Retorno sobre o investimento: O que é e como calcular?

Saber se um negócio vale realmente a pena é fundamental para qualquer investidor. Isso porque perder dinheiro está fora de cogitação, sendo necessárias análises contínuas do valor aplicado em um empreendimento. Vamos entender melhor o que é retorno sobre o investimento, como nos ajuda e também como calculá-lo.

O que é retorno sobre o investimento?

Retorno sobre o investimento é um sistema que identifica se uma empresa é rentável de acordo com qualquer investimento. Basicamente, se trata de um cálculo efetuado em relação ao dinheiro que foi investido e o lucro que se obteve em determinado investimento. Com isso, se torna um artifício fundamental a qualquer tipo de investidor.

Com a ajuda do retorno sobre o investimento, uma empresa descobre os ganhos e perdas em um negócio. Assim, pode observar tudo o que foi obtido para a cobertura de custos envolvendo aplicações. Sem contar também que há a análise de retorno financeiro, principal meta dos empresários.

É por meio desse cálculo que investidores avaliam a chance de saberem se um investimento é viável. Isso porque sempre que um investimento é feito, o retorno deve cobrir os gastos com aplicação em tempo mínimo. Quanto mais demorado de receber é o retorno, menos atrativo se torna para alguém investir numa empresa ou negócio.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Como fazer o cálculo?

Em suma, o cálculo do retorno sobre o investimento é bastante simples de ser feito. Deve-se de início subtrair o valor de ganho com o valor do próprio investimento. Após isso, se deve dividir o resultado obtido pelo valor de investimento. Basicamente, retorno sobre o investimento = ganho obtido – investimento/ investimento.

Por exemplo, se determinada aplicação rendeu R$200.000,00 e investiu R$40.000,00, ficará como 200.000 – 40.000/ 40.000 = 4. Neste caso, o retorno se mostrou quatro vezes maior que a aplicação inicial. Contudo, esse cálculo é feito mediante porcentagem, multiplicando por 100, então aqui fica em 400%.

Cabe ressaltar que o investimento inicial concerne a todo o dinheiro ligado ao investimento, bem como o retorno. A precisão aqui é apenas válida quando se inclui qualquer despesa e lucro feitos no caminho. Isso vai também no caminho inverso, de modo que a receita também deva fica detalhada.

A importância do retorno de investimento?

Apostar em um negócio sem averiguar o retorno sobre o investimento é um tiro no escuro. O cálculo oferta segurança aos empresários, mostrando até que ponto tal ação pode ser vantajosa. Como dito linhas acima, ninguém quer ou pode perder dinheiro. Com isso, o cálculo dá um vislumbre do que pode acontecer e de algumas ações necessárias, como:

Prazos

A métrica possibilita estudar os prazos de retorno em cada investimento feito. Além disso, também mostra a curva de resposta detalhada e específica de cada um. Com isso, se estabelece as vantagens ou não de se investir em determinado negócio. O tempo curto de resposta é aliado daqueles que querem aumentar sua resposta financeira.

Aumentar potencial de lucro

Se um cálculo mostra resultados satisfatórios em um investimento, porque não ir além? Um negócio pode ser extremamente rentável se o investimento for feito na medida necessária. A amostra de análise obtida permite fazer projeções e direcionar os investidores aos caminhos convergentes. O plano adequado vai alavancar os resultados obtidos.

Metas

Com o resultado do cálculo em mãos, é possível traçar metas a curto e médio prazo de forma concreta. O lucro projetado em cima de números concretos dá mais liberdade para dinamizar o negócio. Com isso, é possível planejar investimentos visando o aumento de lucro e retorno. A janela de crescimento aqui fica mais aberta ou pode ir se fechando.

Resultados e empecilhos

Se os custos e lucros são conhecidos claramente, os resultados do retorno sobre o investimento são bem úteis. Dessa forma, é possível fazer uma ação específica, de modo a focalizar o trabalho seguinte. Entretanto, ainda que pareça simples de fazer, o cálculo, às vezes, não é fácil como se mostra.

Isso porque é preciso ter em mente quais os custos e ganhos participam do cálculo. Assim, quem vive em um ambiente de negócio mais complicado pode ter dificuldades com o cálculo. Tanto o lucro, quanto gastos assumem várias formas, complicando a realização do cálculo. Neste caso, não serve para se fazer um cálculo adequado ao cenário.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Para este caso, pode se valer da fórmula de cálculo alternativo. Por meio dela, é possível enriquecer a análise feita do retorno sobre o investimento. As expressões de cálculo expandidas inclui novos dados, a exemplo do investimento de ações e negócios produtivos. Nesse caso, se usa retorno sobre o investimento = margem operacional x giro do ativo.

Vantagens

Como dito acima, nem sempre o retorno sobre o investimento pode ser viável para uma entidade. Muitos investidores avaliam com segurança a viabilidade de um negócio para terem certeza quanto ao retorno e prazos obtidos. Além disso, é possível:

Indicar a lucratividade

Por meio desse cálculo, é possível verificar o tempo necessário a um ótimo retorno. Em cada projeção de várias aplicações, se consegue estipular o investimento necessário para um retorno mais do que satisfatório. Assim se pode escolher o melhor investimento e usar mais adequadamente os investimentos que já existem.

Cálculo

Ainda que seja decisivo na escolha de um investimento, é bastante simples calcular o retorno. Tudo advém dos dados já pertencentes e usados na própria contabilidade da empresa, sem necessidade de captar mais informações. Basta apenas que se ajuste determinados dados em prol do cálculo, mas a base em si já está definida.

A comparação é fácil

Esse cálculo torna mais fácil comparar investimentos diferentes. Desse modo, conseguimos verificar qual deles é o mais rentável e como podemos usar os ativos existentes. Fazendo esse levantamento de dados, observamos quais os pontos onde o investimento vai valer mais a pena.

Considerações finais: retorno sobre o investimento

O retorno sobre o investimento proporciona uma métrica vital a ser usada nos negócios. Por meio dele, é possível fazer projeções e entender onde o dinheiro será melhor aplicado. Ainda que tudo envolva outros fatores, a diretriz básica possibilita um entendimento de como obter mais lucro em pouco tempo.

Ainda que possa fazer a diferença, é preciso que entenda se tudo realmente vale a pena à sua empresa. Isso porque o cálculo pode trazer implicações justamente por sua simplicidade, desconsiderando alguns dados importantes. Porém, no geral, é uma excelente ferramenta para levantar simulações a respeito de sua lucratividade sobre custos.

Agora que chegou até aqui, faço um convite aberto: que tal montarmos uma parceria? Calma, não estamos exigindo nenhum investimento de sua parte além do seu tempo. Apenas pedimos que continue a acompanhar o blog Negócios e Carreiras, de modo que sempre possa receber conteúdo de qualidade.

Podemos te ajudar a sempre ir a frente, de modo a entregarmos tudo o que estiver precisando quanto à informação. Assim, deixe seu comentário abaixo falando sobre o que achou do retorno sobre o investimento e como saber disso foi útil. Você também pode sugerir temas a serem discutidos, que nossa equipe trará tudo em primeira mão até suas mãos.


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Redação N&C

O Negócios & Carreiras é uma revista eletrônica com conteúdo de qualidade e atualizado, para desenvolvimento de pessoas e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =