Home > Gestão do Conhecimento > O poder do conhecimento compartilhado

O poder do conhecimento compartilhado

Há cerca de três semanas atrás, recebi um compartilhamento de uma conexão em meu perfil do LinkedIn®. Tal compartilhamento, tratava-se de uma profissional acadêmica que estava solicitando algumas pessoas que pudessem ajudá-la a concluir três artigos para serem publicados em revistas e periódicos qualificados. Esta profissional solicitante era uma Mestra em Administração que, entre outras qualificações, era, também, Arquiteta e Urbanista. Sua linha de pesquisa abrangia o tema da sustentabilidade com o foco nas cidades. Seu perfil profissional e acadêmico bem abrangente, era alvo de diversas recomendações profissionais. Tinha alguns trabalhos publicados e, com sua dissertação de mestrado, recebeu propostas para compor alguns capítulos de livros, tamanha a sua representatividade, seu conhecimento e sua inovação sobre o tema da sustentabilidade.

Fiz essa breve introdução para relatar o poder do conhecimento compartilhado na vida das pessoas e nas sociedades. Foi esse compartilhamento partilhado por uma conexão em meu perfil do LinkedIn® que me permitiu obter uma oportunidade incrível de crescer pessoal e profissionalmente. Ao responder o compartilhamento dispondo meu e-mail para contato, recebi em menos de uma semana o feedback que me permitiu fazer parte de um projeto muito promissor e inovador. A solicitante me recebeu da melhor forma possível, colocando-se à disposição para explicar tudo sobre o projeto. Nos falamos por WhatsApp® e por e-mail, e o alinhamento para alcançar os objetivos do projeto se fez naturalmente. Sua área de pesquisa é justamente um dos temas que compuseram alguns dos meus artigos que publiquei na N&C® e no administradores.com®. Sou colunista em ambas as revistas.

Hoje, considero a solicitante uma amiga. Certamente nossa amizade floresceu calcada em comprometimento, responsabilidade e confiança. Estamos muito animados e motivados em realizar um grande trabalho, inclusive, estamos executando um dos projetos que já tem destino certo. Mantemos um feedback constante e um grau de flexibilidade e confiança que parece remeter à uma amizade de longa data. Não fosse o simples gesto de compartilhar um post por uma conexão do meu perfil de rede, hoje eu não estaria com minha mente à mil por hora, feliz e orgulhoso em vislumbrar um crescimento pessoal e profissional. Um simples “Especialista” ao lado de uma “Mestra” – a qual considero “Doutora” – realizando um trabalho com um potencial enorme de sucesso. Esse é apenas o começo.

Portanto, sou um entusiasta do conhecimento compartilhado. Acredito fielmente no incrível potencial das plataformas de ensino livres, nas diversas formas de partilhamento de informações, gestão de conhecimento, no ganha-ganha, na inovação. Acredito nas pessoas e em suas potencialidades, e sou muito grato por causar um impacto muito positivo através do meu trabalho. Mas sei que, ainda, há muito a ser feito. E isso é apenas o começo. Avante!

Diego Felipe Borges de Amorim on Linkedin
Diego Felipe Borges de Amorim
Bacharel em Administração - Faculdade Equipe (FAE - Sapucaia do Sul RS). Especialista em Gestão de Negócios - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA - Canoas RS), Consultoria e Planejamento Empresarial pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Pós graduando em Planejamento Empresarial e Finanças pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Atualmente é técnico administrativo da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). Colunista da Revista N&C e do portal Administradores.com. Profissional com experiência na iniciativa pública e privada. Acredita no poder das novas tecnologias para o avanço do conhecimento e na ruptura da forma tradicional de aprendizagem. Também acredita no poder das tecnologias livres para maior liberdade, inclusão e progresso humanos e na extrema importância da disseminação do conhecimento através de plataformas de ensino livres.

O que você achou do artigo? Comente!

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios está marcados *

*

Scroll To Top