Planejamento de Marketing Tradicional e digital. Como elaborar?

“Sou empreendedora individual, ramo de confecções. Queria fazer um plano de marketing completo. O que preciso ter de materiais para divulgar bem meu negócio (na internet e fora dela)? Eu não tenho recursos para contratar uma agência, por isso vou fazer tudo sozinha.”

Larissa (Itatiba – SP)

Olá Larissa,

Seu raciocínio em preocupar-se com o planejamento de seu empreendimento está corretíssimo, entretanto, elaborar um plano de marketing eficaz não é uma tarefa simples, faz-se necessário ter experiência no assunto para que seja possível alcançar os resultados propostos após a elaboração de todos os estudos e levantamentos necessários, durante a elaboração do planejamento.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

            Você irá precisar responder vários questionamentos e levantar várias informações.

Abaixo elenco algumas delas:

01. Missão da organização:
A missão de uma organização deve traduzir sua razão de ser sob o ponto de vista do mercado e não dos acionistas / proprietários. A organização existe para atender / resolver que tipo de necessidade do mercado?

02. Análise do mercado:
Quais as principais tendências dos consumidores / clientes em seu mercado? Que hábitos estão mudando? Quais fatores externos, econômicos, políticos e demográficos podem afetar seu mercado nos próximos anos? Quais seus principais concorrentes, seus pontos fortes e fracos?

03. Histórico do desempenho da empresa:
Faça uma análise do desempenho de sua empresa nos últimos anos. O ideal é trabalhar tanto com dados de desempenho no mercado, como, por exemplo, participação de mercado, mas também com indicadores de desempenho internos.

04. Objetivos de mercado:
Com base na análise do item anterior, quais os objetivos e metas para o próximo ano? Que volume de vendas, participação de mercado e lucratividade se espera atingir? Os objetivos devem ser relevantes para o desempenho da organização, mensuráveis e ao mesmo tempo desafiadores e atingíveis.

05. Estratégia de marketing:
Quais as principais estratégias que a organização vai seguir para atingir seu objetivo de mercado? Defina como vai segmentar o mercado, qual o posicionamento para sua(s) marca(s). Sua empresa adotará uma estratégia de liderança de mercado, seguidora ou ocupante de nicho? É importante definir com clareza sua estratégia de marketing.

06. Composto de marketing:
É preciso definir as principais ações para o Composto de Marketing: produto, preço, distribuição e comunicação. Quais as principais características que o produto / serviço oferecido ao mercado deverá contemplar? O portfólio de produtos está adequado? A que preço e condições seus produtos serão comercializados? Como será feita a comunicação com o mercado, utilizando que meios e com que mensagem?

07. Controle e acompanhamento:
Relatórios de desempenho interno ou pesquisas de mercado, alinhados com os objetivos e metas são muito importantes. Duas ou três revisões anuais do plano também são recomendáveis. Mas não exagere! A energia dispensada ao controle não pode ser maior do que aquela utilizada na implementação do planejamento.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



08. Anexos:
Relatórios, dados, pesquisas que ajudam a esclarecer e dar sustentação às recomendações feitas anteriormente. 

Como pode perceber, não é uma tarefa simples, exige de fato algum conhecimento e experiência.

Os meios de divulgação e propaganda (sua questão em relação aos materiais de divulgação) devem ser definidos após as análises feitas em relação ao seu mercado de atuação, público-alvo e, principalmente, sua concorrência e quais estratégias ela utiliza, buscando, principalmente, utilizar seus materiais de uma forma diferenciada para alcançar os objetivos propostos em seu planejamento.

Desta forma, torna-se muito desafiador eu ou qualquer outro Consultor responsável e profissional dizer-lhe “utilize essa ou aquela forma de divulgação, aquele ou outro tipo qualquer de material de propaganda e promoção”, sem antes ter finalizado o plano e analisado as melhores possibilidades para que possa atingir os resultados desejados.

Essa afirmação é verdadeira tanto para o seu Marketing tradicional quanto para o seu marketing digital (internet).

De qualquer forma, deixo aqui dois links que ensinam a elaborar um planejamento para que você possa estudar sobre o assunto e elaborar seus planejamentos com bases profissionais.

Como elaborar um Plano de Marketing, disponibilizado pelo SEBRAE-MG:

https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/cartilha-manual-ou-livro/como-elaborar-um-plano-de-marketing

Planejamento de Marketing Digital:

http://www.globalad.com.br/blog/planejamento-de-marketing-digital-o-guia-campanha-perfeita/

 

Espero ter colaborado.

 

Abraços fraternos e sucesso!


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Cleber José Ferreira

Consultor de Marketing e Vendas; Master Practiotioner em PNL Sistêmica. Autor do Livro Desperte o Vendedor Interior com Técnicas de Vendas e de Programação Neurolinguistica - PNL editado pela Qualitymark. Foi Consultor e Docente do SENAC-SP; Consultor e Docente do SESCOOP-SP. Mais de 22 anos de experiência nas áreas comercial e de marketing em empresas nacionais de pequeno e médio portes e em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal,treinamentos motivacionais e de capacitações profissionais presenciais, in company e EaD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *