Gestão de Conflitos: Como transformar divergências em oportunidades?

Você já deve ter ouvido o ditado: “O pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade”, certo?

Segundo Bacal, “Os conflitos são construtivos quando melhoram a qualidade das decisões, estimulam a criatividade e inovação e encorajam interesses e a curiosidade entre membros de equipes, fornecem meios pelos quais os problemas podem ser manifestados, diminuindo tensões, e fomentam um ambiente de auto avaliação e mudança.”

Uma das mais importantes atribuições do líder, ao gerir as pessoas, é administrar os conflitos interpessoais, decorrentes dos diferentes valores e atitudes dos seus liderados. Diferentemente do que se pensava até agora, a verdade é que a existência destes conflitos é prova da competência da equipe, uma vez que demostra a incapacidade de acomodação e a busca por melhorias.

Grandes líderes utilizam os conflitos como ferramentas de desenvolvimento e crescimento, tanto pessoal quanto organizacional. E você, como lida com isto?



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O objetivo deste texto é sugerir um passo a passo para que você assuma o controle da situação e da sua equipe e transforme cada desafio em oportunidade de crescimento. 

1. Diálogo: propague e estimule a política de portas abertas, a fim de que todo e qualquer feedback da sua equipe chegue a você. Mantenha-se próximo da sua equipe, pois você deve ser, sempre, o primeiro a saber do que acontece junto ao seu time.

 

2. Identificação: fique atento as mudanças de comportamento e do clima organizacional. Vá além do que é dito. Perceba!

 

3. Preparação: uma vez que você tenha percebido um conflito ou quebra de harmonia, investigue a situação. Busque, imediatamente, fatos que possam ajudar-lhe a entender a situação, mantendo-se livre de julgamentos e emoções. Lembre-se de que a sua função é a de conciliação e, para tal, é fundamental que entenda, exatamente, o que está acontecendo.

 

4. Planejamento: assim como qualquer outra reunião de feedback, defina o objetivo da intervenção e garanta que este seja relevante para ambas as partes. É fundamental que os liderados percebam o interesse genuíno do gestor, na solução do conflito e na melhoria do processo, independente de qual ele seja.

 



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5. Ação: agende uma reunião, com o objetivo claro e definido, criando um clima de respeito mútuo e interação, em um local neutro e reservado. 

Reconheça que as pessoas envolvidas têm opiniões diferentes e estimule este comportamento, evidenciando os benefícios de contar com uma equipe heterogênea. 

 

6. Incentivo: estimule os envolvidos a encontrarem a razão do conflito, através de uma comunicação espontânea e aberta. Evidencie os pontos de concordância, a fim de criar um ambiente amistoso.

 

7. Solução: encoraje os liderados a chegarem a melhor decisão, através do uso de perguntas poderosas (no meu artigo sobre ferramentas de coaching, eu detalho o uso desta ferramenta e saliento que todos temos respostas para os nossos problemas).

 

8. Acordo: após chegarem a um senso comum, quanto as ações a serem tomadas, estabeleça um acordo, relendo o que foi definido e propondo uma data para a revisão.

 

9. Agradeça e encoraje: deixe claro o quanto a participação dos colaboradores foi importante e saliente os impactos positivos desta atitude, tanto nas suas carreiras quanto na organização. 

 

Use e abuse da premissa “não deixe para amanhã o que você DEVE fazer imediatamente. ”

 

Conforme venho falando, semana a semana, criar e administrar uma equipe de sucesso depende apenas de você.

 

Portanto, não perca nenhuma oportunidade de fazer a diferença nas vidas das pessoas que trabalham com você e entregam suas carreiras e vidas profissionais nas suas mãos.

 

O que te impede, agora, de resolver aquelas pendências que você “empurrou para baixo do tapete”?. 

Espero que, depois de ler este artigo, não falte mais nada.

 

Na minha civilização, aquele que é diferente de mim não me empobrece; me enriquece. ” (Saint-Exupéry)

 

Uma excelente semana e até quarta!

 


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Nathali Teixeira Lopes Kafski

- Positive, Pessoal and Professional Coach, na empresa Up2you Coaching e Desenvolvimento Humano. - Membro da Sociedade Brasileira de Coaching. - Quinze anos de sólida experiência em gestão e desenvolvimento de equipes de alta performance, em empresas multinacionais de grande porte. - Alto potencial de trabalho em coordenação e execução de projetos. - Hábil em contratar, desenvolver e motivar equipes vencedoras. - Êxito em criação, implementação e acompanhamento de planejamento estratégico. - Facilidade de adaptação aos diferentes cenários, perfis de equipes e ramos de atuação. - Espírito de equipe, dinamismo e excelente relacionamento interpessoal complementam o perfil. Certificações: - Wellness and Positive Coaching® (SBC) - 2015 - Personal and Professional Coaching® (SBC) - 2015 - Leader as a Coach (Association For Coaching) - 2015

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