Investimento de baixo risco? Tudo que você precisa saber

Muitas pessoas acham que estão no lucro quando começam o mês com dinheiro na conta. Isso porque boa parte do seu salário é subtraído pelas dívidas que precisam ser pagas e nem sempre sobra alguma coisa. Assim, elas guardam os recursos excedentes a sete chaves, sem saber que elas podem fazer um investimento de baixo risco.

Benefícios do investimento

É necessário que essas pessoas saibam que a cultura de guardar dinheiro não é mais tão vantajosa. Claro que é importante poupar uma parcela do seu salário para projetos futuros! Mas parar por aí não é muito inteligente.

Poupança

Antigamente, as pessoas colocavam as suas economias debaixo do colchão e conseguiam juntar recursos para comprar alguma coisa importante para elas. Com o tempo, as coisas se modernizaram e, graças à tecnologia, agora é possível utilizar a poupança para guardar o seu dinheiro.

Hoje em dia, esse procedimento é considerado pelas pessoas mais vantajoso do que guardar dinheiro em casa. Isso porque quem investe na poupança pode contar com o rendimento mensal da caderneta. No entanto, você pode fazer melhor do que isso tendo em vista que colocar dinheiro na poupança pode te trazer prejuízos.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Se você acreditou que isso jamais pudesse acontecer, saiba que você está enganado. Imagine que você colocou uma quantia de dinheiro na caderneta pensando em comprar um produto com ele. Pode ser que, depois de um tempo, essa soma já não seja suficiente para fazer essa compra já que a inflação pode subir.

O dinheiro pode ser insuficiente mesmo acrescentando o rendimento da poupança a essa quantia. Isso porque o valor que você receberá a mais é muito pequeno. Muitas opções de investimentos tem rendimento muito maior que o da poupança sem deixar de ter uma alta liquidez. Ou seja, você poderá resgatar o seu dinheiro em pouquíssimo tempo.

Apesar dos investimentos oferecerem grandes benefícios para as pessoas, muita gente tem medo de aplicar o seu dinheiro porque pensam que podem perdê-lo com facilidade. É importante que elas saibam, no entanto, que também há como investir de forma segura (ainda que os investimentos de alto risco tenham uma rentabilidade muito maior).

Assim sendo, não há mais desculpas para não investir. Cabe a você descobrir como aplicar o seu dinheiro de forma segura e tranquila. Para te ajudar, nós te apresentaremos algumas opções de investimento pouco arriscados.

Como fazer investimento de baixo risco

Aplique no Tesouro Direto Selic

Essa é uma das formas mais seguras de investimento. Isso porque quem aplica o seu dinheiro no Tesouro Direto Selic está emprestando dinheiro para o governo para receber de volta esse valor com juros.

Se você não está muito certo de que esse é um procedimento seguro de ser feito, estamos aqui para te tranquilizar. Não é necessário se preocupar com as chances de o Estado te dar um calote. Nós podemos te garantir que a probabilidade de isso acontecer é muito pequena.

Quando o governo percebe que não tem condições de pagar as suas dívidas, ele faz uso de recursos para conseguir mais dinheiro. Um dos métodos utilizados é o aumento dos impostos. Claro que sempre existe a possibilidade do Brasil ficar numa situação muito complicada a ponto de ele não conseguir pagar as suas dívidas.

Ainda assim, isso não acontecerá com tanta facilidade e rapidez. O país teria que estar num caos muito grande e as instituições financeiras do país já teriam que ter quebrado, por exemplo. Assim sendo, como isso não acontece de um dia pro outro, fique tranquilo que essa forma de investimento é bem segura.

Outro benefício do Tesouro Direto Selic é a sua liquidez, a qual é diária. Por essa razão, seu dinheiro pode ser resgatado quando você precisar dele. Ainda assim, é melhor postergar a retirada desse valor o máximo possível.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Agora que você sabe que essa forma de investimento é segura, nós vamos te explicar o que você deve fazer para aplicar o seu dinheiro no Tesouro Selic.

Primeiramente, será necessário que você abra uma conta em uma corretora. Depois disso, você deve acessar a plataforma dessa corretora e comprar o título que você deseja. Fazendo isso, você terá realizado o seu investimento.

Invista no CDB

É muito fácil entender o que significa investir no CDB. Enquanto, ao investir no Tesouro Direto, você empresta dinheiro para o governo, no Certificado de Depósito Bancário, você concede esse valor para instituições privadas.

O CDB também é considerado um investimento de baixo risco porque as possibilidades de um banco confiável quebrar são pequenas. Contudo, se isso acontecer, você ainda terá a possibilidade de receber o seu dinheiro de volta pelo Fundo Garantidor de Crédito (se o valor não ultrapassar duzentos e cinquenta mil reais).

Ainda é possível listar outros benefícios. A rentabilidade do CDB é mais alta que a da poupança e fica ainda maior quando o investimento que você fizer for de longo prazo. Além disso, as taxas ficam ainda melhores quando você compra títulos em bancos pequenos.

Quanto à liquidez desse tipo de investimento, ela pode variar. Há opções de CDBs que têm liquidez diária, mas também há alternativas que têm prazo de vencimento. Assim sendo, vale a pena pesquisar qual é a melhor opção de CDB para você. Depois disso, você estará pronto para comprar o título mais interessante para o seu caso.

Outras opções de investimento

Você ainda pode aplicar o seu dinheiro de outras formas. A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) é uma forma de investimento em que você empresta o seu dinheiro para o mercado de imóveis. A sua rentabilidade é maior que a do CDB, porém a sua liquidez não é diária. Ademais, ela também é garantida pelo FGC.

Também podemos falar da Letra de Câmbio, que consiste em um empréstimo de dinheiro para financeiras. Apesar de ela não possuir liquidez diária, ela também é uma excelente opção por oferecer uma boa rentabilidade e ser assegurada pelo FGC.

Considerações finais: Investimento de baixo risco

Como você pode ver, existem boas opções de investimentos menos arriscados para você escolher. As operações que apresentamos não são nada complicadas e te oferecem muitos benefícios. É importante lembrar que o FGC só cobre valores até duzentos e cinquenta mil reais. Operações acima dessa quantia são mais arriscadas.

Assim sendo, nós esperamos que você se sinta motivado a tirar o seu dinheiro da poupança a fim de ver as suas economias aumentarem com o tempo! Você vai ver como fazer um investimento de baixo risco vai fazer diferença para a suas finanças no futuro! Escolha a melhor opção de investimento para você e mãos à obra! Para saber mais sobre finanças e o mercado de eventos, continue acompanhando nossos artigos!


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Redação N&C

O Negócios & Carreiras é uma revista eletrônica com conteúdo de qualidade e atualizado, para desenvolvimento de pessoas e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + dois =