A importância do RH nas organizações

Atualmente, a forma como é vista a gestão de pessoas pelas organizações vem sofrendo profundas transformações, sendo esta dada pelas mudanças no mundo do trabalho, onde a mudança na comunicação entre profissionais e organizações sofrem também mudanças significativas.

Neste contexto, a valorização no conceito retenção e engajamento do colaborador, o zelo pela imagem da empresa e a motivação de modo a alcançar resultados significativos, tem início na gestão de pessoas.

Assim, independentemente de seu porte hoje é primordial que a empresa utilize ações estruturadas de gestão de pessoas, podendo contar com uma consultoria especializada  neste papel, de modo a agregar valor, supervisionar, gerenciar e motivar colaboradores, proporcionando uma comunicação aberta entre colaboradores e empresa, refletindo consequentemente em seu crescimento, diz Luciana.

Contudo, implantar a gestão de RH na organização independente de seu porte, é fundamental e esta exige uma análise muito ampliada de toda a organização e do ambiente, afim de elaborar um plano de ação mais adequado, através de um diagnóstico, interno e externo. Este diagnóstico pode ser feito internamente ou de preferência com o acompanhamento de uma consultoria. Se a empresa não quer manter o departamento internamente, ela pode terceirizar o serviço.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Nesse sentido, o Grupo Elemento RH possui um time de profissionais preparados no auxílio das organizações e para a maximização de seus resultados, onde todas as soluções são focadas no colaborador primeiramente, para que ele se identifique com os objetivos, valores e missão da organização e se deem o melhor de si no desempenho de suas tarefas, aliando sempre os mais altos níveis de qualidade.

Desse modo, quando a área de gestão de pessoas é devidamente reconhecida pelo gestor e implantada, ela se torna capaz de desenvolver tanto as pessoas como profissionais, tornando a empresa mais competitiva e diferenciada perante a concorrência, ressalta Luciana.

No entanto, o reconhecimento do valor das pessoas na empresa, principalmente em tempos de transformações econômicas, é primordial, além de que as empresas não crescem sozinhas, elas são feitas por pessoas. São seus colaboradores que estão por trás de todo bom resultado, e estes precisam ser desenvolvidos e despertados, aonde o RH precisa ser visto como um parceiro estratégico do negócio, tomando decisões junto com as demais áreas e, assim, estando cada vez mais presente e cada vez mais exercendo um papel de influência.

Diante disso, em linhas gerais é necessário focar em questões de grande importância como unir, integrar, valorizar, treinar, capacitar, inovar, gerar valor e, acima de tudo, respeitar os seres humanos, afim de desperta-los e desenvolve-los em sua potencialidade máxima, afim de proporcionar melhoria nos resultados quanto a níveis de produtividade, de forma a garantir o sucesso da empresa.

Portanto, um novo perfil no que condiz á gestão de pessoas surge então, sendo essencial que a organização tenha visão estratégica e invista no capital humano, aumento, por conseguinte o engajamento, a motivação e a produtividade, onde a organização que realiza esse investimento obterá muito mais retorno.

Gostou deste artigo? Quer contribuir com mais alguma informação? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Luciana Ferreira

Luciana Ferreira

Luciana Ferreira, é Coach de profissionais que estão em busca de novas trilhas na carreira, Presidente do grupo Elemento RH formado pela Elemento RH e Canal de Talentos, Administradora de empresas, com especialização em gestão de pessoas e em gestão pública, embaixadora da rede internacional de negócios Mulheres que decidem, Diretora do Grupo de estudos no município de São carlos e membro do conselho deliberativo da ABRH, colunista em portais como Yes Marília, Ideiando, Clube do administrador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *