O que você deve avaliar antes de sair ou permanecer em um estágio?

Atuar no mercado de trabalho como estagiário abre diversas oportunidades, além da possibilidade de conciliação com os estudos e outras vantagens. Algumas pessoas entendem o estágio como algo assustador, devido às brincadeiras relacionadas à erros e falhas, que podem ser ocasionadas por estagiários, que ainda não estão habituados ao trabalho.

O mais importante é avaliar, independente da situação, as possibilidades e quantidades de portas abertas que você terá com o andamento do estágio, como oportunidades de emprego fixo após o término do contrato, crescimento profissional, aprendizado, networking, cursos entre outras possibilidades que a empresa pode te proporcionar enquanto estagiário.

Existe um mercado muito amplo para estágios, nas mais diversas áreas, o que facilita bastante na busca por um emprego, pois é alto o índice de contratação após o término do período de contrato. A oportunidade de estágios pode ser conquistada a partir de feiras de empregos e profissões, oferecidas por diversas empresas, além disso você pode conseguir estágios na sua universidade ou ainda por indicações em empresas do segmento desejado. Nos sites das empresas, existe uma área de recrutamento voltada para novos talentos.

Uma das principais causas de sair de um estágio é a busca por oportunidades melhores, onde a empresa tem um programa melhor, que atenda às necessidades do estudante naquele momento, nem sempre essa relação está diretamente relacionada ao salário, mas pelo conjunto de benefícios e ganhos.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Quais os fatores devem ser avaliados na hora de permanecer em um estágio

 

Existem diversos fatores que podem pesar na balança no momento da escolha entre permanecer ou sair de um estágio, dentre eles separamos os principais motivos:

  • Evolução do processo de aprendizagem: Esse pode ser considerado o principal motivo pelo qual os estagiários optam por trocar de estágio, visto que não estão evoluindo em seu aprendizado da forma desejado e esperada. O estágio é o momento em que o estudante tem de aprender, sem que a cobrança seja pesada e com benefícios atrativos.

A justificativa no momento da escolha para troca de empresa no estágio é para conseguir aprender mais informações, já que tudo é algo novo para que ele profissional em formação. Eles buscam por novas oportunidades quando se sentem estagnados e não possuem grandes chances de efetivação.

  • Busca por experiências: O estágio é o momento em que o estudante consegue aprender um pouco mais sobre a profissão que ele está estudando, onde é possível que ele encontre um segmento dentro daquela profissão em que ele possua maior identificação, e isso só é possível no estágio.

Caso a experiência esteja sendo válida, cabe ao estagiário aguardar um pouco e tentar aproveitar o máximo de oportunidades, caso a realidade seja diferente, talvez seja o momento de avaliar uma nova oportunidade.

  • Intercâmbio: O estágio é um momento muito importante para a carreira de um profissional, porém existem outras oportunidades que podem agregar muito mais para a carreira, como estudar fora do País. É uma oportunidade única na vida daquele estudante que não pode ser desperdiçada.


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Luciana Ferreira

Luciana Ferreira

Luciana Ferreira, é Coach de profissionais que estão em busca de novas trilhas na carreira, Presidente do grupo Elemento RH formado pela Elemento RH e Canal de Talentos, Administradora de empresas, com especialização em gestão de pessoas e em gestão pública, embaixadora da rede internacional de negócios Mulheres que decidem, Diretora do Grupo de estudos no município de São carlos e membro do conselho deliberativo da ABRH, colunista em portais como Yes Marília, Ideiando, Clube do administrador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *