O que é SDR: conceito e uso em vendas

SDR é a sigla de Sales Development Representative (Representante de Desenvolvimento de Vendas), ou seja, é aquele colaborador encarregado de fazer o primeiro contato com os leads ou prospectos que chegam à base da empresa. Sua tarefa é qualificar esses leads para avançar no processo comercial.

Portanto, quando um lead chega à sua empresa, o papel do SDR é analisar todos eles e identificar quais têm o potencial de se tornarem clientes após serem inseridos em um processo comercial.

No entanto, não é suficiente fazer a análise, o SDR também precisa contatar esses leads por telefone ou e-mail para descobrir quais eram seus interesses ao solicitar contato ou fazer o download de algum material de sua empresa.

 



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Quais trabalhar faz um SDR?

Se o SDR conclui que o lead tem o potencial de se tornar um cliente e mostra interesse em falar com um consultor, ele deve agendar a reunião para alinhar seus objetivos com as soluções que sua empresa pode oferecer. Esta reunião é liderada pelo representante.

O representante não é outro senão o próprio vendedor, a pessoa que vai fazer a atenção e apresentar a proposta, a fim de levar até o momento da compra. Portanto, o processo de vendas ideal começa no SDR e termina no representante.

É importante que os dois profissionais estejam alinhados com essa passagem para que não haja falta de compreensão dos objetivos e expectativas criadas na liderança.

Por exemplo: se um lead informar ao SDR que seu objetivo principal é ter visibilidade on-line, isso deve ser passado para o representante para que ele saiba o ponto-chave da conversa.

Caso contrário, se no início da reunião, o vendedor deixa claro que ele não sabia sobre essa informação, a credibilidade que o líder tinha na atenção pode cair.

 

Relação entre SDR e o líder da equipe de vendas

O gerente de vendas deve informar sua equipe de que essa comunicação entre o SDR e o Representante deve existir e estar bem ajustada.

Uma equipe de vendas dentro de uma empresa é muito importante, não é? E alinhar sua estratégia de Inbound Marketing às vendas é fundamental para o sucesso. Para otimizar ainda mais os resultados, sua empresa precisa ter um representante de vendas ou um distribuidor de desenvolvimento de vendas (SDR), um fator decisivo para o sucesso de sua estratégia de vendas e do Inbound Marketing.

Hoje vamos explicar esse conceito de SDR e como isso pode ajudar sua equipe de vendas a não desperdiçar possibilidades. Vamos lá?



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Qual papel de um SDR?

O SDR nada mais é do que o representante de vendas do seu negócio. A equipe de SDR, por sua vez, tem o foco no processo de vendas de sua empresa.

O objetivo desta equipe é receber os leads e selecionar entre eles, os candidatos qualificados e analisar os fornecedores. Assim, a equipe de vendas pode ter uma negociação mais otimizada. Além de tornar o processo mais alinhado e se por acaso houver falhas, faça a equipe de vendas se unir para tentar outra demo mais rapidamente.

Basicamente, a equipe de SDR visa tornar os candidatos qualificados em vendas – com a equipe de especialistas nesse aspecto. Mas como isso funciona? A equipe de SDR faz com que o líder qualificado conheça de maneira mais profunda o produto ou serviço, de forma que ele possa ser tratado pela equipe de vendas.

Agora que você entendeu o conceito e, em termos gerais, como o processo funciona. Vamos explicar, porque você precisa de um SRD. Siga!

 

Por que você necessita de um SDR?

Uma empresa precisa se concentrar nos resultados. E a melhor maneira de fazer isso é ter um SDR.

Mas, afinal, como um SDR pode ajudar sua equipe de vendas?

Como você viu anteriormente, a equipe de SDR tem o foco em gerar mais e mais negócios para a equipe de vendas finalizar. Assim, ao ter um SDR, você está dividindo seu processo de vendas em duas etapas: qualificando leads e trabalhando com candidatos qualificados. Desta forma, o processo torna-se muito mais alinhado e ágil, além de gerar mais resultados para a empresa, ou seja, uma melhor rotatividade e um bom ROI (retorno sobre o investimento).

 

Conclusão

Atualmente, não basta ter bons vendedores, você tem que alinhar seu processo, ter uma engenharia de vendas. Para isso, é necessário trabalhar com a estratégia de Inbound Marketing alinhada à estratégia de vendas através do trabalho em equipe das equipes de vendas e SDR.

No post de hoje, apresentamos este novo conceito, que se refere ao representante de vendas do seu negócio, cujo objetivo é qualificar os leads e revê-los com um profundo conhecimento sobre o seu produto ou negócio para a equipe de vendas. Essa especialização no ciclo de compras torna o processo mais otimizado e ágil, fazendo com que o seu negócio tenha uma maior rotatividade e também um melhor retorno do investimento. Isso porque você terá profissionais adequados para cada etapa do processo de vendas e que acompanhará o cliente durante o dia da compra.

Adaptado de: https://rockcontent.com/blog/sdr/


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Redação N&C

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