

Normal

O empreendedor normal é aquele que segue um plano estabelecido para que tudo corra como esperado. Tudo isso é feito com um planejamento que minimize eventuais riscos que possa ter.

Serial

O empreendedor serial é aquele que ama o ato de empreender, não a empresa em si no fim das contas. Em suma, ele abre vários negócios em sequência, levando de forma imparcial seus trabalhos a frente.

Nato

O empreendedor nato é aquele que possui uma trajetória exemplar de sucesso empresarial. É visto como um gênio, visto que propôs soluções inovadoras a problemas antigos.

Considerações finais sobre tipos de empreendedores

Com tantos tipos de empreendedores à vista, fica até difícil assumir determinada posição. Acima estão descritas impressões gerais de cada empresário, variando conforme cada indivíduo analisado. Assim, é possível que hajam mais camadas a serem vistas e papéis a serem estudados.

Olhando para si mesmo, acredita que está no caminho que desejou a você anos atrás? Talvez essa reflexão ajude você a retomar alguns planos que ficaram engavetados e que não pareciam maduros naquela época. O melhor de tudo é que a experiência que carrega hoje pode lapidar propostas antigas que causarão algum impacto atualmente.

E então? Conseguiu se identificar entre esses tipos de empreendedores? Deixe abaixo o seu comentário explicando sobre a sua forma de atuação no mercado. O Negócios & Carreiras pode ajudar com qualquer dúvida que possa vir a ter e dar a mão para difundir suas ideias.


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Redação N&C

O Negócios & Carreiras é uma revista eletrônica com conteúdo de qualidade e atualizado, para desenvolvimento de pessoas e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =