Marketing de experiência: 5 cases memoráveis

Qual a definição de marketing de experiência? O que significa experiência do ponto de vista do cliente e das vendas? Como o vendedor pode tornar a experiência do cliente memorável?

O Marketing de Experiência é um método que cria oportunidades de as marcas interagirem diretamente com o seu público. Através de ações promocionais, ele pode promover experiências inesquecíveis que terão impacto nas vendas, na motivação dos funcionários e na fidelização dos clientes. O conceito de experiência do cliente envolve, basicamente, a ideia de fazer com que um contato seja memorável e encantador. Tratamos do tema “encantamento de clientes” em um outro artigo, que merece ser estudado.

Cresce a cada dia o número de grandes e médias empresas que estão investindo no Marketing de Experiência para compor as ações de relacionamento com clientes. Elas têm apostado na promoção e recompensa não só a seus consumidores, mas também aos funcionários, parceiros e possíveis clientes.

O grande desafio, no entanto, é fazer com que o Marketing de Experiência entre no planejamento das ações de marketing. A partir disso, as empresas poderão desenvolver campanhas de incentivo inteiramente gerenciadas, com resultados em tempo real. Muitas empresas falam de fidelização de clientes, mas não percebem que, atualmente, não há fidelização sem encantamento e sem experiência.

Mas é claro que, além de promover experiências inesquecíveis, a premissa de sempre segue indispensável: garanta sempre que o consumidor seja bem atendido e que suas demandas tenham soluções rápidas.



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Abaixo, reunimos cinco dicas de como incluir ações de Marketing de Experiência no planejamento de sua empresa, de modo a elevar a experiência de encantamento do cliente com você, com seus produtos e com sua marca:

1. Saia de dentro do seu ponto de vendas habitual

Sua empresa possui uma loja no shopping? Numa grande avenida da cidade? Que tal levar seus produtos para um ambiente diferente, nem que seja por um tempo? Vá a um lugar distante onde poderá chamar atenção de quem nunca tinha ouvido falar em sua marca antes.

No final de 2011, a Coca-Cola, que nunca teve um ponto de vendas, inaugurou o primeiro: um quiosque no calçadão de Copacabana. Naquele espaço, porém, a ideia não era vender da forma tradicional: o cliente apertaria um botão em uma máquina que aciona um vídeo no qual o criador da Coca-Cola, John Pemberton, faz uma saudação e explica qual a forma perfeita de servi-la. Depois, a máquina se abre e sai uma garrafa de Coca-Cola, na temperatura exata de três graus. Após a experiência, o consumidor ganha o copo de brinde.

2. Aposte no inusitado

Ainda na proposta de sair um pouco de dentro de seu próprio ambiente, uma boa ideia é também abandonar as quatro paredes e ir para um local totalmente inusitado, com uma proposta inovadora.

Assim fez a empresa sueca de móveis Ikea, em 2010, num excelente case de Marketing de Experiência. Para comemorar os 30 anos de uma de suas estantes mais vendidas, a marca levou várias delas para uma praia australiana e criou a maior biblioteca a céu aberto do mundo.

O publico levava os livros por um valor em dinheiro, posteriormente doado a uma instituição.

3. Comece em suas próprias prateleiras

Se seu ponto de vendas continua igual há anos, talvez seja uma boa ideia planejar uma mudança e incluir nela o Marketing de Experiência. Aposte em uma disposição inusitada de prateleiras, em modelos diferentes, fora do comum, distribua os produtos de uma maneira que chame atenção.

Se sua empresa possui uma marca própria, mude a embalagem, procure desenvolver algo que possa ser útil ao cliente. Empenhe-se em causar uma sensação diferente no consumidor. Mostre que a sua loja não é uma loja como qualquer outra e ele jamais esquecerá da experiência.

4. Invista nas redes sociais

As ações promovidas dentro das redes sociais têm atingido nos últimos anos um sucesso estrondoso. Lançar campanhas no Twitter ou Facebook, que contem com a participação direta dos consumidores, costuma ficar em sua lembrança.



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Há alguns anos a operadora Tim usou o Twitter para que a audiência pedisse ao cantor Latino músicas com temas variados. Os escolhidos ganharam vídeos feitos pelo cantor e a ação conquistou o terceiro lugar como a melhor do ano no Brasil, na avaliação do Twitter.

A Nextel também atingiu o sucesso nas redes sociais com uma campanha para o Dia dos Namorados. A marca utilizou a hashtag #aceitalaura em um vídeo que mostrava um biólogo pedindo sua namorada em casamento. Foi um viral arrebatador.

5. Transforme seu salão de vendas no clima dos seus produtos

Sua loja vende roupas e acessórios descontraídos para jovens? Então por que não transformar sua loja em uma balada, se é justamente para lá que os clientes irão com os seus produtos?

Já se você vende pranchas de surf, sua loja bem que poderia ser transformada em uma praia, com areia, coco e guarda-sol. Vende móveis? Desenvolva uma casa completa em seu ponto de venda. Vende instrumentos musicais? Chame uma banda para tocar ao vivo.

A primeira ideia foi uma aposta da marca de roupas americana Abercrombie & Fitch. Em clima de festa, com música alta, vendedores sem camisa e a própria fragrância da marca pairando no ar, a loja proporciona uma experiência única para seu público-alvo.


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Redação N&C

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