Os impactos financeiros de uma contratação errada

Uma ótima gestão de RH conhece e entende o valor de um recrutamento eficaz de talentos, além das consequências de uma contratação errada. Essa gestão sabe a importância da contratação para a empresa. Nessa etapa, a organização pode fazer a definição de competências e fatores qualitativos da integração do time corporativo que deve ser caracterizado pelo melhor concorrente possível.

Por isso, é essencial que esse procedimento aconteça de forma sábia e coerente, a fim de evitar conflitos possíveis. A contratação errada pode gerar muitos infortúnios para o local de trabalho, afetando também os setores financeiros.

 

Consequências de uma contratação errada

Primeiramente, tenha em mente que contratar uma pessoa errada pode afetar profundamente o empreendimento. Optar por um profissional errado compromete rendimentos e, ainda, o desempenho dos outros colaboradores.



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A razão disso é que os funcionários levam a responsabilidade de diversos resultados do negócio, e, se um ou outro trabalhador não está engajado com os fatores organizacionais ou não se adequa ao ambiente, há a possibilidade de que sua postura comprometa todo o prosseguimento da empresa.

Portanto, alguns fatores que devem ser cuidados são os seguintes:

 

  • Custos com conhecimento técnico precário

Um colaborador que não conhece direito o seu cargo, pode ser comprometedor para o desempenho da empresa, atrapalhando o andamento do serviço. Em determinados ambientes, pode ser necessário um tempo maior de habituação ao novo emprego. Mas é imprescindível que o servidor possua o conhecimento prévio do cargo que deverá exercer.

A ausência de expertise poderá atrapalhar o setor financeiro da empresa, porque o período de treinamento será mais duradouro. Ao passo que o funcionário levará um tempo maior para obter o domínio das atividades, necessitando de mais tempo para gerar resultados.

Custos altos com treinamentos são tendências nessas áreas. Em virtude de um conhecimento técnico precário, o servidor precisará de capacitações para a realização do serviço. Ainda que existam outros funcionários responsáveis pela transmissão do trabalho ao novo colaborador, estes também precisarão fazer uma interrupção temporária dos seus exercícios para o treino do novo colaborador.

É preciso ressaltar que o contrato de pessoas que não se encaixam com a cultura do negócio não gera prejuízos somente com os gastos em relação a este, mas também o comprometimento do rendimento das atividades dos outros colaboradores. Um colega que apresenta uma postura inadequada desmotiva a equipe e prejudica o local de organização.

 

  • Índice de demissões maior

Contratação errada reflete em um quantitativo maior de pessoas que se demitem na empresa. Isso ocorre em razão da incompatibilidade do funcionário com o ambiente profissional e o caráter de insatisfação, tanto do novato quanto dos outros funcionários.



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Demissões costumam gerar grandes custos para as empresas. Não somente pelos acertos que têm garantia por lei, mas pelo trabalho que não será produzido em várias horas. É só refletir: se o servidor teve que parar para ensinar um outro contratado, ele deixou de realizar suas atividades. Sem contar também o tempo que se leva para contratar outros colaboradores.

Isso pode ser ruim para a empresa em questões de produtividade, mas principalmente, para a sua marca e imagem.

 

Como contratar um bom colaborador?

Comece definindo um perfil coerente com a empresa. Divulgue e especifique o que você precisa para o ambiente pretendido.

Ao longo da entrevista, avalie a objetividade e clareza dos concorrentes. Sonde o histórico dos servidores, analise as experiências e vivências. Quanto mais minuciosa for essa pesquisa, mais chances de acertar a contratação.

As fases seletivas são essenciais para que a empresa identifique o servidor que melhor se encaixa na função disponível.

Ao fim, ao passo que o talento seja selecionado, observe suas atividades ao longo da experiência e faça o possível para que a introdução dele à cultura empresarial seja adequada. Se ele for uma contratação correta, você poderá perceber o alinhamento rápido do colaborador com os objetivos da empresa.


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Luciana Ferreira

Luciana Ferreira

Luciana Ferreira, é Coach de profissionais que estão em busca de novas trilhas na carreira, Presidente do grupo Elemento RH formado pela Elemento RH e Canal de Talentos, Administradora de empresas, com especialização em gestão de pessoas e em gestão pública, embaixadora da rede internacional de negócios Mulheres que decidem, Diretora do Grupo de estudos no município de São carlos e membro do conselho deliberativo da ABRH, colunista em portais como Yes Marília, Ideiando, Clube do administrador.

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