Oito tipos ou estilos de vendedores

Não há um estilo único de vendedor que, como uma fórmula mágica, trará lucratividade de uma hora para outra. Cada indivíduo possui sua essência, forma de abordagem, modo de lidar com o público e educação, estas são características muito particulares de cada pessoa.

Sabemos que para realizar uma venda, é necessário que o profissional use de suas ferramentas comunicativas, de seu intelecto e principalmente, de sua personalidade para atrair o consumidor e fechar a venda.

Porém, antes de qualquer coisa, é preciso estudar qual o tipo de vendedor você almeja ter em sua empresa e saber se este perfil será capaz de atingir a demanda e se será positivo para a organização.

Perfis de vendedores

1. Amigo instantâneo

Este é o tipo de pessoa capaz de fazer amizade e cativar facilmente. O profissional neste perfil questiona o cliente, demonstra interesse em seus problemas, apresenta simpatia por aquele que está sendo atendido. Muitas vezes, esta técnica é eficiente, afinal, as pessoas compram daqueles de quem gostam.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Um segmento onde pessoas com este perfil podem obter sucesso é na área da beleza, tratamentos estéticos, cabeleireiros e maquiadores, por exemplo. Ser cuidado por alguém é bastante agradável e se o profissional for amigável, gentil e simpático, o atendimento é ainda mais acolhedor para o cliente.

2. Vendedor Guru

Este profissional trabalha com uma abordagem mais lógica e menos emocional. Procura ter conhecimento em tudo relacionado aos seus produtos e sua indústria, para poder atender quaisquer obstáculos ou dúvidas que possam surgir.

Profissionais neste perfil trabalham arduamente em manter-se atualizados sobre sua área e, geralmente, são uma ótima fonte de recursos, podendo ser indicados por clientes para amigos e conhecidos devido seu amplo conhecimento.

3. Vendedor Consultor

Este perfil combina as melhores qualidades dos vendedores do tipo “guru” e do tipo “amigável”. Conhece tudo o que for relativo à sua empresa, sabe atender às questões que surgem e, rapidamente, são capazes de reconhecer o que o cliente deseja e oferecer o produto ideal.

São grandemente eficazes, já que podem estabelecer uma conexão com o cliente e compreendem que vendas não são concluídas facilmente e que respostas negativas são mais comuns do que respostas positivas.

Vendedores consultores possuem grande chance de sucesso em consultorias ou vendas complexas, já que é necessária uma explicação sobre o que está em negócio e, ao mesmo tempo, despertar o desejo de compra no cliente.

4. Vendedor Acomodado

Profissional que se aproveita de oportunidades já garantidas de venda. Possui pouca orientação quanto aos produtos e quanto à empresa e não está preocupado com isso. Tendem a concluir uma venda apenas se o consumidor já estiver predisposto a comprar e se já souber o que deseja.

Trabalhar com profissionais neste perfil pode trazer mais prejuízos ao invés de benefícios, como são, na maioria das vezes, oportunistas, raramente se esforçarão para vender a um cliente indeciso ou desinteressado.

Em comércios de movimentação rápida, por exemplo, redes de fast-food, este tipo de profissional poderá se sair bem, visto que, geralmente, nestas ocasiões, o cliente já sabe o que irá comprar.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



5. Vendedor Introvertido

Pode ser raro, mas acontece: entrar em um estabelecimento e ser recepcionado por um vendedor tímido, que não demonstra simpatia nem interesse em atendê-lo. Talvez ele esteja, sim, interessado em atender o consumidor e oferecer produtos, porém, a pessoa introvertida enfrenta uma grande dificuldade em lidar com pessoas e, dessa forma, não há uma abordagem eficiente ao cliente, podendo prejudicar o fechamento de vendas.

O vendedor introvertido sofrerá complicações em suas primeiras abordagens, porém não é correto dizer que esta área não é a melhor para ele, afinal há solução para superar a timidez.

Já em vendas corporativas, o profissional introvertido tem grandes chances de sucesso, já que esta característica faz com que a pessoa tenha mais facilidade para ouvir e pensar o que aquele cliente necessita, formulando uma solução eficaz.

6. Vendedor Extrovertido

Por outro lado, temos aquele vendedor que fala demasiadamente, pensa em voz alta, distrai-se com facilidade e, muitas vezes, nem escuta o que o cliente tem a dizer.

Obviamente, é necessário que vendedores tenham facilidade em iniciar uma abordagem, em conversar e questionar o cliente. Mas deve haver um equilíbrio e saber quando é o momento de falar e o momento de escutar.

Em comércios de vestimentas, materiais e acessórios, por exemplo, este perfil pode ser o ideal. Estes profissionais tem facilidade em iniciar conversas e oferecer diferentes tipos de produtos. Caso o cliente entre no estabelecimento sem ter uma ideia do que deseja, o vendedor extrovertido poderá oferecer certa variedade de itens e, dessa forma, auxiliar na escolha do cliente.

7. Vendedor Agressivo

Estes vendedores podem ser antiéticos, manipuladores e ofensivos. Usam argumentos desnecessários para pressionar o cliente a comprar, mesmo que ele não queira ou precise daquele produto.

É comum que este perfil manipule o cliente através de frases como “Se eu não concluir esta venda, poderei perder meu emprego.” entre outros métodos “assustadores”.

Apesar de este estilo de profissional ser bastante mal visto, alguns empregadores os procuram, pois apresentam resultados rápidos – mesmo que o cliente jamais volte a comprar naquele estabelecimento e, faça questão de contraindicar a loja.

8. Vendedor Mentiroso

Não deveria acontecer, mas muitos donos de estabelecimentos instruem seus vendedores a cometerem essa prática: jamais dizer a um cliente que ele não ficou bem com determinada peça de roupa ou acessório, sempre dizer que a peça está harmônica e que se ele não compra-la estaria cometendo um erro.

Acontece de o cliente provar uma peça de roupa e perguntar ao vendedor se a peça o vestiu de forma adequada. O vendedor do perfil mentiroso irá dizer que a pessoa ficou magnífica com aquele item, apesar de ser o contrário.

Claro que não é ideal que o vendedor diga que a peça ficou horrível naquele cliente, portanto de maneira sutil, o profissional pode oferecer-lhe outras peças, elaborar outras combinações para que o comprador saia da loja tendo feito o melhor negócio!


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Redação N&C

Redação N&C

O Negócios & Carreiras é uma revista eletrônica com conteúdo de qualidade e atualizado, para desenvolvimento de pessoas e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *