Home > Carreiras > Futuro do trabalho: tudo o que você precisa saber

Futuro do trabalho: tudo o que você precisa saber

A cada dia, mudanças estruturais no mundo dos negócios vêm acontecendo, afetando de forma radical o mundo do trabalho, desde a forma em que é realizado, as expectativas dos profissionais, as competências necessárias e as relações que se estabelecem.

Neste contexto, diversas profissões com conteúdo inovador são criadas a todo momento, com vista a acompanhar as rápidas mudanças provocadas pelo rápido avanço da tecnologia.

Assim, para compreender como o trabalho irá evoluir e de que forma essa evolução afetará o mundo dos negócios, uma pesquisa realizada pela FGV e PWC mostrou que 73% do mundo do trabalho, serão afetados pela escassez de profissionais com competências essenciais para execução da estratégia organizacional.

Ainda, um estudo realizado pelo World Economic Fórum Outlook on the Global Agenda 2015 apontou questões no mínimo intrigantes para o futuro do trabalho. Segundo o estudo:

  1. O tempo médio em um mesmo emprego irá cair;
  2. O número de transições de carreira irá aumentar;
  3. A tecnologia e a automação terão cada vez mais um forte impacto sobre o emprego e na forma de realizar o trabalho;
  4. Será preciso repensar o contrato pessoal.

Sei que parece confuso, onde quando se observam carreiras e profissões, tem-se a sensação de que tudo que era sólido agora se desmancha no ar perante a essas novas tendências; ou a tecnologia, força capaz de abalar indústrias e desestruturar trajetórias. Perante a essas inúmeras opções abertas pela tecnologia e seus desdobramentos, em que as transformações do mundo do trabalho, está na capacidade criativa dos profissionais, e na habilidade de transformar através da união de mente + trabalho + dados.

Diante dessas tendências, onde alteram-se as expectativas, os valores, a forma de trabalho e as atitudes, aumentam-se os desafios; e afim de atender a essas mudanças, é necessário que o profissional esteja atento, conectados e prontos para reinventar-se afim de manter sua empregabilidade. Portanto, a regra é bastante clara:

Postura profissional – para acompanhar a isso tudo procure aprender diariamente, e desenvolva-se constantemente suas competências estando atento à evolução de tendências que determinarão as demandas por profissionais no futuro.

Carreira portfólio – Com essas novas tendências o profissional é dono de si mesmo, gerenciando diferentes atividades e projetos, consequentemente gerando ansiedade e frustração. O relatório da Future Work Skill 2020, revela que as novas habilidades acompanhadas pelas tendências do futuro serão: Pense making (criação de sentido); inteligência social; alfabetização em novas mídias; pensamento computacional; cognitive load management (gerenciamento de carga cognitiva); design mindset (mentalidade de design); cross cultural competency (competência para lidar com relações culturais diversas) e colaboração virtual.

Empreendedores – Procure estar sempre atentos a inovações tecnológicas, novos recursos e novas tendências que podem redirecionar o rumo dos seus negócios.

De forma geral, a noção de empregabilidade se interconecta com o conceito de empreendedorismo, na medida em que profissionais de todos os níveis devem procurar estar mais bem preparados para enfrentar o mercado de trabalho e suas mutações, pressupondo uma postura proativa. Quais estratégias você tem utilizado para melhorar o desempenho profissional e de sua equipe? Como você tem se preparado para estas mudanças? Qual foi a última vez em que fez algo pela primeira vez, em que voltou a ser criança?

Entretanto, nota-se que o crescimento de trabalhos home office são sinais do início dessas mudanças, acompanhada pela nova geração que vai chegar ao comando das empresas, com uma presença feminina cada vez maior, colocando em xeque antigos dogmas. Vivemos em um admirável mundo novo só que muito longe do frio, previsível e imutável mundo inventado, onde a busca pelo autoconhecimento é uma tendência natural, em que atualmente já existem pessoas em busca de realização profissional, esgotando-se a cada dia a relação entre empresas e profissionais.

Colocadas aqui as tendências, tenho a certeza de que você leitor já tem sentido os impactos dessa mudança no dia a dia, e acredito que organiza-las, mapeando-se permanentemente as tendências e se preparar para o futuro do trabalho, olhando primeiro para dentro de si, buscando inspirações e ideias, que conectem-se com seus propósitos e montem sua história e seu quebra cabeças ideal para conta-la daqui há 40 anos a si mesmo, mas simplesmente tentar, ou melhor, experimentar, com certeza irá lhe preparar melhor pra o futuro que está por vir e depende das suas escolhas de hoje.

Luciana Ferreira
Luciana Ferreira, é Coach de profissionais que estão em busca de novas trilhas na carreira, Presidente do grupo Elemento RH formado pela Elemento RH e Canal de Talentos, Administradora de empresas, com especialização em gestão de pessoas e em gestão pública, embaixadora da rede internacional de negócios Mulheres que decidem, Diretora do Grupo de estudos no município de São carlos e membro do conselho deliberativo da ABRH, colunista em portais como Yes Marília, Ideiando, Clube do administrador.

O que você achou do artigo? Comente!

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios está marcados *

*

Scroll To Top