Home > Marketing > Marketing e Vendas são a mesma coisa? O Consultor responde!

Marketing e Vendas são a mesma coisa? O Consultor responde!

O Consultor Responde! Envie suas questões! Toda semana, o consultor Cleber Ferreira estará aqui para tirar dúvidas. Nesta primeira semana, trataremos das diferenças entre marketing e vendas. Ou serão semelhanças? Por que as empresas confundem tanto essas duas áreas?

Olá caros leitores(as),

Semanalmente utilizarei este espaço para responder perguntas e dúvidas de nossos(as) leitores(as) sobre os temas:

  • Autoconhecimento
  • Coaching
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Desenvolvimento Profissional
  • Marketing
  • Vendas

E para dar início aos trabalhos, respondo abaixo as dúvidas e questões do Leitor Pedro Roberto Seixas de Campinas – SP.

Sempre imaginei que o marketing fosse algo ANTES do cliente chegar à empresa, e vendas fosse o processo DEPOIS que começa a negociação com o vendedor. Mas vejo que na minha empresa eles tratam marketing e vendas como a mesma coisa, uma mesma equipe faz tudo. Esse formato é adequado? Quais as diferenças entre marketing e vendas? Quais as relações? Como uma área se relaciona e potencializa a outra? – Pedro Roberto Seixas – Campinas (SP)

Caro leitor Pedro,

Suas colocações exigem uma ampla explanação para um entendimento mais adequado e respostas satisfatórias. Desta feita, me esforçarei para ser breve e atender os seus questionamentos da melhor forma possível.

Vamos lá!

Primeiramente, acredito ser necessário um pequeno entendimento sobre o que é o Marketing. Philip Kotler, um dos papas do Marketing, assim o define:

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados.

Desta feita, o Marketing é um conjunto de estratégias, técnicas e práticas cujo o objetivo principal é “agregar valor às marcas e produtos das Empresas para seu público-alvo“, ou seja, seus consumidores. Entenda-se aqui que “agregar valor” NÃO é apenas VENDER! Mas sim, todos os processos que “englobam” as Empresas, inclusive as vendas. Ou seja, desde a escolha dos fornecedores, funcionários, sistemas de administração, produção, logística, publicidade e propaganda, políticas de preços, produtos, promoções, mercado, parcerias etc.

Marketing, portanto, é fundamental para o sucesso das Empresas em todos os níveis e sentidos de suas existência e relações, sejam elas internas ou externas.

O modelo adotado por sua Empresa não é o mais adequado, devido a gama que abrange o campo de atuação de um departamento de marketing eficaz. Um modelo mais adequado é ter um Departamento de Marketing, um Departamento Comercial e um Departamento de Vendas. É comum, inclusive, achar que Departamento Comercial é o mesmo que Departamento de Vendas. Ledo engano!

Cabe ao Departamento de Marketing estudar o Mercado, a Concorrência e o público-alvo, em resumo, para definir, juntamente com o Gestor Comercial, quais serão as melhores estratégias de “comercialização” dos produtos e/ou serviços das Empresas. Se adotarão uma equipe de vendas em campo, de vendas online, de promotores ou demonstradores em PDV´s, uma equipe de telemarketing etc.

E, finalmente, ao Gestor de Vendas, cabe colocar o “planejamento” em ação, fazendo suas equipes atingirem e, de preferência, superarem as metas e objetivos de vendas estipuladas, de acordo com os estudos levantados pelo Departamento de Marketing.

Vale lembrar que a responsabilidade do “pós-vendas” também é do Departamento de Marketing, pois o mesmo é quem deve medir a “satisfação dos clientes finais”, para aferir se suas estratégias estão sendo eficazes.

Espero ter atendido a contento suas questões.

Abraços fraternos e mais sucesso!

Cleber José Ferreira on EmailCleber José Ferreira on FacebookCleber José Ferreira on Linkedin
Cleber José Ferreira
Consultor de Marketing e Vendas; Master Practiotioner em PNL Sistêmica. Autor do Livro Desperte o Vendedor Interior com Técnicas de Vendas e de Programação Neurolinguistica - PNL editado pela Qualitymark. Foi Consultor e Docente do SENAC-SP; Consultor e Docente do SESCOOP-SP. Mais de 22 anos de experiência nas áreas comercial e de marketing em empresas nacionais de pequeno e médio portes e em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal,treinamentos motivacionais e de capacitações profissionais presenciais, in company e EaD.

One comment

  1. 激光無創熱作用模式精準作用於陰道粘膜層、肌層,使陰道組織發生新生改變,修復由於順產而引起的損傷,解決一系列產後女性生殖系統常見問題。私密緊緻作用原理:刺激陰道粘膜固有層、粘膜肌層,使其膠原纖維、彈性纖維大量增生重塑;彈性纖維網修復,陰道收緊 SUI作用原理:恢復盆底正常解剖位置 陰道彈性纖維網得以修復,恢復到正常解剖位置避免了擠壓,牽拉尿道,使尿道角度恢復正常 盆底血供豐富,間接的使尿道括約肌得以修復進而停止漏尿或症狀減輕 私密敏感、潤滑作用原理:CO2微脈管作用,使血管重建、促進血液循環 血管活性腸肽(VIP)和神經肽Y(NPY) 表達增加,敏感度增加 血流量增加,陰道上皮細胞功能增加、陰道粘膜自分泌功能增強,潤滑度增加

O que você achou do artigo? Comente!

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios está marcados *

*

Scroll To Top