Home > Estratégia > Resenha: O Livros dos Negócios: as grandes ideias de todos os tempos”

Resenha: O Livros dos Negócios: as grandes ideias de todos os tempos”

por Paulo José Vieira, publicado em 09/05/2017

Resenha do livro “O Livros dos Negócios: as grandes ideias de todos os tempos”, de Ian Marcousé et alii, Editora Globo: Rio de Janeiro, 2013 (resenha de obra na área do curso, 20h)

Informações sobre a obra analisada:
Obra: O Livro dos Negócios: as grandes ideias de todos os tempos.
Autores: Ian Marcousé et. alii.
Editora / Ano: Globo
Rio de Janeiro, 2013

Resenha feita por Paulo José Vieira, aluno do Curso de Ciências Contábeis EAD / Anhanguera (FAC-0169563197, Unidade Campinas FAC 1).

Trata-se de um livro de referência na área de gestão de negócios, com inúmeros capítulos voltados especificamente para a parte financeira e contábil, como a gestão de preços, gestão de ativos e passivos, gestão do fluxo de caixa, criação de reservas, análise de mercado e análise entre investimentos possíveis.
Os negócios estão presentes nas relações humanas. Saber gerenciá-los é parte de disciplinas como Administração, Contabilidade e Economia. Com o passar do tempo, os sistemas de gestão administrativa e contábil foram se aprimorando, e este é o foco deste livro: mostrar uma abordagem histórica.
O livro é escrito por um grupo de especialistas. Imagens gráficas ajudam a ilustrar os conceitos. Há também breves biografias de autores e empreendedores. A obra é relevante aos estudantes de contabilidade, administração, marketing e economia, bem como para empreendedores e gestores.
Dentre os capítulos relevantes, destacam-se alguns, que abordaremos a seguir. O livro apresenta a formatação de plano de negócios, que envolve pesquisas de mercado, ações operacionais, marketing e previsões de receitas e despesas. Mostra o caminho estratégico que uma empresa deve elaborar e seguir.
A Análise SWOT é ferramenta que mostra os fatores internos e externos que podem influenciar os resultados de um negócios. Internos: a experiência da alta gerência, a habilidade da equipe que integra a força de trabalho, a qualidade do portfólio de produtos, a gestão contábil-financeira e a força e presença de marca (branding). Externos: status do mercado, surgimento de tecnologias, barreiras de entrada e saída, público-alvo e demografia.
Diferenciais de produto podem elevar receitas e diferenciais de gestão contábil-financeira e processual podem reduzir custos. A diferenciação protege os produtos da concorrência e permite preços mais elevados. O livro alerta para a importância de uma gestão financeira e administrativa cautelosa, que pense nos riscos e cresça com cuidado. É importante buscar uma taxa de crescimento sustentável.
Pela curva de Greiner, apresentada no livro, são os estágios de crescimento dos negócios: criatividade (ideia do negócio), direção (controle pessoal dos sócios), delegação (gerência e equipe), da coordenação (indicadores, finanças e processos), da colaboração/alianças (parcerias e expansão).
O livro aborda para o risco de o gestor “cegar-se” por superconfiar em avaliações positivas suas e da equipe próxima. São cinco os estágios da decadência de uma empresa, o que afeta o fluxo de caixa e pode levar à falência: diretores muito autoconfiantes, busca desmedida por mais (ganância), acúmulo de problemas, dificuldades externas e ingovernabilidade.
Quanto ao aspecto mais contábil-financeiro, o livro trata da quantidade de dividendos deve ser firmada para equilibrar o interesse dos acionistas e o crescimento sustentável do negócio. Para os autores, quando o crescimento é alto e o balanço é fraco, o melhor é reter dividendos. Já quando o balanço é forte e o crescimento é fraco, o ideal é pagar dividendos.
Os autores lembram que crise e oportunidade, em mandarim, são pontos complementares. Uma crise tem o potencial de estragar os lucros e a reputação de uma empresa, mas pode obrigar a empresa recriar produtos, processos e gestão financeira, fortalecendo-a para quando a crise passar.
O livro elenca as cinco forças competitivas de Porter: o poder de barganha dos fornecedores, o poder de barganha dos compradores (clientes), a rivalidade entre os concorrentes atuais (especialmente se as barreiras de saída são altas), a ameaça de novos entrantes (especialmente se as barreiras de entrada são baixas) e os produtos substituitos.
O livro é essencial por sintetizar aspectos inerentes à gestão de um negócio. Além dos capítulos especificamente financeiros e contábeis, o livro traz ideias da atividade administrativa de uma forma geral.

Redação N&C on FacebookRedação N&C on LinkedinRedação N&C on TwitterRedação N&C on Youtube
Redação N&C
O Negócios & Carreiras é uma revista eletrônica com conteúdo de qualidade e atualizado, para desenvolvimento de pessoas e empresas.

13 comments

  1. It looks like many of the concepts you’ve offered inside your article. They are extremely convincing and may surely get the job done. Nonetheless, a blogposts particularly speedy for novices. Can you make sure you expand these slightly out of following time period? Just write-up.

  2. This web site really has all of the information and facts I needed concerning this subject
    and didn’t know who to ask.

  3. Hey there! This is my first visit to your blog! We are a collection of volunteers and starting
    a new initiative in a community in the same niche.
    Your blog provided us useful information to work on. You have done a marvellous job!

  4. Its like you read my mind! You seem to know so much about this, like you wrote
    the book in it or something. I think that you can do
    with some pics to drive the message home a bit, but other than that, this is magnificent blog.
    A great read. I will certainly be back.

  5. Unquestionably believe that which you said. Your favorite reason seemed to be
    on the net the simplest thing to be aware of. I say to you, I definitely get irked while people think about worries that they plainly don’t
    know about. You managed to hit the nail upon the top and also defined out
    the whole thing without having side effect , people can take a signal.
    Will probably be back to get more. Thanks

  6. I am truly pleased to read this blog posts which consists of plenty of helpful data, thanks for providing such information.

  7. I know this website provides quality based articles and additional material, is there
    any other website which provides these kinds of information in quality?

  8. Revolutional update of captchas recognition software “XEvil 4.0”:
    captchas recognition of Google (ReCaptcha-2 and ReCaptcha-3), Facebook, BitFinex, Bing, Hotmail, SolveMedia, Yandex,
    and more than 8400 another categories of captcha,
    with highest precision (80..100%) and highest speed (100 img per second).
    You can use XEvil 4.0 with any most popular SEO/SMM programms: iMacros, XRumer, GSA SER, ZennoPoster, Srapebox, Senuke, and more than 100 of other programms.

    Interested? There are a lot of impessive videos about XEvil in YouTube.

    FREE DEMO AVAILABLE!

    Good luck ;)

  9. Wonderful conquer! I would like to novice because you fix your website, the way could my spouse and aplikasi berita saham terbaru i signed up for any web site web-site? The actual consideration taught me to be your correct bargain. We were a bit more knowledgeable of your your own over the air given vibrant clear idea

  10. This article will help the internet viewers for creating new weblog or even a blog
    from start to end.

  11. Hi to every , for the reason that I am really keen of reading this web site’s
    post to be updated regularly. It carries fastidious information.

O que você achou do artigo? Comente!

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios está marcados *

*

Scroll To Top