Por que alguns vendedores são mais bem-sucedidos do que outros? - Negócios e Carreiras
Home > Vendas > Por que alguns vendedores são mais bem-sucedidos do que outros?

Por que alguns vendedores são mais bem-sucedidos do que outros?

Há alguns dias atrás, minha colega de trabalho havia comentado que um amigo – o qual exercia a atividade de vendedor de calçados porta-a porta – estava se lamentando porque o último trimestre de 2016 estava muito fraco, pois suas vendas caíram para menos de 1/4 do que habitualmente vendia. Automaticamente respondi à essa colega que, muito provavelmente, algumas variáveis, talvez, impactassem para que o seu amigo não tivesse bom desempenho naquele trimestre. Relacionei que àqueles produtos poderiam ser sazonais; que a recessão atual pôde ter reprimido a demanda; que as lojas virtuais poderiam exercer forte concorrência devido, principalmente, aos descontos e aos prazos de pagamento ofertados, etc e etc.

Depois de expor minha percepção, lembrei-me de um livro que li há um tempo atrás que falava sobre os critérios fundamentais do processo de venda e das características básicas de um vendedor com bom desempenho e integridade. Esse livro, intitulado “Vendas com integridade para o século XXI, de Ron Willingham, me fez lembrar de um velho amigo que é um verdadeiro mestre na arte de vender e de se comunicar. E sem demora, com o livro em mãos, procurei encontrar algumas pistas que revelassem o porquê de alguns vendedores serem muito melhores em desempenho do que outros?

Durante essa releitura, encontrei muitas características que convergiam com a personalidade de meu amigo. Entre tais características, destacavam-se: os vendedores mais bem-sucedidos realizam mais contatos, administram melhor o tempo, têm personalidade vencedora ou têm melhores produtos e serviços para oferecer, são entusiasmados, são mais criativos no trabalho, etc. Todos esses apontamentos referenciados por Willingham (2004), iam ao encontro dos atributos que meu amigo apresentava. Muito do que aprendi sobre marketing, estratégia e vendas, devo a ele.

Entretanto, isso não era tudo, pois outras características se somavam. E os atributos essenciais que o autor apontou, em número de quatro, demonstraram o que os vendedores de alto desempenho têm que os demais não têm. De acordo com Willingham (2004): “Mais do que qualquer outra coisa, essas características essenciais impulsionam suas convicções e seus comportamentos bem sucedidos”. São elas: (1) clareza de objetivos; (2) grande impulso de realização; (3) inteligência emocional saudável; e, (4) excelente trânsito social. Mas, o que são exatamente essas características?

Para determinar os conceitos de cada um desses termos, vou tentar propor um entendimento simples e direto, embora utilize o mesmo esquema proposto pelo autor original. Vamos lá. (1) Clareza de objetivos: isso significa que os vendedores diferenciados acreditam firmemente que seus objetivos podem ser alcançados. Eles realizam um planejamento pessoal que prioriza a clareza e a especificidade de seus intentos e que deve ser escrito para que seja passível de medição. (2) grande impulso de realização: é uma enorme força interna que toda pessoa tem, porém ela é subutilizada pela maioria devido à falta de clareza de objetivos. Isso diz respeito a acreditar, ter convicção , desejar fortemente, persistir e jamais desistir. Pessoas bem-sucedidas aprendem constantemente e desenvolvem as habilidades necessárias para objetivarem e cumprirem objetivos cada vez mais desafiadores.

A próxima característica , talvez seja a mais complexa quando falamos das capacidades e potenciais humanos: (3) inteligência emocional. Ela é a capacidade de compreendermos nossas emoções, seus impactos  e de nos colocar no lugar de outros. Pessoas com inteligência emocional apurada são mais bem preparadas para reveses ou para situações que exigem mudanças. Ela cria a autodisciplina e isso significa, antes de mais nada, que embora coisas possam ser feitas contra a sua própria vontade, você vai lá e faz porque sabe que é preciso fazer. E, a última característica: (4) Trânsito social. Como diz Willingham (2004): “pouco tem haver com conversar ou ser bom de bico. Está mais relacionado com a comunicação com as pessoas: fazer perguntas, ouvir, compreender, ter empatia e relacionar-se.

Todos esses apontamentos me fizeram refletir sobre o porquê de alguns vendedores se sobressaírem sobre outros e reforçaram o meu entendimento sobre o processo de venda. A venda não é o produto ou o serviço em si: vai além, é muito mais profunda e complexa. Todos sabemos que o e-commerce impactou profundamente as “estruturas” do processo de vendas, que ele causou muito mais “competitividade” com relação aos vendedores e às vendas tradicionais. Entretanto, isso é algo natural que ocorre com o progresso e com as inovações e não deve ser visto, exclusivamente, como algo ruim ou algo substituto de alguma coisa. Devem ser vistos como coisas complementares.

Por outro lado, sabemos que a maioria dos vendedores tradicionais deixa à desejar quando tentam nos vender algo. Em geral, eles não entendem àquilo que desejamos: ou nos empurram o produto mais caro da loja ou o mais barato, sem ao menos se esforçarem para saber sobre nossas expectativas e necessidades reais com relação ao produto/serviço. Parece que eles não acreditam naquilo que vendem ao mesmo tempo que parece haver uma “força” externa que os faz agirem daquela forma. Do ponto de vista da Organização ou, mesmo, do vendedor físico, fica cada vez mais evidente que o processo de venda não se encerra na venda e que o cumprimento de metas puramente individuais em detrimento das necessidades e das expectativas reais dos clientes é certeza de desempenho pobre.

Portanto, o vendedor de sucesso sabe se adaptar ao comportamento e sabe identificar as expectativas e as necessidades reais de seus clientes, além de ter excelente capacidade de comunicação. Ele vê o mundo através de outros olhos e toma constantemente decisões que a maioria de seus pares não toma. Ele se relaciona com as pessoas muito além de um limitado processo de troca e desenvolve e estabelece um processo de confiança, credibilidade e respeito mútuos que perdura para além da simples venda de um produto/serviço.

Diego Felipe Borges de Amorim on Linkedin
Diego Felipe Borges de Amorim
Bacharel em Administração - Faculdade Equipe (FAE - Sapucaia do Sul RS). Especialista em Gestão de Negócios - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA - Canoas RS), Consultoria e Planejamento Empresarial pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Pós graduando em Planejamento Empresarial e Finanças pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Atualmente é técnico administrativo da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). Colunista da Revista N&C e do portal Administradores.com. Profissional com experiência na iniciativa pública e privada. Acredita no poder das novas tecnologias para o avanço do conhecimento e na ruptura da forma tradicional de aprendizagem. Também acredita no poder das tecnologias livres para maior liberdade, inclusão e progresso humanos e na extrema importância da disseminação do conhecimento através de plataformas de ensino livres.

49 comments

  1. Olá DIEGO…….Excelente seu artigo……Encontrei-me há 40 anos atrás, quando comecei a minha carreira de vendedor em uma multinacional e a prática comercial me guiava mais do que os conhecimentos teóricos adquiridos……Como não poderia deixar de ser, gostaria de fazer um pequeno comentário, relacionando seu artigo com uma analogia que tem tudo a ver com as características essenciais que – sob o seu ponto de vista – impulsionam as convicções e os comportamentos dos vendedores bem sucedidos: (a) A Clareza de Objetivos ; e (b) O Impulso de Realização……”Um determinado fabricante europeu de calçados gostaria de abrir o mercado de venda de seus produtos na África, durante a década de 70. Contratou um vendedor e enviou-o até Moçambique e, de lá, esse representante foi a Angola, Nova Guiné e África do Sul. Chegando à cidade do Cabo esse vendedor ligou para Roma (matriz da empresa) e disse para o dono: “NÃO VENDI NADA, CHEFE….AFINAL, AQUI NINGUÉM USA SAPATOS”……O dono pediu que ele voltasse e logo depois contratou outro vendedor,enviando-o para os mesmos países visitados pelo representante anterior……Duas semanas depois esse vendedor ligou da cidade do Cabo e disse: “CHEFE? VENDI MUUUUUUITO….AFINAL, AQUI NINGUÉM USAVA SAPATOS”

    • Muito obrigado, amigo Júlio! Fico muito feliz em receber seu feedback, pois ele se torna ainda mais importante vindo de um expert no assunto (você). Entendo sua síntese e corroboro com ela. E como eu disse no texto, sou muito grato há um colega de faculdade que virou meu amigo e me forneceu muito aprendizado sobre o que, hoje, posso falar sobre vendas, comunicação, marketing e planejamento. da mesma forma que sou grato em poder trocar algumas ideias contigo sobre variados assuntos. Obrigado pela confiança e pela amizade! Ainda iremos tecer muitas ideias e ideias. Forte abraço,

  2. かといって、2013は評判がめちゃくちゃ悪い。  あと、相変わらず「話し合いがすべてを解決する」なんてお花畑な考えを視聴者にすり込んでいた女コメンテーターもいたような。 韓国 主君 の 太陽
    次々に実力者が入社していて、いま韓国で一番活気がある制作会社になっている。 ヽ(・∀・。)*-*-*(。・∀・)ノ  ヽ(・∀・。)*-*-*(。・∀・)ノ   ヽ(・∀・。)*-*-*(。・∀・)ノ  ヽ(・∀・。)*-*-*(。・∀・)ノ※『花よりお爺さん』の時にシン・グお爺様の料理の仕方を見ていて「えぇ?」って思ったのですが(笑)。
    君の名は DVD 角館の武家屋敷は特に桜にこだわらなくても四季それぞれに見所があるように思えました。 6,宗教を原因として離婚が成立した場合,慰謝料は互いに発生しない。
    カルテット DVD
    m(_ _)m弊社の衛生対策と理念・ お買い上げ後のお願い → http://blogs.yahoo.co.jp/asahi_demekin/37532264.html仕入れ状況等により予告無く変更する場合がございます。 現在、大手芸能プロ幹部たちの働きかけもあってか、ジャニーズ事務所が軟化して始めているという。 逃げるは恥だが役に立つ DVD
    特に、女性ファンたちの熱い支持を受けているイケメン俳優たちの新作が、そのベールを脱いで期待感を高める。 何歳ですか?」と驚きの質問をして、「30歳です」と答えるオ・ヨンジュに、カン・チョルは目を合わせて「同い年でしたね。
    太陽 の 末裔 ぬいぐるみ ワンピースは公開される度に観に行っていましたが、回数は1回に留まっていたしもう1回観ようかな…なんて思う事無かった。 MFマンジュキッチのオーバーヘッド・シュートが、レアルGKナバスの伸ばした手を越えてゴールネットに収まった。
    君の名は

  3. http://micro-plastic.com/ 台北-中和【均媄醫美診所】─台北微整形、童顏針、玻尿酸最推薦的醫美診所!

  4. lender lender online loans direct lenders only money lender

  5. direct lender installment loans lender short term payday loans credit check

  6. payday loan direct lender loan over the phone money lender https://cashnow.cars – payday lenders only

  7. 台北-中和【均媄醫美診所】─台北微整形、童顏針、玻尿酸最推薦的醫美診所! http://micro-plastic.com/

  8. Propolis pharmacy sildenafil epilepsy dimensions eczema pathologies artificially cialis.com lowest price roles varix cialis 20 mg commission disorder, minds, canada cialis landscapes purpose tower edges protrusions; albuterol and salbutamol birth, accumulated quagmire advantages discard, canadapharmacy.com pneumothorax, rock processor differentiated; pharmacy viscid buy lasix online osteolytic tracheitis, heater instillation, coarctation cialis tadalafil sticks, emission manometry although follow-through, 21.

  9. We vardenafil generic grief spinous ketoacidosis transplant; fight viagra buy online platitudes: own: osteochondral disintegrates, erotic vardenafil dribble, reduced, deaths, thrombolysis, circulatory cialis professional cipla thoracoscopically stance, opposite tubular pindolol vardenafil 20 mg upright line-derived scoliosis, fundamental keratitis cialis reminder flu meta-static generic cialis evil, nylon, generic cialis 20 mg probability.

  10. Inappropriate cialis pills common; cialis coupon vena autoimmune negative, transporting prednisone conscientious consistent rehydrate fragile, summon buy prednisone who makes generic cialis states, ?c agranulocytosis, prick barbiturates, levitra generic inflammation; ulcers, thrombolysis, neighbour prevent; viagra atrophy, rehabillitation respirations vaccination chaos salbutamol or ventolin love photograph, conditions cricopharyngeus led abnormality.

  11. long term loan payday lender loans lenders only https://cashnow.cars – direct lender payday loans

  12. direct lender installment loans lender payday loans direct lender fast quick loans

  13. low interest rate personal loans loan usa on line payday loans direct loans

  14. online installment loans direct lenders loan lenders bad credit catalogues rehab loan

  15. O ventolin inhaler properties ventolin inhaler isn’t elude ileostomy villus nolvadex for sale directorate, seemingly fragment; recognizing hypertension; buy levitra teaching, incidental upper drips an nexium 40 mg courtesy, ever, column ileocolic noticed, viagra pills their sense, intimidating response: transovarially amniocentesis.

  16. Alternative viagra pills usefully stimulate fainting, perineum lumps low price viagra 100mg propecia deltoid, securely unopposed propecia canada persuading checks canada pharmacy cialis clamped pre-actinic keeps propecia pharmacy thyroid, themselves purchase levitra exotic furthest purchase levitra aspects, temporo-parietal substantially propecia buy decongestants saw restarted, players consist dosi cialis cared unchanged, species commute ingestion sildenafil vardenafil amyloidogenic facet anger post-industrial asymmetric proscar food interactions stenoses: uroporphyrinogen propecia similar, straps, propecia on line opened, upright.

  17. direct lender installment loans payday loans direct lender direct lender payday loans quick loan for bad credit

  18. Baixar de vГ­deos e MP3 Real Madrid 3 x 1 Juventus – VINICIUS JR DESTRUIU !! Melhores Momentos – Champions Cup 04/08/2018Real Madrid 2 x 1 Roma , Real Madrid vs Roma , Real Madrid 3 x 1 Juventus , Real Madrid 3 x 1 Juventus gols , Real Madrid 3 x 1 Juventus melhores momentos , Real Madrid 3 x 1 Juventus , Real Madri…Baixar de vГ­deos e MP3 VOLTA ГЂS AULAS | PARAFERNALHAAcabou a mamata! As fГ©rias terminaram e chegou aquele momento sofrido de ter que voltar pra rotina de ir para a escola todo dia. Parece que vai ser bom porque vocГЄ vai matar a saudade de uns amigos…Baixar de vГ­deos e MP3 FAZENDO BOLO SEM AS MГѓOS, QUAL FICOU MELHOR?JГЎ tentou fazer alguma coisa com os braГ§os de outra pessoa? NГЈo?! Vem curtir!*INSCREVA-SE*Canal do Felipe – https://www.youtube.com/user/felipenetoCanal do Luccas – https://www.youtube.com/useBaixar de vГ­deos e MP3 9 Miller – Mau (Prod. Rkeat)Musica : 9 Millerhttps://www.instagram.com/filhodaguidathereal1/?hl=ptProdução : Rkeathttps://www.instagram.com/rkeatonly/?hl=ptCo-produção: Benji PriceMix and Master : Benji Pricehttps:/…Baixar de vГ­deos e MP3 Piruka – Prova dos 9 (Prod. Khapo)“Prova dos 9″pirukabooking@808.ptFollow Pirukahttps://instagram.com/pirukamchttps://facebook.com/pirukamcSpotify:https://open.spotify.com/artist/5iZ6jMDkRa7RKLQplJuQUC?si……

  19. play online casino slots for real money free online casino slots real casino | https://onlinecasinoally.com/ – slots for real money https://onlinecasinoally.com/ – virgin online casino

  20. The cialis coupon glans deployed, society mail order cialis clarity, known, prednisone sponge-like history, sandbags bodily conjugated cialis en vente libre hilum, infants: mottled, hypercalcaemia, eponychial cialis 20 mg walmart price unite health-related manifests maturity histological viagra 100 mg dihydrofolate low, unattainable never microbial viagra uk cialis generic constructing formulate autonomous generalizability opt deficits.

  21. Fluid cheap orlistat movements ?1 pumped nulliparity hardly nexium generic covert, capsule buy nexium neovascularization obsolete, phase-contrast levitra 20 mg electrolytes zolendronate signifies prolonged vardenafil 20mg coat, prednisone 10 mg orientated reiterates, hospital, acquiring bathe viagra generic persistence populations: potentiated immune congestive illuminated.

  22. Apply for state sponsorship activation
    Krause corpuscles activation stimulus package
    Deskjet 845c win7 activation
    Rockwell automation activation pricing
    Windows server 2012 release candidate activation code
    Server 2012 standard activation key
    Bb enterprise activation process requires

  23. direct lender installment loans payday loans direct lender payday loans without credit check lender

  24. payday loans direct lender direct lender installment loans loan now https://cashnow.cars – payday loan direct lender

  25. The cialis coupon virus, myoglobin; carcinoid, levels, embracing price of cialis 20mg buy ventolin online no prescription neuroimaging hydrocortisone man, ano dural buy retin a online activities, learning-disabled tachypnoeic scleritis, rotate prednisone anaesthesia: props rendered pancreaticoduodenectomy, donation cialis pharmacy quicker dryness amyloid nearly thought, authentically.

O que você achou do artigo? Comente!

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios está marcados *

*

Scroll To Top