PERMA – Conheça um modelo capaz de potencializar o seu bem-estar!

Segundo MARTIN SELIGMAN “Há pelo menos cinco fatores que fazemos por nós mesmos, cinco caminhos possíveis, e não um único objetivo de vida. Deixar de entender a felicidade ou as emoções positivas como o objetivo final comum, como o único fator em que as pessoas baseiam suas escolhas, é a principal mudança. A teoria do florescimento é muito mais ampla do que a da felicidade. ”

De acordo com os estudos de Seligman, durante a última década, a felicidade pode aumentar a nossa satisfação com a vida, mas não é o suficiente para sustentar o florescimento ou desenvolvimento humano.

Deste contexto, surge o acrônimo PERMA, com o objetivo de destacar as bases de um desenvolvimento humano positivo ou, ainda, do que Seligman chama de Teoria do Bem-Estar. Este é baseado em cinco sólidos pilares, sendo:

  1. Positive emotions ou emoções positivas:

As emoções positivas ampliam a nossa consciência e nos estimulam a explorar novos caminhos e conhecimentos.



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São estas as responsáveis pelas sensações de alegria e prazer e é fundamental que sejam vivenciadas, com intensidade, no momento em que ocorrem, por serem transitórias.

Qual foi a última vez em que você permitiu-se envolver, intensamente, em algo que lhe traz muito prazer ou alegria?

 

  1. Engagement ou engajamento:

Trata-se do nosso envolvimento consciente, em alguma ocupação ou trabalho, na qual utilizemos todos os nossos sentidos.

Geralmente, este engajamento é associado a algum desafio criativo, físico ou intelectual, que nos absorve, integralmente, e durante o qual não percebemos o tempo passar.

Com que frequência você se sente assim, enquanto desempenha as suas atividades profissionais, por exemplo?

 

  1. Relationships ou relacionamentos:

Venho falando, consistentemente, sobre a importância de construirmos relacionamentos positivos com familiares, amigos, colegas de trabalho e pessoas em geral, visto que isto nos dá a sensação de apoio e conexão.

Além disso, são as nossas relações as bases de instituições positivas, sejam elas famílias, empresas ou comunidades.

Segundo Seligman, as pessoas mais felizes costumam ser as mais sociáveis.

E você, como está neste quesito? O quão positivas e fortalecedoras são as suas relações? Que tipos de pessoas e situações você costuma atrair para si?



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  1. Meaning and Purpose ou significado e propósito:

Seligman define este como um dos fatores mais difíceis de trabalhar, pois trata da nossa conexão com “algo maior do que nós mesmos”

Aqui, os fatores Espiritualidade e Contribuição Social aparecem, nas pesquisas, como diferenciais das pessoas mais felizes e com maior bem-estar.

Mas não é só isso! Você pode, também, a partir do conhecimento das suas forças e virtudes, atuar de forma mais produtiva, rumo a realização do seu propósito de vida.

Você conhece a sua missão de vida? Entende a importância desta descoberta, para que você se torne mais feliz e realizado?

No meu artigo “Missão – Você sabe qual é a sua? (http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/missao-voce-sabe-qual-e-a-sua/87536/), ensino um passo a passo, para que você desenhe a sua missão, imediatamente e aumente os seus níveis de Significado e Propósito.

O que te impede de fazer isso, agora mesmo?

 

  1. Accomplishment ou realização:

Este conceito diz respeito a atingir os objetivos que estabelecemos para nós, sejam eles momentâneos ou ligados a nossa missão de vida.

Você tem uma lista atualizada com os seus principais objetivos?

O que está fazendo, hoje, para atingir as suas metas e ser quem sempre sonhou?

Se você precisar de ajuda, neste ponto, vale ler o artigo “Objetivo SMART: Construa a ponte entre os seus sonhos e a realidade! ” (http://negociosecarreiras.com.br/objetivo-smart-construa-ponte-entre-os-seus-sonhos-e-realidade/).

 

Agora que você já conhece os cinco pilares do PERMA, te interessaria saber quais são os DEZ PASSOS que irão ajudá-lo a trabalhar os seus diferentes aspectos?

 

  1. Trabalhe com o corpo:

Faça mais exercícios. Pesquisam mostram que 30 minutos de atividades físicas, três vezes por semana, combatem qualquer baixa de energia.

 

  1. Relaxe:

Entenda que sentimentos ruins são passageiros e não preocupe a sua mente com isso. Ficar ruminando algum assunto, sem tomar medidas para resolvê-lo, vai piorar a situação.

 

  1. Faça algo significativo:

Realize algo de valor, algo em que a conquista não seja apenas um objetivo imediato, mas que sirva para um propósito maior.

 

  1. Seja grato:

No final de cada dia, anote três coisas pelas quais você é grato, seja a conversa com uma pessoa querida ou um prato que você experimentou.

 

  1. Ame os abraços:

Amplie e aproveite mais o seu tempo com os entes queridos e beneficie-se com o poder do afeto.

 

  1. Tenha um hobby:

Inclua na sua agenda, por mais apertada que ela seja, um espaço para que você se dedique ao que lhe traz alegria e prazer.

 

  1. Avalie a sua relação com o seu trabalho:

Tanto para alcançar o sucesso quanto para ser mais feliz, é fundamental que você equilibre o tempo dedicado ao seu trabalho e a todos os outros aspectos da sua vida, sem menosprezar a importância de nenhum deles.

Desta forma, você se manterá no controle da sua vida e ciente de suas responsabilidades, sem estar estressado ou esgotado.

 

  1. Desligue:

O que te impede, hoje, de dedicar algum tempo do seu dia a, apenas conversar, sem a interrupção de TV, rádio ou celulares?

Encare o desafio de tornar esse momento gratificante e compensador.

 

  1. Reduza o desperdício:

Não desperdice nenhum minuto da sua vida com fofocas, brigas e discussões desnecessárias, irritação e qualquer atividade que lhe pareça inútil.

Lembre-se da frase de Benjamin Franklin “Se amas a vida, não desperdices o tempo. É dele que a vida é feita. ”

 

   10. Doe:

Compreenda que quanto mais você doa, mais você ganha e esta é uma regra para os bem-sucedidos.

Então, qual foi a última vez que você teve uma atitude desinteressada e ajudou o seu próximo?

Praticante e absolutamente encantada pela Psicologia Positiva, eu estou muito feliz por compartilhar este texto com cada um de vocês e, enquanto eu o escrevia, colocava em prática cada um dos conceitos do PERMA.

E você? Será que você anda espalhando energia positiva à sua volta?

Você sorri com frequência?

Você é do tipo que se queixa da vida ou tenta manter uma conversa mais positiva com as pessoas?

Você escuta os outros atentamente?

Observe-se e introduza mais desses pequenos gestos em sua rotina, lembrando-se de que: quanto mais energia positiva você transmite, mais você recebe de volta.

Então, o que você fará, imediatamente, para aumentar os seus níveis de bem-estar e contribuir para uma sociedade e um mundo mais felizes?

Eu tenho certeza de que, se você quiser, terá uma excelente semana!


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junho 1, 2016

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