Ferramentas de Marketing e Vendas: PDCA

PDCA Aplicado a Gestão de Marketing e Vendas

Ferramentas de Gestão de Marketing e Vendas - O ciclo PDCA sem dúvida é uma das mais antigas ferramentas de gestão, e que muita gente ainda não sabe usar

O ciclo PDCA sem dúvida é uma das mais antigas ferramentas de gestão, e que muita gente ainda não sabe usar.

O conceito de PDCA baseia-se no método científico, desenvolvido a partir do trabalho de Francis Bacon. Mais foi W. Edwards Deming, que é considerado por muitos como o pai do controle de qualidade moderno, que popularizou o ciclo PDCA.

Em se tratando de Gestão de Marketing e Vendas, muita gente nunca ouviu falar dessa ferramenta, portanto nesse artigo falaremos sobre o que se trata, e também de alguns usos para o ciclo PDCA no departamento comercial.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Em todo e qualquer situação que é preciso definir o que fazer, o ciclo PDCA poderá ser utilizado, em se tratando de gestão de marketing e vendas podemos aplica-lo em:

  • Plano de marketing e vendas;
  • Estratégia de mapeamento e definição de nicho;
  • Em reuniões para definição de táticas e estratégias;
  • Negociação com o cliente;
  • Estratégia competitiva entre concorrentes;
  • Lançamento de produtos;
  • Exclusão de produtos de portfólio;
  • Desenvolvimento de produtos;
  • Implantação de um novo modelo de gestão comercial.

O Conceito do Ciclo PDCA

PDCA - Plan, Dock, Check, Action no site www.negociosecarreiras.com.br no artigo ferramentas de gestão de Marketing e Vendas: PDCA de Leovando Galvão

O ciclo PDCA é dividido em quatro partes, na verdade como já dissemos PDCA é um método cientifico para se planejar e aplicar um plano.

Cada letra representa da sigla PDCA representa uma parte do ciclo, Plan=Planejamento, DO=Fazer/executar, Check Checagem/Verificação e ACT= Ação/Padronização.

 

Plan (Planejamento)

plan-PDCA

É a primeira parte do ciclo, onde deve utilizar o método do Brainstorming para levantar as ideias ou problemas referentes ao projeto de criação ou melhoria no departamento.

O gestor de marketing e vendas pode definir sozinho ou em grupo, sem dúvidas a mais bônus do que ônus quando se trabalha em equipe para se desenvolver um projeto de melhoria ou remodelagem.

Se tem algo para ser mudado ou melhorado, é nessa etapa que deve ser buscado o conhecimento necessário para que possa criar o plano de melhoria.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Respondendo às perguntas: O que? Porque? Onde? Como? Quando e Quanto? pode se ter um belo Plano de Ação para qualquer assunto que se quer melhorar ou ajustar em seu departamento comercial.

Do (Fazer, Execução)

PDCA – Do (Fazer, Execução)

Se levantou as informações necessárias e definiu, o que? Porque? Onde? Como? Quando e Quanto? é hora de pôr em prática o que foi definido.

O papel do gestor aqui além de dividir as tarefas, é acompanhar para verificar se o que foi definido está mesmo sendo cumprido pelos responsáveis pelo plano.

Não adianta ter um pelo plano se não houver execução, é preciso planejar, mais também é preciso agir para que as transformações aconteçam efetivamente.

PDCA – Check (Checagem, Verificação)

check-PDCA

Reuniões de acompanhamento devem ser realizadas durante o processo de execução, para que o gestor possa ajudar aqueles que estão atrasados, ou disponibilizar recursos para que o plano seja cumprido.

É essencial que durante o plano haja a interação e a checagem constante, juntamente com cobranças de resultado e disponibilização de ajuda e recursos para os membros do projeto.

Act (Ação/Padronização)

padrão-PDCA

E aí como foi o resultado? O projeto deu certo? Não? O que aconteceu? Porque deu errado? Falta o que?

Volte novamente na parte do planejamento corrija os erros e rode o ciclo novamente.

O resultado foi o esperado? Ótimo! É hora de criar um procedimento e treinar todos os envolvidos para que se mantenha esse resultado constante.

Se agora já sabe o caminho, não saia dele, a não ser que seja para testar novas alternativas que podem alavancar o resultado novamente.

O pensamento PDCA – A Visão de Ciclo do Processo de Gestão

Mentalidade do ciclo PDCA

Sem dúvida essa visão de gestão por ciclos é uma das coisas mais importantes para um gestor ter em mente. Tudo deve ser planejado, executado, verificado e padronizado.

Essa ideia da gestão como um processo cíclico fará uma diferença enorme na gestão e melhoria de uma equipe de vendas.

No próximo artigo falaremos sobre outra importante ferramentas de gestão de marketing e vendas, o Plano de Ação, que deve ser realizado dentro da primeira parte do ciclo PDCA, que é a parte do planejamento.

Não esqueça, e tenha sempre em mente o Ciclo PDCA para ajustar, melhorar e criar novos processos, produtos, preços, prazos, promoções, entre outros. Dentro de tudo que se refere a gestão de Marketing e Vendas, planeje, execute, acompanhe e padronize.

Essa é a visão de gestor, diferentemente da visão do vendedor, aqui está o pulo do gato quando se quer transformar vendedores em gestores. Essa visão de ciclo de gestão, é uma das coisas que devem ser implantadas nas mentes dos vendedores para que se tornem bons gerentes.

Portanto, treine seus vendedores nessa ferramenta para que quando chegar a vez deles gerirem algo, já tenha em mente esse processo administrativo cíclico.

 

O que achou do artigo? Gostou? Deixe seu comentário abaixo que teremos um imenso prazer em responde-lo.

Acha que pode ser útil para seus amigos? Compartilhe esse artigo nas redes sociais.


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Leovando Galvão de França

Adm. de Empresas, Especialista em Gestão Empresarial, Marketing e Gestão de Pessoas. Fundador do site Meu Negócio Melhor (link) e consultor na área de implantação de Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001). Também trabalha com preparação de empresas para certificação junto ao INMETRO. Especialista em empresas de Fabricação e Manutenção de Extintores. Grande conhecimento em processos e sistemas de gestão, bem como Marketing Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *