Home > Economia & Finanças > Resenha do Livro Contabilidade Empresarial, de Marion

Resenha do Livro Contabilidade Empresarial, de Marion

Por Paulo José Vieira, publicado em 13/11/2017.

Aluno do Curso de Contabilidade da Faculdade Anhanguera.

Resenha do livro “Contabilidade Empresarial”, de José Carlos Marion, Editora Atlas: Rio de Janeiro, 2017, 18ª edição (resenha de obra na área do curso, 20h).

Trata-se de um livro de referência na área de gestão contábil, especialmente a contabilidade gerencial de empresas, com inúmeros conteúdos voltados para a parte financeira e contábil, como a gestão de preços, gestão de ativos e passivos, gestão do fluxo de caixa, criação de reservas, análise de mercado e análise entre investimentos possíveis.

O livro difere dos livros didáticos convencionais na área contábil, porque atribui maior importância à compreensão dos relatórios contábeis do que à mecânica da elaboração da contabilidade e das demonstrações financeiras. Esta abordagem é justificada por vários fatores.

O uso generalizado de equipamentos e computadores convencionais no processamento de dados contábeis exige que o ensino da Contabilidade seja orientado mais para o propósito dos dados do que para práticas tradicionais de contabilidade.

Outro fator importante trazido pelo livro é o uso da Contabilidade como um instrumento de orientação de decisão e gerenciamento. A contabilidade gerencial, portanto. E ainda outra razão relevante é o uso crescente de Contabilidade por não contabilistas nos setores mais diferentes da empresa, desde a Engenharia de Produção até a Consultoria Jurídica.

O que vemos hoje é o contador no papel de gerente, gerente, diretor, ou seja, à frente de grandes empresas que tomam decisões importantes sobre o futuro das corporações. O contador tem a visão do negócio, sua opinião hoje é de grande validade, principalmente com as mudanças na lei. Seu papel gerencial e a necessidade de dialogar com os emissores de relatórios gerenciais são cada vez mais decisivos.

A estrutura do livro procura desenvolve fundamentos relevantes para a nova prática contábil, levando em conta a tecnologia da informação e as decisões gerenciais estratégicas que dependem do contábil.

Para isso, o livro se desdobra em quatro partes principais: o processo contábil (formas tradicionais de contabilização e sua finalidade); as planilhas de balanço; outras demonstrações financeiras (como DRE e fluxo de caixa) e análises das demonstrações financeiras (para fins de comparação e tomada de decisão).

Redação N&C on FacebookRedação N&C on LinkedinRedação N&C on TwitterRedação N&C on Youtube
Redação N&C
O Negócios & Carreiras é uma revista eletrônica com conteúdo de qualidade e atualizado, para desenvolvimento de pessoas e empresas.

O que você achou do artigo? Comente!

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios está marcados *

*

Scroll To Top