Missão pessoal: inspire o seu time a criar a própria marca!

Uma pesquisa da empresa de auditoria KPMG, realizada com 170 executivos da área de recursos humanos, mostrou que 91% dos líderes não seguem as noções de missão, visão e cultura organizacional da instituição em que trabalham.

Mas como fazer para, não só fugir desta estatística, mas também elevar o nível de entendimento e engajamento da sua equipe, em relação a este ponto?

Como engajar cada colaborador a viver e atuar em prol da missão da empresa em que trabalha?

Não se trata, apenas, de aumentar os níveis de motivação. Neste caso, é fundamental que o colaborador sinta que a missão da empresa vai além do que está escrito. Além disto, ele precisa compactuar dos valores e missão da empresa, para que se sinta parte integrante e decisiva do resultado e manutenção desta.



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Conforme dito por Mark Twain “Os dois dias mais importantes da sua vida são: o dia em que você nasceu e o dia em que você descobre o porquê.”

Embora esta frase tenha sido escrita há mais de um século, ela é bastante atual e traz a tona um assunto que é ou deveria ser de interesse de todos nós: Afinal, por que estamos aqui? O que é mais importante? O que nos faz felizes? No que somos, realmente, bons?

Esta reflexão é bastante relevante e resultaria em páginas e páginas sobre o assunto, mas o meu objetivo é simplificar o processo até a chegada desta resposta.

Pois é, a minha sugestão é de que você valorize cada um dos membros da sua equipe, incentivando-os, individualmente, a descobrirem a sua própria missão de vida.

Não se esqueça de começar por você mesmo!

Para facilitar este processo e auxilia-lo a ter conversas ainda mais ricas e decisivas, gostaria de compartilhar algumas dicas simples e objetivas, através das quais mapeei e encontrei a minha missão, o que me norteia e impulsiona.

Então, você está decidido? Tomou a iniciativa de ter a sua vida nas mãos e de tirar o máximo proveito daquilo que você tem de melhor, bem como auxiliar a sua equipe a fazer o mesmo?

Vamos lá…vou conduzir este passo a passo, com você, para que você o multiplique, certo?

Primeiro passo: colha feedbacks e esteja disposto a ouvir e não apenas a escutar.



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Pergunte às pessoas mais próximas (eu pedi a três colegas de trabalho, três amigos e três familiares) a opinião que eles têm sobre você, de forma sucinta. O ideal é que cada um deles cite três pontos fortes e três pontos a serem desenvolvidos.

Acredite, os feedbacks das diversas áreas aonde você atua se complementarão e trarão um retrato fiel daquilo que te destaca e do que você pode fazer, para ser ainda melhor.

Depois de consolidar as respostas recebidas, dedique alguns minutos para selecionar os três pontos fortes mais marcantes e as principais oportunidades de melhoria.

Anote os três pontos fortes.

Segundo passo: faça uma auto avaliação e reflita sobre os talentos que fazem de você um ser humano único.

Pense em dois ou três exemplos e use os feedbacks colhidos, para ajudarem-lhe nesta análise.

Exemplo: “Busco sempre melhorar a mim mesmo e o que está ao meu redor.”

Terceiro passo: analise, sem filtros ou pré-conceitos, o seu maior objetivo – aquilo que realmente te realiza, te faz feliz, te faz acordar a cada manhã.

Você já pensou sobre isso?

A minha resposta ficou assim: “Contribuir para que as pessoas acreditem em seus potenciais individuais e ajam na direção da realização dos seus sonhos.”

Este exercício será um divisor de águas entre a pessoa que você é e quem você pode tornar-se.

Quarto passo: escrever a sua missão, a partir das informações levantadas e da sua autoanálise.

Você está a alguns minutos do segundo dia mais importante da sua vida.

Fórmula para a construção da sua missão: objetivo + pontos fortes + talentos.

Espero que eu tenha contribuído para auxiliá-lo a encontrar a sua missão e para a busca constante do seu autodesenvolvimento.

Não se esqueça de que você possui todas as ferramentas para crescer e se tornar um líder ainda melhor e mais inspirador.

 

Muito sucesso neste novo desafio, que compreende saber quem você é e inspirar os seus colaboradores a fazerem o mesmo!


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Nathali Teixeira Lopes Kafski

- Positive, Pessoal and Professional Coach, na empresa Up2you Coaching e Desenvolvimento Humano. - Membro da Sociedade Brasileira de Coaching. - Quinze anos de sólida experiência em gestão e desenvolvimento de equipes de alta performance, em empresas multinacionais de grande porte. - Alto potencial de trabalho em coordenação e execução de projetos. - Hábil em contratar, desenvolver e motivar equipes vencedoras. - Êxito em criação, implementação e acompanhamento de planejamento estratégico. - Facilidade de adaptação aos diferentes cenários, perfis de equipes e ramos de atuação. - Espírito de equipe, dinamismo e excelente relacionamento interpessoal complementam o perfil. Certificações: - Wellness and Positive Coaching® (SBC) - 2015 - Personal and Professional Coaching® (SBC) - 2015 - Leader as a Coach (Association For Coaching) - 2015

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