Home > Gestão de Processos > Gestão por processos na área de vendas

Gestão por processos na área de vendas

Qual seria o caminho para garantir que seu negócio e suas vendas sejam um sucesso? Em que etapas é preciso se concentrar para que a sua equipe de vendas alcance os resultados esperados? A resposta para essas e outras questões não podem ser obtidas sem partir de uma ideia básica de organização e documentação das informações e dados da sua empresa. Acreditamos não ser possível ter velocidade e qualidade no atendimento ao cliente sem uma gestão por processos na área comercial, isto é, ferramentas capaz de “colocar no papel” quais os passos e procedimentos para garantir a venda.

A gestão de processos nos ensina como mapear processos usando fluxogramas e descrição de atividades, detalhando cada etapa do fluxograma, quem faz a atividade, quais tarefas integram cada etapa etc. Para redesenhar um processo, é preciso primeiro fazer o desenho atual (colocando no papel o que está só na cabeça das pessoas) e, depois, ver os gaps (ou falhas), propondo um desenho novo, mais produtivo e racional. O líder não deve fazer isso sozinho, pois poderá ser um desenho falho e que a equipe não tomará como seu. O importante é haver um processo compartilhado na análise, no redesenho e na implementação.

Qual a importância de implementar gestão por processos na área de vendas (melhoria da produtividade, maior controle, maior garantia de qualidade ao cliente…)? Dê um exemplo de grandes etapas de um processo de vendas.

Um processo de vendas bem sucedido não é simplesmente uma questão de sorte. Vender exige um esforço contínuo, e planejar o processo de vendas é fundamental para obter o sucesso. E o planejamento de vendas possivelmente seja um dos assuntos mais discutidos e com menos consenso da área.

Quem trabalha com uma equipe de vendas sabe que o delineamento das etapas do caminho que a equipe deve seguir permite, além do controle e da precisão de informações, também um alinhamento de comunicação. Portanto, é importante fazer as alterações necessárias para a equipe e modelo de negócio.

Muito já foi dito sobre a capacidade e aptidão que algumas empresas ou pessoas têm de gerenciar processos ou equipes. No caso de vendas, essa capacidade se soma à coragem e à inteligência, que na maioria das vezes são a razão do sucesso de um gerente de vendas.

Quando o processo de gestão está ajustado, vemos ações acontecendo de forma harmoniosa por toda a estrutura da organização. As falhas do processo são corrigidas no tempo adequado, dirigindo as ações de modo a atingir os resultados previstos.

Quanto melhor for o processo de gestão de uma empresa, melhores serão os resultados das vendas.

Utilização de fluxogramas na gestão por processos

O fluxograma é uma das ferramentas mais usadas por quem busca analisar e redesenhar um processo de trabalho, já que apresenta vantagens que facilitam o desenvolvimento. Eles são capazes de ajudar inclusive em áreas como a motivação de equipes, pois informam de uma só vez exatamente quais tarefas devem ser desempenhadas.

Através dos fluxogramas é possível visualizar quais operações são realizadas, onde e quem realiza essas operações, como fluem as informações, quais os recursos gastos, o volume de trabalho e o tempo de execução. Eles permitem que se tenha uma visão ampla de todo o processo e são capazes de evitar a dupla interpretação, as falhas de funcionamento e gargalos, a duplicidade de procedimentos e complexidades desnecessárias.

Muitas vezes nos deparamos com a dificuldade que os responsáveis pela gestão de processos nas empresas têm ao demonstrá-los graficamente. Mas existem alguns métodos simples para o desenvolvimento de fluxogramas que podem ser feitos com qualquer ferramenta e são bastante úteis e práticos.

Grande parte dos problemas de vendas, finanças, marketing e planejamento, na verdade, são problemas de processos. Por isso, o fluxograma é vital para as organizações.

Há diversos tipos de fluxogramas que podem ser utilizados, tudo vai depender do funcionamento da sua empresa. Conheça alguns deles:

Lista simples de tarefas ou fluxograma em sentido geral

Ele não utiliza nenhuma simbologia para identificar a operação, apenas uma estrutura sem etapas sequenciais mostrada em um gráfico. Esse fluxograma geralmente é utilizado em processos gerais, onde as pessoas compreendam sem precisar de conhecimento em simbologias. Por exemplo, pode ser uma lista de tarefas ou um roteiro de atendimento que o líder de equipe estabeleça a seus vendedores, sem detalhar muito cada passo e sem necessariamente seguir uma ordem.

Fluxograma vertical

Já o fluxograma vertical possui simbologias simples que permitem uma leitura mais técnica das etapas sequenciais. Ele é mais usado em atividades que necessitam de facilidade de leitura e não sejam complexas.

Fluxograma descritivo

Esse tipo de fluxograma descreve as atividades dentro de módulos sequenciais, ou seja, a rotina de trabalho é descrita passo a passo facilitando sua leitura e entendimento. Então, se uma das etapas do fluxograma é “visitar o cliente”, há ainda o detalhamento desta atividade, especificando o que deve ser falado ao cliente nessa visita.

Fluxograma multifuncional

O fluxograma multifuncional proporciona uma visão global do processo por meio de funções sequenciais, com inicio e fim determinados. O uso de simbologia e as múltiplas funções que envolvem o processo são as principais características desse tipo fluxograma. Trata-se do mapa mais completo para a gestão de processos.

 

O momento de implementar

Quando um processo novo é padronizado e os funcionários sabem que terão que fazer coisas que não lhe agradam, o gestor terá resistência à implantação. Por isso, antes de colocar o projeto em prática, é preciso comunicar cada setor envolvido sobre suas novas funções e responsabilidades. Se você é um líder de equipe de vendas, peça sugestões e valide os fluxogramas com a sua equipe.

Também é importante expor os benefícios da organização do trabalho e deixar claro que a intenção é que as mudanças sejam consequência do esforço deles. Assim, o gestor terá aliados para seguir em frente. É importante comunicar que vai ser trabalhoso, que o começo poderá ser difícil, mas que com o bom desempenho da equipe um novo processo de gestão irá facilitar o trabalho e gerar mais ganhos à empresa.

Para uma boa coordenação na implantação da gestão por processos, o gestor deve direcionar a equipe em relação a sua função. Ele deve ter o controle das ações dos funcionários e dar as orientações sempre que algum processo é desviado. O acompanhamento é fundamental para o alcance dos resultados.

Além disso, mapeie os relacionamentos que a área comercial tem com outras áreas: financeiro, compras, marketing, suporte, logística etc.

Redação N&C on FacebookRedação N&C on LinkedinRedação N&C on TwitterRedação N&C on Youtube
Redação N&C
O Negócios & Carreiras é uma revista eletrônica com conteúdo de qualidade e atualizado, para desenvolvimento de pessoas e empresas.

22 comments

  1. Nice blog here! Also your web site loads up fast!

    What web host are you using? Can I get your affiliate link to your host?
    I wish my website loaded up as fast as yours lol

  2. Hey are using WordPress for your site platform? I’m
    new to the blog world but I’m trying to get started and set up my own. Do you
    need any coding expertise to make your own blog? Any
    help would be greatly appreciated!

  3. hey there and thank you for your info – I have definitely picked up
    anything new from right here. I did however expertise several technical issues using this
    web site, as I experienced to reload the site lots of times previous to I could get it to load properly.

    I had been wondering if your hosting is OK?
    Not that I’m complaining, but slow loading instances times will very frequently affect your placement in google and could damage your high quality score if
    advertising and marketing with Adwords. Well I am adding this RSS to my e-mail and can look out for
    a lot more of your respective fascinating content.
    Make sure you update this again soon.

  4. It’s actually a great and useful piece of info. I am glad that you shared this useful info with us.
    Please stay us up to date like this. Thanks for sharing.

  5. This post provides clear idea for the new people of blogging, that actually how to do blogging.

  6. I am really impressed with your writing skills and also with
    the layout on your blog. Is this a paid theme or did you modify it yourself?
    Either way keep up the nice quality writing, it’s rare to see a great blog like this one today.

  7. Amazing blog! Is your theme custom made or did you
    download it from somewhere? A theme like yours with a few
    simple adjustements would really make my blog jump out.
    Please let me know where you got your theme. With thanks

  8. Hi are using WordPress for your blog platform? I’m new to the blog
    world but I’m trying to get started and set up my own. Do
    you need any html coding knowledge to make your own blog?
    Any help would be really appreciated!

  9. Its such as you read my thoughts! You seem to grasp so much about this,
    such as you wrote the ebook in it or something.

    I feel that you simply could do with a few p.c. to pressure the message home a little bit, however instead of that,
    that is great blog. A great read. I’ll certainly be back.

  10. Howdy just wanted to give you a quick heads up. The words in your
    article seem to be running off the screen in Opera.

    I’m not sure if this is a formatting issue or something to do with internet browser compatibility but I figured I’d post to let you know.
    The style and design look great though! Hope you get the
    issue fixed soon. Cheers

  11. wonderful issues altogether, you just received a new reader.
    What would you recommend about your submit that
    you just made some days ago? Any sure?

  12. Descargar facebook
    We absolutely love your blog and find nearly all of your
    post’s to be just what I’m looking for. can you offer guest writers to write content to suit your needs?
    I wouldn’t mind writing a post or elaborating on some of the subjects you write in relation to here.
    Again, awesome web site! Descargar facebook

  13. It’s the best time to make some plans for the future and it is time to be
    happy. I’ve read this post and if I could I want to suggest you some
    interesting things or tips. Maybe you can write next articles referring to this article.

    I desire to read more things about it!

  14. I do not even know the way I finished up here, but I thought
    this publish was good. I don’t recognize who you might be however definitely you’re going to a well-known blogger if you are not
    already. Cheers!

  15. Please let me know if you’re looking for a writer for your blog.
    You have some really great posts and I believe I would be a good
    asset. If you ever want to take some of the load off, I’d
    really like to write some material for your blog in exchange for a link back
    to mine. Please shoot me an email if interested. Many thanks!

  16. Descargar facebook http://twitter.com/descargar_hq descargar facebook
    I think this is among the most significant information for me.
    And i’m glad reading your article. But want to remark on few general
    things, The website style is wonderful, the articles is really
    great : D. Good job, cheers descargar facebook http://twitter.com/descargar_hq descargar facebook

  17. Hey there! I know this is kind of off-topic but I needed to ask.
    Does building a well-established blog like yours take a lot of work?
    I am brand new to writing a blog however I do write in my journal daily.
    I’d like to start a blog so I can easily share my own experience and thoughts online.

    Please let me know if you have any kind of suggestions or tips for
    new aspiring blog owners. Thankyou!

  18. Your style is so unique in comparison to other folks I’ve read
    stuff from. Thank you for posting when you have the opportunity, Guess I’ll
    just bookmark this web site.

  19. What’s up, this weekend is fastidious in favor of
    me, for the reason that this occasion i am reading this great informative article here
    at my house.

  20. Ahaa, its nice conversation concerning this piece of writing here
    at this webpage, I have read all that, so now me also commenting
    here.

  21. If you are going for most excellent contents like me, only pay a
    visit this website every day for the reason that it provides quality contents,
    thanks

  22. Excellent, what a webpage it is! This blog gives useful facts to us, keep it up.

O que você achou do artigo? Comente!

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios está marcados *

*

Scroll To Top