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PERMA – Conheça um modelo capaz de potencializar o seu bem-estar!

Segundo MARTIN SELIGMAN “Há pelo menos cinco fatores que fazemos por nós mesmos, cinco caminhos possíveis, e não um único objetivo de vida. Deixar de entender a felicidade ou as emoções positivas como o objetivo final comum, como o único fator em que as pessoas baseiam suas escolhas, é a principal mudança. A teoria do florescimento é muito mais ampla do que a da felicidade. ”

De acordo com os estudos de Seligman, durante a última década, a felicidade pode aumentar a nossa satisfação com a vida, mas não é o suficiente para sustentar o florescimento ou desenvolvimento humano.

Deste contexto, surge o acrônimo PERMA, com o objetivo de destacar as bases de um desenvolvimento humano positivo ou, ainda, do que Seligman chama de Teoria do Bem-Estar. Este é baseado em cinco sólidos pilares, sendo:

  1. Positive emotions ou emoções positivas:

As emoções positivas ampliam a nossa consciência e nos estimulam a explorar novos caminhos e conhecimentos.

São estas as responsáveis pelas sensações de alegria e prazer e é fundamental que sejam vivenciadas, com intensidade, no momento em que ocorrem, por serem transitórias.

Qual foi a última vez em que você permitiu-se envolver, intensamente, em algo que lhe traz muito prazer ou alegria?

 

  1. Engagement ou engajamento:

Trata-se do nosso envolvimento consciente, em alguma ocupação ou trabalho, na qual utilizemos todos os nossos sentidos.

Geralmente, este engajamento é associado a algum desafio criativo, físico ou intelectual, que nos absorve, integralmente, e durante o qual não percebemos o tempo passar.

Com que frequência você se sente assim, enquanto desempenha as suas atividades profissionais, por exemplo?

 

  1. Relationships ou relacionamentos:

Venho falando, consistentemente, sobre a importância de construirmos relacionamentos positivos com familiares, amigos, colegas de trabalho e pessoas em geral, visto que isto nos dá a sensação de apoio e conexão.

Além disso, são as nossas relações as bases de instituições positivas, sejam elas famílias, empresas ou comunidades.

Segundo Seligman, as pessoas mais felizes costumam ser as mais sociáveis.

E você, como está neste quesito? O quão positivas e fortalecedoras são as suas relações? Que tipos de pessoas e situações você costuma atrair para si?

 

  1. Meaning and Purpose ou significado e propósito:

Seligman define este como um dos fatores mais difíceis de trabalhar, pois trata da nossa conexão com “algo maior do que nós mesmos”

Aqui, os fatores Espiritualidade e Contribuição Social aparecem, nas pesquisas, como diferenciais das pessoas mais felizes e com maior bem-estar.

Mas não é só isso! Você pode, também, a partir do conhecimento das suas forças e virtudes, atuar de forma mais produtiva, rumo a realização do seu propósito de vida.

Você conhece a sua missão de vida? Entende a importância desta descoberta, para que você se torne mais feliz e realizado?

No meu artigo “Missão – Você sabe qual é a sua? (http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/missao-voce-sabe-qual-e-a-sua/87536/), ensino um passo a passo, para que você desenhe a sua missão, imediatamente e aumente os seus níveis de Significado e Propósito.

O que te impede de fazer isso, agora mesmo?

 

  1. Accomplishment ou realização:

Este conceito diz respeito a atingir os objetivos que estabelecemos para nós, sejam eles momentâneos ou ligados a nossa missão de vida.

Você tem uma lista atualizada com os seus principais objetivos?

O que está fazendo, hoje, para atingir as suas metas e ser quem sempre sonhou?

Se você precisar de ajuda, neste ponto, vale ler o artigo “Objetivo SMART: Construa a ponte entre os seus sonhos e a realidade! ” (http://negociosecarreiras.com.br/objetivo-smart-construa-ponte-entre-os-seus-sonhos-e-realidade/).

 

Agora que você já conhece os cinco pilares do PERMA, te interessaria saber quais são os DEZ PASSOS que irão ajudá-lo a trabalhar os seus diferentes aspectos?

 

  1. Trabalhe com o corpo:

Faça mais exercícios. Pesquisam mostram que 30 minutos de atividades físicas, três vezes por semana, combatem qualquer baixa de energia.

 

  1. Relaxe:

Entenda que sentimentos ruins são passageiros e não preocupe a sua mente com isso. Ficar ruminando algum assunto, sem tomar medidas para resolvê-lo, vai piorar a situação.

 

  1. Faça algo significativo:

Realize algo de valor, algo em que a conquista não seja apenas um objetivo imediato, mas que sirva para um propósito maior.

 

  1. Seja grato:

No final de cada dia, anote três coisas pelas quais você é grato, seja a conversa com uma pessoa querida ou um prato que você experimentou.

 

  1. Ame os abraços:

Amplie e aproveite mais o seu tempo com os entes queridos e beneficie-se com o poder do afeto.

 

  1. Tenha um hobby:

Inclua na sua agenda, por mais apertada que ela seja, um espaço para que você se dedique ao que lhe traz alegria e prazer.

 

  1. Avalie a sua relação com o seu trabalho:

Tanto para alcançar o sucesso quanto para ser mais feliz, é fundamental que você equilibre o tempo dedicado ao seu trabalho e a todos os outros aspectos da sua vida, sem menosprezar a importância de nenhum deles.

Desta forma, você se manterá no controle da sua vida e ciente de suas responsabilidades, sem estar estressado ou esgotado.

 

  1. Desligue:

O que te impede, hoje, de dedicar algum tempo do seu dia a, apenas conversar, sem a interrupção de TV, rádio ou celulares?

Encare o desafio de tornar esse momento gratificante e compensador.

 

  1. Reduza o desperdício:

Não desperdice nenhum minuto da sua vida com fofocas, brigas e discussões desnecessárias, irritação e qualquer atividade que lhe pareça inútil.

Lembre-se da frase de Benjamin Franklin “Se amas a vida, não desperdices o tempo. É dele que a vida é feita. ”

 

   10. Doe:

Compreenda que quanto mais você doa, mais você ganha e esta é uma regra para os bem-sucedidos.

Então, qual foi a última vez que você teve uma atitude desinteressada e ajudou o seu próximo?

Praticante e absolutamente encantada pela Psicologia Positiva, eu estou muito feliz por compartilhar este texto com cada um de vocês e, enquanto eu o escrevia, colocava em prática cada um dos conceitos do PERMA.

E você? Será que você anda espalhando energia positiva à sua volta?

Você sorri com frequência?

Você é do tipo que se queixa da vida ou tenta manter uma conversa mais positiva com as pessoas?

Você escuta os outros atentamente?

Observe-se e introduza mais desses pequenos gestos em sua rotina, lembrando-se de que: quanto mais energia positiva você transmite, mais você recebe de volta.

Então, o que você fará, imediatamente, para aumentar os seus níveis de bem-estar e contribuir para uma sociedade e um mundo mais felizes?

Eu tenho certeza de que, se você quiser, terá uma excelente semana!

Nathali Teixeira Lopes Kafski on EmailNathali Teixeira Lopes Kafski on FacebookNathali Teixeira Lopes Kafski on Linkedin
Nathali Teixeira Lopes Kafski
- Positive, Pessoal and Professional Coach, na empresa Up2you Coaching e Desenvolvimento Humano.
- Membro da Sociedade Brasileira de Coaching.
- Quinze anos de sólida experiência em gestão e desenvolvimento de equipes de alta performance, em empresas multinacionais de grande porte.
- Alto potencial de trabalho em coordenação e execução de projetos.
- Hábil em contratar, desenvolver e motivar equipes vencedoras.
- Êxito em criação, implementação e acompanhamento de planejamento estratégico.
- Facilidade de adaptação aos diferentes cenários, perfis de equipes e ramos de atuação.
- Espírito de equipe, dinamismo e excelente relacionamento interpessoal complementam o perfil.

Certificações:
- Wellness and Positive Coaching® (SBC) - 2015
- Personal and Professional Coaching® (SBC) - 2015
- Leader as a Coach (Association For Coaching) - 2015

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