Foco produtivo em 7 passos: método simples para alta performance

Como ter mais foco produtivo e melhor resultados por meio de técnicas simples? Quais os passos usar para obter alta performance?

Pensando na atividade e desafios profissionais, o que pode ser feito para ter e manter foco e, ao mesmo tempo, realizar a gestão de todas as adversidades, imprevisibilidade e novas demandas que surgem?

Para toda ação de sucesso, existe um componente comum e que faz toda a diferença quando pensamos em resultados e eficácia com otimização de tempo e de recursos. Qual é o segredo?

Simples! Ele leva no nome a objetividade e a simplicidade: chama-se foco. A Programação Neurolinguística estuda os padrões mentais e emocionais de profissionais que tem excelência e geram resultados. Todos eles, independente do perfil ou do segmento de atuação, apresentam a capacidade de ter e manter o foco em diversas situações.

Pensando na atividade e desafios profissionais, o que pode ser feito para ter e manter foco e, ao mesmo tempo, realizar a gestão de todas as adversidades, imprevisibilidade e novas demandas que surgem?



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

O foco pode ser muito simples, basta saber exatamente o que se quer e quanto o resultado é importante para a empresa e para sua carreira. Essa relação é direta. Naturalmente, existe uma ligação entre a função que você ocupa e a meta alcançada, que reflete automaticamente no resultado final da empresa.

Um dos fatores que limitam um profissional a determinar o foco, é considerar que a concentração só é viável através da sorte ou com muito esforço!

O profissional se desgasta quando deixa de determinar qual será o foco. Mas ele pode mudar essa realidade, a partir do momento que decide. Dessa forma, vai conseguir proporcionar o resultado esperado pela empresa e, na sequência, para a sua carreira. Afinal sabemos que todos têm foco!

Quando algum profissional nos procura e diz que sua carreira está estagnada, ou que está sendo pouco utilizado ou valorizado na empresa, a primeira pergunta que fazemos é: onde está o seu foco?

Para ter sucesso na carreira e na vida, o importante é saber utilizar o seu foco!

Muitas pessoas utilizam o foco de forma pouco produtiva, por desfocar do objetivo corporativo com facilidade, o que acontece?

Simples, quando queremos alcançar um objetivo é preciso canalizar a atenção e deixar de lado outros assuntos. Esse comportamento se transforma em um compromisso que vai gerar resultado. Essa situação pode transmitir certa tensão, fazendo com que alguns profissionais evitem colocar o foco no objetivo buscando responsabilizar o meio para o seu insucesso.

Outro dia, recebi uma pesquisa que levantava o tempo em que as pessoas, no ambiente profissional, utilizam verdadeiramente para manter o foco no que é importante. O estudo apontava que muito do tempo é desperdiçado com outras atividades, que são pouco relevantes para os objetivos. A pesquisa mostrava o foco presente na internet, em ligações pessoais, em atividades menos relevantes ou em conversa nos corredores que estavam desalinhadas ao objetivo.

Quando você mantém a meta, e faz todas as etapas para alcançá-la, o grande segredo da sua conquista é ter foco para seguir e perceber as oportunidades durante a sua jornada.

O foco fornece flexibilidade para um profissional, pois como tem claro o que quer e o como chegar, poderá fazer ajustes, ser maleável e inspirar mais pessoas a partir dos resultados.

Foco: É possível fazer isso de forma simples!

Ainda em Harvard, a professora Francesca Gino, em parceria com dois outros professores, da Harvard Business School, estuda o impacto das palavras e como elas ajudam na construção de soluções, criatividade e em como ter foco.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE

Seja Psicanalista. Curso 100% Online.

Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise.

SAIBA MAIS

As palavras são úteis no como direcionar o foco!

Quando definimos que “devemos fazer algo” essa meta será pouco estimulante, porque entra no cérebro como uma limitação, e logo o desejo de mudar o foco acontecerá.

Quando você estrutura uma meta colocando: como eu posso fazer?

A palavra escolhida abre a mente para múltiplas possibilidades, e ofertar a liberdade de escolha automaticamente estimula o foco na atividade em questão.

Quer ter mais foco?

1. Defina sua meta em várias etapas, isso garante maior foco.

2. Construa, para cada etapa, um ganho visível e relevante, assim quando finalizar cada uma das etapas, tem uma evidência.

3. Utilize palavras que geram autonomia na sua meta e para o seu foco. Substituta o devo, preciso e tenho, por palavras de maturidade: quero, posso e vou fazer.

4. Avalie o que te mantém com vontade de prosseguir e o que parece te distrair. Identifique qual é o foco quando prossegue e qual é o foco quando se distrai.

5. Compartilhar os resultados é uma boa estratégia para estimular cada vez mais esse foco.

6. Nossa mente presta atenção em algo durante 45 minutos, solicitando uma pequena pausa. Sabendo disso, você pode construir pausas que coloquem a atenção em assuntos que distraem a mente durante cinco minutos. Essa prática oxigena a mente e gera um foco e motivações maiores.

7. Muitos estudos estão sendo feitos sobre meditação. Meditar significa deixar a mente livre. Podemos fazer isso com a respiração. Pesquisas apontam que 10 minutos de manhã focados na sua respiração, em uma música, ou uma imagem que te agrade pode aumentar seu foco!

Vale experimentar!

Bom FOCO!


Curso de Psicanálise

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *