Mindfulness – Comprometa-se com você e mude a sua vida!!!

“As pessoas não percebem que agora é tudo o que é. Não existe passado ou futuro, exceto como uma memória ou antecipação em nossas mentes” (Eckhart Tolle, escritor e conferencista alemão).

Estar 100% voltado para o momento presente, com atenção plena no aqui e agora. Parece fácil?  Então, faça um teste rápido:

Quantas vezes por dia você consegue:

  • Prestar atenção em uma conversa, integralmente, sem desviar-se dela, pensando em qualquer outra coisa?
  • Fazer uma refeição, saboreando cada um dos ingredientes? A propósito, você lembra-se das suas últimas refeições? Que sabores e texturas elas tinham?
  • Concentrar-se na sua atividade, sem interrupções com o celular, seja ligação, mensagem, e-mail, WhatsApp?

E enquanto você lia estas frases, em quais outras coisas pensou? Quantos pensamentos diferentes vieram à sua cabeça?



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Pois é, com o volume de trabalho e atividades que desempenhamos e lideramos, controlar o nosso cérebro e manter-se desfrutando do momento presente tornou-se desafiador.

Para Marcelo Demarzo, médico docente do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo e coordenador do Centro Brasileiro de Mindfulness “Exercitar o cérebro para manter a atenção totalmente voltada ao momento atual é uma das chaves para melhorar a qualidade de vida. ”

A mindfulness foi objeto de mais de 4,000 artigos científicos, dos quais mais da metade publicados nos últimos três anos. No seu conjunto, constituem uma prova irrefutável de que a mindfulness contribui para um melhor desempenho profissional, graças ao fortalecimento da cooperação, a uma maior produtividade individual, a uma menor quantidade de erros, e mesmo a uma redução do absentismo por doença.

No aspecto pessoal, são comprovados inúmeros benefícios, tais como: desenvolvimento de novos padrões mentais, com maior foco na busca de soluções criativas; melhor entendimento do cenário atual; atenção e foco na solução e não no problema; identificação da necessidade de mudança; aprendizado, quanto a lidar com as emoções de maneira saudável.

E agora, te convenci a prestar atenção neste texto?

Te interessaria saber mais sobre os pilares desta técnica e sobre dicas simples de como praticá-la? Vem comigo!

Pilares do mindfulness

  1. Distanciamento:

Habilidade de abrir mão de pensamentos inúteis, crenças limitadoras e apego ao passado.

  1. Aceitação:

Abra espaço para que sentimentos e pensamentos cheguem e desapareçam, sem que você lute contra eles. Pensamentos são apenas pensamentos. Se não forem bons, não os valorize.

  1. Contato com o presente:

Mantenha a atitude aberta e curiosa, sobre a sua vida e cada um dos fatos, no momento atual.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Seja o protagonista da sua vida e não permita-se abrir mão disto.

  1. Auto-observação:

Observe a si mesmo, avaliando as suas atitudes. Perceba-se e tome decisões mais acertadas.

O treino da mindfulness implica em exercitar o nosso cérebro a regressar, constantemente, àquilo que estamos fazendo, tomando consciência das nossas ações, na perspectiva de um observador externo.

Se não fossemos nós os executores daquela tarefa, que conclusões tiraríamos dessa observação?

* * *

O mindfulness é uma prática que pode e deve ser incluída no cotidiano de qualquer pessoa, já que, por meio de exercícios simples, oferece benefícios a curto e a longo prazos.

Apesar de ser associado a meditação, há inúmeras outras formas de praticar esta técnica:

Para facilitar este processo, irei compartilhar algumas técnicas de Mindfulness. Assim, você poderá escolher algumas e inclui-las, imediatamente, na sua rotina.

  1. Ensaio mental:

Envolve visualização de pessoas de quem gostamos, pessoas a quem somos indiferentes e pessoas com quem temos pequenas dificuldades. O senso de conexão promovido pela técnica motiva o contato com nossos sentimentos mais positivos e maduros, gerando bem-estar.

Esta técnica é a minha preferida!

  1. Ouça, conscientemente, os sons do seu ambiente, concentrando-se no ritmo.

Segundo um estudo do Centro de Pesquisa de Acústica de Stanford, a música tem o poder de estimular ondas cerebrais.

Este estudo aponta que, as músicas com batidas mais rápidas trazem a concentração mais nítida e o pensamento mais alerta. Já as batidas mais lentas promovem calma e levam a um estado meditativo.

E você, o que anda ouvindo?

  1. Coma de forma consciente:

Deixe de lado qualquer coisa que possa desconcentrá-lo, roubando-lhe a atenção. Desligue o computador e a TV.

Observe tudo, desde o ato de segurar o garfo e levá-lo à sua boca a todas sensações advindas do ato de comer, o sabor dos alimentos, a textura, o contato dos seus dentes com o alimento, a mastigação.

Feche seus olhos, por alguns minutos, coma vagarosamente, saboreando o que come.

  1. Tire o foco dos pensamentos:

O principal desafio para a prática do mindfulness é limpar a mente e perder-se no constante fluxo de pensamentos.

Então, simplesmente, permita seus pensamentos irem e virem, sem se envolver com eles e nem os julgar.

Realize alguma tarefa cotidiana, como arrumar a cama, colocando o foco na ação e não no que passa na sua mente.

Garanta a atenção aquilo que está fazendo e saia do automático.

Segundo o filosofo vietnamita Thich Nhat Hanh, “O mindfulness é um poderoso agente de transformação e cura. ”

E agora, o que te impede de escolher duas destas técnicas e inclui-las na agenda, a partir de hoje?

Te desafio a tirar as próprias conclusões, sobre a eficácia do mindfulness, praticando-o, por um mês.  O que você tem a perder?

Comece hoje a comprometer-se com você e mudar a sua vida!

Por atuar e ser certificada como Wellness Coach, entendo que seja a minha missão contribuir para que o maior número de pessoas tenha acesso à informações e técnicas que levem a saúde física e mental e sejam mais felizes.

Espero, mais uma vez, ter contribuído para que você se conscientize quanto as transformações que pode fazer na sua vida e aja em direção aos seus sonhos.

Se você gostou e quer saber mais sobre como tornar-se mais pleno e realizado, agende o seu contato, comigo e torne-se tudo aquilo que sempre sonhou.


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Nathali Teixeira Lopes Kafski

- Positive, Pessoal and Professional Coach, na empresa Up2you Coaching e Desenvolvimento Humano. - Membro da Sociedade Brasileira de Coaching. - Quinze anos de sólida experiência em gestão e desenvolvimento de equipes de alta performance, em empresas multinacionais de grande porte. - Alto potencial de trabalho em coordenação e execução de projetos. - Hábil em contratar, desenvolver e motivar equipes vencedoras. - Êxito em criação, implementação e acompanhamento de planejamento estratégico. - Facilidade de adaptação aos diferentes cenários, perfis de equipes e ramos de atuação. - Espírito de equipe, dinamismo e excelente relacionamento interpessoal complementam o perfil. Certificações: - Wellness and Positive Coaching® (SBC) - 2015 - Personal and Professional Coaching® (SBC) - 2015 - Leader as a Coach (Association For Coaching) - 2015