Mindset do vendedor de sucesso em 7 hábitos

O que significa mindset? Quais os princípios que regem o mindset dos vendedores de alta performance? Quais os 7 hábitos capazes de reprogramar o mindset do vendedor, gerando maiores resultados?

Para preservarmos sempre uma mente saudável e protegida das inúmeras adversidades que a profissão de vendas apresenta é importante manter o equilíbrio emocional e principalmente controlar os pensamentos. Eles precisam sempre vibrar numa frequência energética positiva. O conhecimento é fundamental também para liderança ou gerência de equipes de vendas, que devem promover ações que levem ao vendedor adotar um mindset mais produtivo.

Para que isso não se perca no turbilhão de informações que passam por ela todos os dias, é importante manter a mente em constante reprogramação, e é aí que entra o chamado mindset do vendedor de sucesso.

Seu princípio básico é manter mentalidade voltada para o caminho certo. Ao aplicá-lo em seu trabalho na área de vendas o que você fará é nada mais do que direcionar seus pensamentos para procedimentos positivos que vão efetivamente converter sua negociação em venda.

Se você se influenciar por informações negativas, por reclamações constantes a respeito da crise ou da dificuldade em se comercializar determinado produto nos tempos em que vivemos, isso será automaticamente transferido para suas atitudes diárias.



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O Loop do Mindset do Vendedor.

Como mostra a figura abaixo, há um “loop” ou ciclo que retroalimenta o mindset do vendedor. O que significa a figura abaixo? O MINDSET (resultado de experiências passadas) já existe e faz com que o vendedor tome algumas ATITUDES (com os clientes, com sua equipe, consigo mesmo), que, se repetitivas, tornam-se COMPORTAMENTOS (hábitos). Por meio de novas AÇÕES (motivadas pela liderança ou por si próprio), o vendedor começa a perceber melhores RESULTADOS, que geram melhor PERFORMANCE. O vendedor assume isso como ensinamento e programa um novo MINDSET, reiniciando o ciclo.

mindset do vendedor

Todo vendedor tem um mindset, uma programação mental. Pesquisamos livros e relatos de vendedores de alta performance (que vendem acima de US$ 1 milhão por mês) e identificamos comportamentos recorrentes, que agrupamos neste artigo sob o nome de mindset do vendedor de sucesso.

Convertemos essas constatações com recomendações de atitudes ao vendedor. Você, vendedor, comece a reprogramar agora mesmo a sua mente para ações positivas, de hábitos constantes.

1. Tenha convicção do seu potencial como vendedor.

É imprescindível desenvolver um estado mental forte para não desanimar com as rejeições, tensões e adversidades diárias que a profissão de vendas apresenta. Para trabalhar nesse fator, pegue um papel e antes de sair de casa escreva as três razões que fazem você levantar da cama e os leia diariamente.

Essa atitude vai fazer você internalizar uma energia positiva, criando um estado mental inalterável para as situações mais complexas que possam surgir.

2. Se concentre no que pode controlar.

Um vendedor só pode realmente controlar dois elementos do trabalho: a sua atitude e o seu esforço. É inevitável que a rejeição e as perdas de vendas venham a acontecer. O que é importante é a forma como um grande vendedor responde quando as coisas se tornam difíceis.

Os melhores vendedores não deixam que o medo do fracasso ou da rejeição atrapalhar os seus níveis de esforço. Essa atitude não é rápida de se conquistar e muitas vezes vêm acompanhadas por falhas. Procure usar as rejeições, os “nãos”, e as vendas perdidas como um combustível no sentido de direcioná-lo a sua próxima oportunidade de vendas.

3. Tenha um mantra próprio, criado por você mesmo.

Pode ser uma mensagem, uma frase ou um texto pequeno com palavras intensas e que você possa consultar a qualquer momento do dia durante o trabalho ou fora dele. Tem que ser uma frase muito positiva e motivadora, algo como “vou vender, estou entusiasmado, quero ajudar meu cliente e sou um sucesso”.



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Repita três vezes em três momentos diferentes do seu dia. Imprima e cole o seu mantra na carteira, no espelho do carro, no armário do banheiro, onde você puder vê-lo com mais frequência. Deixe entrar no cérebro a mensagem e você estará fortalecendo as suas emoções para contagiar os seus clientes cada vez que eles aparecerem.

4. Saia de casa sempre motivado com suas próprias conquistas.

Interrompa agora o que você está fazendo, busque um bloco de notas e elenque os momentos felizes que você viveu na área de vendas. Pode ser qualquer coisa, como um troféu de primeiro lugar do departamento, um cliente que ligou para a empresa para falar positivamente de seu desempenho, uma viagem memorável por uma meta alcançada.

Depois, relembre e sinta novamente cada uma das situações que você presenciou nesses momentos importantes. Assim, você irá fortalecer o seu ego, construindo mais confiança para os próximos desafios.

5. Aprenda a dominar a técnica da surdez seletiva.

Se algum momento alguém disser que você não irá conseguir, respeite, seja educado, responda se quiser, mas faça algo importante: não escute. Essa afirmação trata-se de um desejo unicamente da pessoa, não seu.

Quem tem um propósito é você, então, proteja sua mente e seus sentimentos de pessoas que queiram te prejudicar. Busque os seus sonhos, ninguém tem o direito e muito menos a competência de tirá-los de você.

Um cliente, por exemplo: não responda a ele com o mesmo nível de agressividade. Trate-o bem. Após a negociação da venda (fechando ou não), não absorva a experiência como um trauma, mas sim tire lições sobre o que tem de mudar e elogie-se pelo que você conseguiu fazer.

6. Tente compreender o seu “porquê”.

Um vendedor de sucesso deve entender seu papel em uma negociação que vai se transformar efetivamente em venda. Para conquistar essa segurança você precisa descobrir o seu “porquê”.

Grandes profissionais, e não apenas da área de vendas, são capazes de entender a razão de eles venderem um determinado produto e como ele vai realmente ajudar o seu cliente. O resultado é pura e simplesmente um processo de vendas natural e uma nova experiência pessoal e profissional. Pense sempre na sua importância para o cliente.

7. Acredite sempre que você está ajudando, mais do que vendendo.

Os vendedores mais eficazes conduzem o procedimento com a mentalidade de querer ajudar, muito mais do que vender. Você deve se perguntar como seu produto pode realmente ajudar seus clientes, de que maneira ele poderá se beneficiar de suas funcionalidades e do seu valor.

Manter esse pensamento ajuda os vendedores a verem o seu mundo através de uma lente de compreensão e empatia, em vez de uma lente puramente comercial.


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Redação N&C

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