Eu preciso de um Consultor Linguístico?

“Tenho mestrado na área de estudos de linguagem. Na minha área, é incomum haver consultores. Queria saber se haveria uma linha de consultoria que eu possa seguir, na área de ensino de português, ou comunicação, voltada para empresas ou executivos. Se for possível, o que preciso fazer para criar uma consultoria?”

Bárbara (Belo Horizonte – MG)

Olá Bárbara,

As Consultorias surgem com as especializações dos profissionais em suas áreas de atuações, quaisquer que sejam as áreas ou ramos de atividades.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Em todos os segmentos existem deficiências de capacitação dos profissionais atuantes ou falta de uma reciclagem.

Essas “lacunas de deficiências” precisam ser supridas, ou seja, profissionais não tão bem capacitados ou que necessitem de outras capacitações ou habilidades, tais quais maiores conhecimentos técnicos, uma “redação impecável” para uma melhor comunicação etc.

Nossa língua, como você bem sabe, não é uma língua muito fácil de dominar devido à sua riqueza de palavras, seus significados e complexidade, diferentemente da língua inglesa que uma palavra tem diversos significados, dependendo de sua colocação no texto e um número menor de palavras.

Infelizmente, a grande maioria das pessoas não dá o devido valor ao domínio de nossa língua, quiçá se preocupam em falar e escrever de forma correta.

Não que eu seja um especialista na língua, como você que é Mestra, também tenho minhas deficiências, mas procuro escrever e me comunicar de uma forma adequada e me corrigir constantemente.

De fato, agora sim respondendo suas questões, pouco se observa no mercado, Consultores linguísticos. Entretanto, é um campo muito bom e vasto para ser explorado devido, justamente, a notória deficiência encontrada na grande maioria dos profissionais atuantes.

Falar e escrever corretamente, de forma clara, concisa, objetiva e numa linguagem adequada para cada destinatário das mensagens é fundamental para uma perfeita compreensão do objetivo da comunicação.

Muitas pessoas acreditam que “não são responsáveis pelas pessoas que não as compreendem.”

Ledo engano! Eu sempre afirmei que o responsável pela compreensão é o comunicador, não quem recebe a comunicação.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Para facilitar o entendimento do que quero dizer, basta lembrarmos-nos de uma consulta médica, por exemplo. Se o médico for falar estritamente em termos técnicos para todos os seus pacientes, provavelmente 90% deles não entenderão absolutamente nada do que ele dirá. Da mesma forma um Advogado para seus clientes.

Enfim, altos executivos de grandes empresas também apresentam essas deficiências, além de a comunicação de muitas delas também sofrerem algumas deficiências de linguagem e redação.

O que dizer, então, dos pequenos e médios empresários e suas empresas? Basta dar uma volta por ai e perceber seus meios de comunicações, seus atendimentos pessoais, de suas equipes etc.

Além disso, existem muitos estrangeiros que imigram para o Brasil ou vem para cá para trabalhar e precisam aprender a nossa língua o mais rapidamente possível.

Enfim, o “mercado” para Consultores Linguísticos é muito vasto em todo o nosso País!

Seja em relação às deficiências pessoais dos profissionais em redações pessoais e diálogos, bem como em todas as formas de comunicações escritas ou faladas.

Para abrir uma consultoria você precisa, antes de tudo, elaborar um bom plano de negócios, onde você poderá avaliar os nichos de mercado, público-alvo, investimentos, riscos etc., e abrir uma Empresa de Prestação de Serviços.

Recomendo que contrate um Consultor para lhe auxiliar neste sentido. Quem sabe você até consiga uma permuta com ele oferecendo os seus serviços em troca dos dele.

Espero ter colaborado.

 

Abraços fraternos.


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Cleber José Ferreira

Consultor de Marketing e Vendas; Master Practiotioner em PNL Sistêmica. Autor do Livro Desperte o Vendedor Interior com Técnicas de Vendas e de Programação Neurolinguistica - PNL editado pela Qualitymark. Foi Consultor e Docente do SENAC-SP; Consultor e Docente do SESCOOP-SP. Mais de 22 anos de experiência nas áreas comercial e de marketing em empresas nacionais de pequeno e médio portes e em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal,treinamentos motivacionais e de capacitações profissionais presenciais, in company e EaD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *