Gestão de Carreira: Desenvolva sucessores com a técnica 5W2H!!!

Segundo Peter Drucker “Não há nada tão inútil quanto fazer eficientemente o que não deveria ser feito”. Mas qual é a melhor forma de não cometermos este erro?

No último artigo, falei sobre a importância da gestão das carreiras dos nossos colaboradores, como diferencial estratégico para a retenção de talentos. Eu apresentei a matriz SWOT, como uma ferramenta de diagnóstico e mapeamento dos seus liderados.

Espero que você tenha gostado do aquecimento e tenha tido a oportunidade de colocar este plano em prática. Embora esta ferramenta tenha possibilitado a você e ao seu colaborador uma análise bastante rica, é sabido que de nada adianta termos levantado os pontos fortes, oportunidades, fraquezas e ameaças, se não definirmos um plano de ação a altura.

Partindo disto, darei algumas dicas sobre a construção de um plano de ação efetivo, para que você, através das análises já realizadas, esteja a mais um passo rumo ao plano de carreira da sua equipe e a construção do time dos seus sonhos.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Pronto para começar?

O modelo mais utilizado para a construção de plano de ação é o 5W2H. Através desta técnica, é possível definir uma maneira clara e objetiva de listar cada uma das ações e acompanhar a forma como ela será executada.

Preste atenção no passo a passo, a ser conduzido, junto a cada membro da sua equipe, em uma reunião individual.

 Lembre-se de o plano de ação correto direcionará o seu funcionário a qualquer objetivo, pois tudo é possível quando sabe-se o que se quer e tem-se a clareza quanto ao que é necessário ser feito!

     I.        What (O que) – Definam o que será feito;

    II.        Who (Quem) – Indiquem o responsável pela ação;

   III.        When (Quando) – Determinem os prazos para a realização de cada tarefa/ação;

   IV.        Where (Onde) – Citem onde será feita cada ação;

    V.        Why (Por que) – Reflitam sobre a importância da execução da atividade e o motivo para que esta ação seja concluída;



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



   VI.        How (Como) – Mencionem a forma como será feito;

 VII.        How much (Quanto) – Levantem os custos para a realização desta atividade.

Além disso, sugiro incluir a coluna “Status” para que vocês acompanhem cada uma das ações e vão incluindo os respectivos “updates”, a cada reunião de planejamento de carreira.

É importante que, durante o desenvolvimento deste exercício, você estimule o seu colaborador a: aprofundar o conhecimento sobre si mesmo; ser o mais honesto e transparente e, principalmente, permitir-se ser surpreendido com a quantidade de forças e oportunidades que tem e que irão auxiliá-lo a atingir todo e qualquer objetivo que puder imaginar!

Sem dúvida, se bem executado, este exercício será o começo de uma brilhante e consistente trajetória, rumo à potencialização, desenvolvimento e evolução do seu time.

Espero ter contribuído para que você assuma a responsabilidade sobre a gestão da sua equipe e sinta-se ainda mais engajado para tornar-se a melhor versão de si mesmo, enquanto líder.

Obrigada pelo tempo investido e até o próximo artigo.

 


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Nathali Teixeira Lopes Kafski

- Positive, Pessoal and Professional Coach, na empresa Up2you Coaching e Desenvolvimento Humano. - Membro da Sociedade Brasileira de Coaching. - Quinze anos de sólida experiência em gestão e desenvolvimento de equipes de alta performance, em empresas multinacionais de grande porte. - Alto potencial de trabalho em coordenação e execução de projetos. - Hábil em contratar, desenvolver e motivar equipes vencedoras. - Êxito em criação, implementação e acompanhamento de planejamento estratégico. - Facilidade de adaptação aos diferentes cenários, perfis de equipes e ramos de atuação. - Espírito de equipe, dinamismo e excelente relacionamento interpessoal complementam o perfil. Certificações: - Wellness and Positive Coaching® (SBC) - 2015 - Personal and Professional Coaching® (SBC) - 2015 - Leader as a Coach (Association For Coaching) - 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *