PNL e a Educação Tradicional

AProgramação Neurolinguística – PNL – é um manual de instruções do cérebro humano, como define Richard Bandler, um de seus criadores.

Também pode ser definida como o estudo da excelência humana, um modelo da estrutura da experiência subjetiva, ou seja, a maneira como o cérebro registra as experiências, como respondemos a elas e como podemos alterá-las quando estão nos limitando.

Particularmente, defino a PNL como a explicação superficial e em linguagem simplificada do funcionamento de nossos sistemas (corpo, mente e alma) e de como percebemos o mundo em nossa volta.

A PNL revolucionou os métodos de comunicação e relacionamento humano, sendo largamente procurada por pessoas das áreas de RH, vendas, terapia, cura, treinamento, educação, comunicação, marketing e administração.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Trata-se de uma tecnologia moderna para determinar os padrões utilizados quando as pessoas obtém resultados excepcionais naquilo que fazem.

Seu desenvolvimento se fundamenta no estudo da excelência humana, modelando pessoas que têm facilidades para superar obstáculos, resolver conflitos, negociar e atingir seus objetivos, tornando-se um excelente caminho para o autoconhecimento e, conseqüentemente, uma base sólida para alcançar o ápice do sucesso.

A metodologia de ensino tradicional segue um padrão que não garante um aproveitamento adequado. Os professores “despejam” o conhecimento nos alunos que, por sua vez, copiam, copiam, copiam. A grande maioria sequer consegue absorver 50% do que lhes é passado. Pior, cada professor adota um estilo e sistemas próprios.

Cabe ao aluno “se virar” e “tentar aprender” o máximo que puder.

Alguns professores, amantes da profissão, até se esforçam para que seus alunos aprendam o máximo possível, seguindo também um estilo próprio. Esforço este, na maioria da vezes em vão!

Dominar um assunto não habilita uma pessoa para que esta esteja apta a repassar o conhecimento para outras.

Várias habilidades e pré-requisitos são necessários, como excelente comunicação, habilidade de perceber o mundo como as pessoas percebem, empatia, etc.

Destaco aqui, o que, na minha humilde opinião, é o mais importante quando uma pessoa se posicionar como comunicador, palestrante, instrutor ou professor: ser um Facilitador de Processos!

Felizmente, a cada ano que passa, a PNL tem sido bastante requisitada nos currículos dos diversos profissionais, nas mais variadas áreas de atuação. Incluem-se aqui, as áreas de educação e treinamento.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Para os profissionais das áreas de ensino, a PNL oferece um novo modelo de como as pessoas aprendem, além de ferramentas motivacionais e um excelente relacionamento interpessoal com a aplicação das técnicas de rapport, por exemplo (que estabelecem uma relação de confiança de subconsciente para subconsciente).

Os bons profissionais com formação em PNL dominam as técnicas da modelagem.

Trata-se da capacidade de eliciar e codificar estratégias de excelência de qualquer pessoa.

Uma vez tendo eliciado uma estratégia de excelência, este profissional, além de poder colocar em prática tal estratégia, em curto espaço de tempo, consegue também facilmente repassar para as demais pessoas.

A PNL é um conhecimento inerente ao ser humano. Por este motivo, é uma tecnologia de fácil entendimento e aprendizado e bastante eficaz em qualquer área que envolva o ser humano.

Certamente, se utilizada para capacitar ainda mais os profissionais da educação e estes aplicarem as técnicas de PNL em sala de aula, os resultados aparecerão de imediato e o aproveitamento cumulado com relacionamento interpessoal dos professores e seus aluno, serão bem mais eficazes, harmoniosos e proveitosos,

 

 

Abraços fraternos!


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Cleber José Ferreira

Consultor de Marketing e Vendas; Master Practiotioner em PNL Sistêmica. Autor do Livro Desperte o Vendedor Interior com Técnicas de Vendas e de Programação Neurolinguistica - PNL editado pela Qualitymark. Foi Consultor e Docente do SENAC-SP; Consultor e Docente do SESCOOP-SP. Mais de 22 anos de experiência nas áreas comercial e de marketing em empresas nacionais de pequeno e médio portes e em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal,treinamentos motivacionais e de capacitações profissionais presenciais, in company e EaD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 20 =