O que é EndoMarketing? Saiba como aplicá-lo em seus funcionários

Independente da ideia que venda, uma empresa só prospera com a entrega genuína de seus funcionários. Eles se mostram como a principal força de trabalho da entidade e devem ser assistidos de forma correspondente. Com isso, vamos entender melhor o que é EndoMarketing e como adicioná-lo no ambiente laboral.

O que é EndoMarketing?

EndoMarketing se mostra como um conjunto de estratégias para o melhoramento das atividades internas de uma empresa. É como se construísse um Marketing voltado exclusivamente à dinâmica de trabalho. Dessa forma, se constrói uma melhor assistência entre funcionários, clientes e produtos.

O EndoMarketing assume papel extremamente importante no desenvolvimento de qualquer empreendimento. Por meio dele, estruturamos a abordagem utilizada pelos colaboradores interna e externamente. Basicamente, isso serve para que se crie os estímulos corretos à equipe e otimize sua comunicação e projeção.

Ademais, cabe ressaltar que essa estratégia de marketing serve para imprimir os reais desejos da empresa. O erro de muitas entidades é não conectar o desejo dos chefes com o trabalho realizado no local. Essa dissonância acaba confundindo o trabalho dos funcionários, que não perdoam um erro que compromete suas atividades ali dentro.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

A motivação no ambiente laboral

Infelizmente, muitos se esquecem que os funcionários são o que fazem a empresa progredir. Essa desatenção com o tempo acaba sendo percebida por eles, que recuam gradativamente em seus esforços. Se não são valorizados ali dentro, então por que darem o melhor de si? Ademais, perguntarão se vale a pena continuar nessa empresa.

Através do EndoMarketing é possível resgatar os valores direcionados aos empregados. A ideia é fazer com que se sintam parte fundamental em um projeto importante. Os mesmos precisam perceber o quanto sua força de trabalho é vital ao funcionamento do local. Isso sem contar que os resultados positivos devem sempre ficar à vista deles.

Dessa forma, a sua participação dentro do ambiente de trabalho é motivada. Tudo se torna mais acessível porque eles gostam do que fazem e como fazem. Ademais, se sentem mais livres a encontrar alternativas de otimizar suas funções ali dentro. Em suma, se trata de investir no potencial deles como trabalhadores e seres humanos.

Benefícios

A aplicação do EndoMarketing na empresa objetiva fazer um polimento das estruturas internas, no caso, as pessoas. O contato entre funcionários, patrão e público se torna mais agradável, pois é construído em cima de princípios sociais. Os primeiros são os mais afetados positivamente, de modo a entregarem o melhor de si sempre.

Tudo passa a ser visto na:

Melhora no clima da organização

Por vezes, a falta de comunicação interna acaba gerando um isolamento e estranhamento entre os colaboradores. Eles não se sentem conectados, ainda que carreguem os mesmos propósitos ali dentro. Assim que o marketing interno é implementado, eles passam a se enxergar como uma equipe de verdade.

Aumento da comunicação interna

A partir do momento em que se notam como equipe, a comunicação fica melhor trabalhada. Eles passam a reconhecerem as próprias necessidades individuais e em equipe. Isso faz com que possam contribuir entre si, de forma a se estruturarem como um grupo. Dessa forma, podem montar estratégias que melhorem o trabalho.

Produtividade

Como dito linhas acima, essa estratégia acaba refinando as qualidades pessoais de cada colaborador. Assim, eles podem aprimorar sua forma de trabalho, entregando o melhor de si em um ambiente tão pró-ativo. Isso significa que podem render mais no mesmo tempo e de maneira totalmente confortável para eles.

Os funcionários são clientes em potencial

Lembra da história onde um cliente satisfeito fala bem da empresa para uma pessoa enquanto o insatisfeito reclama para 10? De acordo com o EndoMarketing, o funcionário deve ser visto e tratado como um comprador. Com isso, é preciso que se estabeleça uma comunicação contínua das práticas equilibradas da empresa.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



O funcionário deve ser isento de qualquer confusão envolvendo a falta de comunicação entre as partes. Isso porque é muito fácil dizer para alguém refazer o trabalho, empregando o mesmo esforço em tempo hábil. O respeito aqui se dá pela entrega realizada, bem como pelo empenho administrado.

Sem contar que, de forma literal, os empregados acabam consumindo direta e indiretamente os produtos da entidade. Se eles que estão diariamente lá não acreditam na marca, o que acontecerá com os compradores externos? Por meio do exemplo dos colaboradores, desvalidarão o produto final da instituição, consequentemente sofrendo com prejuízos.

Como aplicar na empresa?

Implementar o EndoMarketing na sua empresa é como fazer uma revitalização da forma de se enxergar a força de trabalho. É preciso que se reformule a dinâmica da organização, de maneira a lapidar a interação e entrega entre as partes. Tudo isso pode ser feito a partir de medidas mais simples, como:

Ser acessível

A mudança deve vir de maneira orgânica e acessível a todos, já que cada um tem percepção única da vida. Quando nos propomos a ouvir, entendemos que há necessidades específicas que merecem atenção especial. Por isso, crie ações que façam com que os colaboradores se identifiquem e se sintam livres para trabalhar.

Há empresas que se valeram de jogos educativos personalizados, quadrinhos e cartilhas explicativas e conseguiram resultados excelentes.

Construa um plano de cargos e carreiras

Para ter resultados satisfatórios, é preciso investir na força de trabalho da equipe responsável. Dessa forma, monte um plano de carreira, evidenciando onde cada um pode chegar com base em suas habilidades. Se possível, os ajude a chegar lá. Além de facilitar o seu crescimento, eles se sentirão importantes aos olhos da empresa.

Crie ações que promovam o crescimento do grupo

Uma das formas de fazer engajamento interno é promover campanhas para a participação dos funcionários. Ainda que pareça estranho, essas atividades servem para que notem o que precisa ser mudado e proponham soluções. Há casos onde funcionários se saíram melhores do que o esperado e foram reconhecidos com uma promoção.

Considerações finais sobre o que é EndoMarketing

Além de trabalhar intensivamente o público externo, a mesma força deve ser direcionada ao interior de uma empresa. O EndoMarketing é responsável pela reimaginação do modo de trabalho, unindo funcionários a um suporte laboral dinâmico. Eles passam a dar o melhor de si e e evoluem continuamente.

Cabe ressaltar que tudo vai muito além das recompensas financeiras ou físicas a esse grupo. Isso inclui também o retorno emotivo e laboral, já que estão afiliados a uma empresa onde são valorizados. Enquanto ligados a uma instituição, um dos pontos mais reconfortantes nos empregados é saberem que podem contar com ela.

Falando em contar com uma empresa, saiba que o Negócios & Carreiras trabalha com conteúdo agregador de forma contínua para o público. Visando ajudar quem tem uma ideia na cabeça e quer botá-la no papel, trazemos conteúdo preciso sempre que necessário. A fim de promover um melhor engajamento, deixe abaixo seu comentário propondo dicas ou tirando suas dúvidas.

Assim, podemos continuar a conversa de modo enriquecedor a todos. Se para você ficou evidente o quando exercitar o EndoMarketing é importante para uma empresa, implemente esta ideia. Em seguida, quando tiver resultados, nos conte sobre eles!


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Redação N&C

O Negócios & Carreiras é uma revista eletrônica com conteúdo de qualidade e atualizado, para desenvolvimento de pessoas e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + três =