Técnicas de construção de networking para vendedores

O networking é uma espécie de parceria onde as pessoas que fazem parte de um círculo de contatos semelhante trocam informações, influência e aprendizado profissional. Um bom networking representa uma rede de ajuda para qualquer profissional, seja na indicação para um novo emprego ou realização de um negócio.

Construir um networking é tão importante que o mercado já está recebendo inclusive agências especializadas em promover esse tipo de rede para profissionais. Seu trabalho consiste em promover encontros entre executivos que querem ampliar sua rede de contatos.

Seja on-line ou pessoalmente, desenvolver um bom networking é primordial sobretudo para quem vive de fechar negócios e precisa a todo momento de novos clientes. É uma forma poderosa para aumentar o conhecimento da sua marca e gerar credibilidade, especialmente na área de vendas e marketing.

Antes de começar a construir seu networking, entretanto, é muito importante possuir objetivos muito bem definidos em relação ao tipo de pessoas que você quer encontrar, que tipo de relação você poderá ter com elas e no que vocês poderão se ajudar mutuamente.



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Abaixo, selecionamos algumas dicas que podem facilitar a construção do seu networking:

1. Apresente-se

Quanto você estiver em algum evento corporativo, deixa a preguiça e a timidez de lado e vá se apresentando. Pode ser enquanto espera pelo credenciamento, na fila do cafezinho, em uma roda de conversa ao final de uma palestra. Todo momento é oportunidade de distribuir seu cartão de visita.

É muito importante expandir a sua zona de conforto além das pessoas que você conhece durante um evento. Ao voltar para a sua empresa, cadastre todos os cartões de visita que você recebeu nesses contatos. Mantenha essa rede atualizada a cada novo contato feito.

2. Mantenha o foco no seu negócio

Saiba muito bem que tipo de pessoas você deseja encontrar e avalie as atividades em que elas estão envolvidas. Não perca tempo indo a eventos onde o seu público-alvo não estará presente.

E quando o ambiente realmente importar, não seja apenas um na multidão. Torne-se conhecido como alguém mais importante e complexo do que as outras centenas de pessoas que participam de um evento. Tente se destacar e ter uma vantagem competitiva que vá atrair atenção das pessoas.

3. Trabalhe com a intenção de ajudar os outros

Para ganhar algo, você primeiro deve dar algo de si. Essa é uma lei natural. Não adianta sair de casa disposto a desenvolver um bom networking pensando apenas no que os outros poderão fazer pelo seu negócio. Se apresente na intenção de demonstrar que você está aberto a ajudar também.

Quando você conhece alguém, pergunte quem essa pessoa gostaria de encontrar ou a que tipo de negócios ela deseja se conectar. Assim, você vai se tornar conhecido como um networker realmente útil e muita gente vai querer entrar na sua rede.

4. Mantenha o contato feito, sem esfriar

Se você se conectar com alguém de seu interesse em um determinado evento ou local, não faça a besteira de deixar o contato esfriar. Mande um e-mail agradecendo a conversa que tiveram e siga a relação com alguma indicação ou informação importante posteriormente. Se você encontrá-lo novamente em outro evento, não deixe de retomar a conversa de maneira agradável.

Faça a diferença na vida desse contato e ele lembrará de você sempre. Talvez antes de seus outros contatos de networking que necessitam do mesmo que você.



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Lembre-se que humildade e gratidão são características de um profissional de vendas bem sucedido.

5. Não se venda o tempo inteiro

É desagradável estar em uma festa, ainda que ela esteja ligada diretamente a negócios corporativos, e ter alguém o tempo todo falando de si e querendo se vender a todo custo para todos os convidados. Quando você só fala de si e procura alcançar apenas os seus objetivos a todo custo, acaba afastando as pessoas que realmente lhe interessam.

Você deve fortalecer a sua marca ou a sua empresa, e não você próprio. E deve fazer conexões que beneficiem a todos os lados, não apenas o seu. E, por favor, não deixe que esse seja seu único assunto a noite toda. Não seja o chato da festa.

6. Esteja bem posicionado na internet

Redes sociais como o LinkedIn são muito úteis na hora de construir um bom networking, mas não deixe de lado redes mais populares como Facebook e Twitter, afinal elas também são compostas por muitos profissionais que podem ser do seu interesse. É importante, porém, manter um perfil organizado e focado.

Nada de postar bobagens ou publicar fotos embaraçosas de momentos pessoais. Se fizer isso, deixe visível apenas para seus familiares e amigos mais próximos.

Para demonstrar seu conhecimento em sua área, escreva ou compartilhe informações que possam ser de interesse de seu networking.

7. Preocupe-se com a efetividade

Não queira ter uma rede imensa de pessoas. O importante é você estreitar o relacionamento, conseguir fazer negócios com os seus contatos.

8. Não seja um oportunista

Procurar pessoas só quando você precisa de ajuda é uma péssima ideia. Claro, você precisa ser humilde, pedir ajuda, mostrar que a outra pessoa pode fazer muito por você. Mas, além disso, faça também por ela (ajude-a) e crie condições de encontros informais que não tratem especificamente de negócios, especialmente se houver a necessidade de uma reaproximação.

9. Organize-se

Tenha uma lista de quais são seus contatos, saiba seus telefones / e-mails etc. e, principalmente, anote que tipos de negócios ou contatos você já fez e espera fazer com cada pessoa. Planejamento e organização irão gerar mais resultados na gestão do seu networking.

 

 


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Redação N&C

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