Ter loja física ou online? 5 Principais benefícios de cada uma

A abertura de um negócio é um ponto de virada para muitas pessoas, de forma a alimentar seus espíritos empreendedores. Contudo, uma grande questão esbarra nesse caminho: abrir uma loja física ou abrir uma loja online? Reunimos abaixo cinco vantagens em cada modalidade, começando pelo atendimento presencial.

Experiência de consumo

Um dos maiores benefícios da loja física é que o cliente tem a peça em mãos antes da compra. Ainda que a loja virtual ganhe pela rapidez, o cliente encontra apenas os produtos por fotos. Isso não dá a dimensão real do produto, como textura, acabamento e tamanho. Em relação a este último, é bastante comum que a entrega do produto seja feita com algum erro.

Um comércio fixo permite que os clientes possam provar os produtos antes de comprá-los. Isso acaba por dar a garantia que necessitam para que não se arrependam da compra.

Relacionamento com os clientes

Nada melhor que conhecer um cliente a fundo, não? A fidelização em algumas lojas são feitas na base do relacionamento que se mantém com os compradores. A loja física permite um contato olho no olho com o cliente, dando a ele uma atenção humanizada. A segurança em se comprar com alguém que entende seu gosto faz com que sempre retorne.



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Contudo, cabe ressaltar que esta é uma parte bastante delicada. É necessário que façamos um esforço maior para corresponder as expectativas criadas por ele em relação ao bom atendimento. Dedicação de forma contínua garante o retorno dos compradores.

Prazo de entrega

Uma das maiores queixas em relação a uma loja online é o prazo de entrega das mercadorias. Claro que estas não têm culpa, de modo que as entregas são de responsabilidade de outras empresas. Entretanto, é frustrante ao cliente esperar tanto tempo para ter algo que já é dele.

Em uma loja física, assim que a compra é finalizada, o cliente pode ir para casa com ela em mãos. Sem contar que isso evita transtornos, já que é possível fazer trocas rápidas e sem tanta burocracia. Em alguns casos, há lojas com entregadores próprios e que se responsabilizam por uma entrega de produtos mais rápida.

Segurança

Infelizmente, o conceito de segurança se aplica a diferentes formas, dependendo do contexto. Quando se fala em compras, uma das coisas que chegam até a cabeça são fraudes via internet. É bastante fácil fazer compras com cartão de crédito, de modo que não seja necessário a senha. Isso não acontece na loja física.

Para qualquer transação presencial, é necessário que se adicione a senha no ato da compra. Em outros casos, dispositivos pessoais, como celulares ou relógios contendo os dados e assinatura do titular. Aqui existe uma segurança a mais quanto ao consumo.

Versatilidade

Na loja física existe um contato olho no olho único entre cliente e vendedor. Por meio disso, é possível fazer negociações a respeito do produto vendido, a fim de que se torne vantajoso a ambos. Isso dá abertura a formas de pagamento, de modo a flexibilizar as opções do cliente. Ele deve perceber que tudo pode favorecê-lo.

Além disso, tente investir em:

Negociações

Faça o cliente disputar por um produto para que ele se sinta importante em relação a tal. O valor da conquista dá um gosto melhor a esse comprador. Com isso, monte uma estratégia onde ele se sinta instigado a barganhar pelo preço de uma peça. Claro, nada exagerado, de modo que não possa ter prejuízos.

Fidelização

A fidelização acontece por meio de uma série de conjuntos benéfica aos clientes. Isso porque o mesmo se sente importante e seguro a retornar o local para receber o mesmo atendimento. Sem contar também que isso abre as portas para novos compradores. Certamente, esse cliente fiel falará muito bem aos demais.



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Vamos falar agora sobre benefícios de conduzir uma loja online?

Disponibilidade

Tratando-se de loja online, em disparado, notamos que a disponibilidade é um dos maiores chamarizes. Um ambiente virtual permite que o cliente tenha acesso rápido a diversas escolhas dentro de vários catálogos. Assim, sem sair de onde está, pode ter acesso ao que precisa, bem como às variedades associadas.

Cabe ressaltar que nem por isso deixará de fazer a manutenção adequada do estoque. O cuidado deve ser o mesmo de uma loja física, de modo a garantir as compras dos clientes.

Manutenção barata

Ao contrário de um ambiente físico, não existe a mesma necessidade com gastos de instalação e manutenção. Sua loja online pode ser sua própria casa, de forma a estender os recursos que já tem. Por isso, não há necessidade em pagar aluguel, energia e água extras ou segurança do local. Apenas com internet e bom gerenciamento a empresa segue.

Frisamos que esse ponto depende do estoque em que opera. Se tudo está em sua casa, com exceção do espaço, não haverá custos adicionais. Entretanto, caso a demanda aumente, talvez seja necessário transportar parte dos objetos a outro lugar.

Alcance

Uma das melhores coisas na loja virtual é que qualquer pessoa com um dispositivo conectado pode visitá-la. O alcance fica a um clique de distância, permitindo que os compradores o achem mais rapidamente. Além disso, é possível ativar ícones de identificação que avisam quando descontos ou demandas similares aparecem.

Comodidade

O único ponto físico da loja online é o endereço virtual onde está hospedada. Você enquanto vendedor pode gerenciar cada venda onde quer que esteja. Seja de casa, da rotina comum do trabalho, da viagem e até quando se locomove pelo trânsito como passageiro. Assim, qualquer lugar pode servir de ponto às suas vendas.

Preços mais baratos

Inegavelmente, a internet proporciona aos consumidores uma tabela de preços com produtos mais baratos. Dessa forma, eles se sentem mais estimulados a comprar, visto que podem economizar bastante. Você como vendedor deve se atentar a isso, fazendo:

Promoções

Sabemos que os produtos já são mais baratos por si só. Todavia, é possível lucrar mais rapidamente quando se vale de uma promoção bem construída. Por exemplo, tente ofertar uma peça extra ou brinde se o cliente atingir determinado pico de compras.

Cupons

Cupons de desconto ajudam quem precisa comprar, mas também tem de economizar. Ademais, com a dica acima, você também pode ofertar desconto na próxima compra se o cliente pagar determinado valor.

Considerações finais sobre ter loja física ou online

Na hora de abrir uma empresa, é imprescindível saber se ela será uma loja física ou loja online. Tudo depende da dinâmica de trabalho que pretende adotar e como isso impacta em sua vida. Sendo assim, veja a melhor maneira de se dedicar e decida por um desses caminhos.

Independente de qual escolher, faça o possível para registrar sua marca. O seu empenho constante viabilizará o crescimento do negócio de modo que você se torne parceiro dos clientes. Assim, eles sempre terão um lugar de confiança para comprar e você manterá sua clientela fiel.

Para se manter antenado em assuntos que ajudem o seu negócio a alavancar, continue acompanhando o Negócios & Carreiras. Através de nós, você tem acesso contínuo aos melhores materiais se tratando de empreendimento. Com nossa ajuda, seu empreendimento pode assumir a forma que tanto deseja, seja em uma loja física ou online.


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