Responsabilidade – Quem está no controle da sua vida?

“Não temos chance de fazer muitas coisas, e todos devem ser realmente excelentes. Porque essa é a nossa vida. A vida é breve, e morremos, sabe? E todos escolhemos fazer isso com a própria vida. Portanto, é melhor ser muito bom. É melhor valer a pena.” Steve Jobs.

 

Na maioria dos meus artigos, escrevo sobre a importância de definirmos metas específicas e trabalharmos, diariamente, para atingi-las.

Hoje, quero trazer à tona um fator tão importante quanto este – RESPONSABILIDADE.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Frente ao cenário atual, torna-se ainda mais importante que assumamos o controle sob nossas vidas e definamos o nosso futuro. Certo?

Se a única coisa que está sob o seu controle é a forma como você reage ao que acontece com você, o que você tem feito, para realizar os seus sonhos e assumir a responsabilidade sob a sua vida e os seus resultados?

Se você abre mão da liberdade, abre mão do controle, da autoconfiança e da autoestima. Você está disposto a tomar esta decisão e abrir mão da sua vida?

Responsabilidade não é algo opcional, é mandatório! Você é responsável pela sua vida, pela sua família e por cada um dos seus relacionamentos que tem. É responsável por quanto tem no banco, por quem tem por perto e por tudo o que é, tem e faz!

Mas o mais importante é que absolutamente tudo na vida pode ser desenvolvido, com dedicação e comprometimento.

Você está disposto a assumir o controle sob a sua vida e sobre cada uma das áreas que a compõem?

Você gostaria de entender quais são as principais características de uma pessoa responsável?

Seria interessante saber que habilidades você deve desenvolver, para garantir uma vida do jeito que você sempre sonhou?

Segundo alguns estudos, são características de uma pessoa responsável:



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



  1. Positivismo/otimismo: sentimentos negativos são gerados por não termos o controle sob a nossa vida. Quando você assume o controle, as emoções negativas desaparecem.

Pessoas otimistas tem a mente aberta, se abrem ao novo e encontram caminhos e soluções e, por isto, atingem os seus objetivos, com maior facilidade e rapidez.

  1. Criatividade: todas as respostas ás suas perguntas mais complexas estão dentro de você. Você tem ideias brilhantes, para a solução dos seus problemas, quando entende que a responsabilidade por resolvê-los é só sua.
  2. Progresso: pessoas responsáveis têm objetivos concretos e mais ambiciosos e maior determinação para alcançá-los. Elas progridem muito mais, pois entendem que o sucesso depende do ambiente interno.
  3. Poder: a sensação de poder advém da certeza de que a vida é a soma dos nossos resultados e, assumindo a responsabilidade sob as nossas atitudes, reassumimos o controle da nossa vida.
  4. Liderança: para ser uma líder, seja na sua vida pessoal ou na profissional, basta responsabilizar-se por elas. Uma vez que você coloque-se a frente dos seus objetivos e busque-os, incansavelmente, a liderança será automática.
  5. Autoestima: o respeito próprio, autoestima e orgulho pessoal são alavancados pela responsabilidade que você se dá pelos seus resultados e destino. Quanto mais você aceita e conhece a pessoa que é, mais você se gosta.

Tudo o que você é, hoje, é resultado de suas escolhas e decisões.

Se você não está feliz com uma ou mais áreas da sua vida, você deve tomar melhores decisões e colocá-las em prática, imediatamente.

Se você leu este artigo, até agora, sugiro que você dedique alguns minutos da sua vida, para refletir sobre as questões abaixo e dar o primeiro passo, rumo ao emprego dos seus sonhos; à família dos seus sonhos; a vida dos seus sonhos.

Pronto?

  1. Quais são as três principais vantagens ou benefícios que você terá, ao aceitar a responsabilidade sob todas as áreas da sua vida?
  2. Quais são as três principais desculpas que você vê, para não progredir mais rápido? Quais são as suas desculpas favoritas?
  3. Liste, pelo menos, um desafio com o qual você lidou no passado, quando não teve a opção de delegar a responsabilidade.
  4. Liste, no mínimo, três da sua vida, pela qual você é totalmente responsável.
  5. Liste três características de uma pessoa responsável.
  6. Houve alguma situação, na sua vida que, sabendo sobre a importância de assumir a responsabilidade sob a sua vida, você teria tido uma atitude diferente?
  7. Se você não tivesse limites, em qualquer área da sua vida, quais seriam as três mudanças imediatas que você faria?
  8. Que decisão você pode tomar, agora, com base no que leu, para assumir a responsabilidade sob a sua vida e atingir os seus objetivos?

Desejo que, a partir de agora, você seja dono da sua própria vida; que fique livre dos limites que você mesmo se impôs; desapegue-se das crenças limitantes que carrega e, simplesmente, seja feliz.

Sucesso e até a próxima quarta!

 


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Nathali Teixeira Lopes Kafski

- Positive, Pessoal and Professional Coach, na empresa Up2you Coaching e Desenvolvimento Humano. - Membro da Sociedade Brasileira de Coaching. - Quinze anos de sólida experiência em gestão e desenvolvimento de equipes de alta performance, em empresas multinacionais de grande porte. - Alto potencial de trabalho em coordenação e execução de projetos. - Hábil em contratar, desenvolver e motivar equipes vencedoras. - Êxito em criação, implementação e acompanhamento de planejamento estratégico. - Facilidade de adaptação aos diferentes cenários, perfis de equipes e ramos de atuação. - Espírito de equipe, dinamismo e excelente relacionamento interpessoal complementam o perfil. Certificações: - Wellness and Positive Coaching® (SBC) - 2015 - Personal and Professional Coaching® (SBC) - 2015 - Leader as a Coach (Association For Coaching) - 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *