Empreendedorismo Sustentável: o que é?

Atualmente, é muito comum ver a venda de produtos com uma temática sustentável, como escovas dentais feitas de bambu e coletores menstruais para substituir os absorventes descartáveis. Você já ouviu falar sobre o Empreendedorismo Sustentável? Não? Então descubra agora como esse novo modelo de negócio funciona!

O que iniciou o Empreendedorismo Sustentável?

Com o passar dos anos, o planeta Terra foi sendo degradado pelos seres humanos e pelas muitas empresas. Por isso, alguns problemas, como o aquecimento global, começaram a acontecer.

Por conta disso, muitas organizações empresariais passaram a utilizar, como um bom marketing, a questão ambiental. Além do Empreendedorismo Sustentável como marketing, as empresas também passaram a adotar esse estilo de negócio para trabalhar e alavancar seu alcance. Isso porque, hoje, muitas pessoas adotaram um estilo de consumo menos agressivo ao planeta, como o veganismo e o minimalismo.

O que os números dizem?

Segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), 61% das pessoas entrevistadas mudariam seu estilo de vida para beneficiar o meio ambiente, enquanto 70% aceitariam pagar um preço mais alto por produtos que não impactam tanto a natureza.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

O que é Empreendedorismo Sustentável?

O empreendedorismo sustentável é caracterizado pelas empresas que adquirem medidas que combinam a preservação ambiental com avanços tecnológicos e o bem-estar das pessoas. Com isso, elas estão preocupadas com fatores sociais e ambientais.

Ou seja, o empreendedorismo sustentável é composto pelo ambiental, social e econômico. Por entender que a empresa tem um impacto no meio ambiente, esses empresários buscam fazer com que seus efeitos negativos sejam diminuídos.

Em resumo, o empreendedorismo sustentável é vender serviços e produtos buscando provocar o menor efeito negativo possível para as instâncias sociais, econômicas e ambientais.

Como isso funciona?

Para uma empresa ser considerada sustentável, não necessariamente seus produtos devem ser apenas ligados ao meio ambiente, como energia eólica ou apenas produzir canudos de aço. Algumas medidas, de certo modo, pequenas, podem ser instauradas no cotidiano da empresa. Assim, os colaboradores e a empresa em si passam a ter a ideia de que a sustentabilidade é necessária.

Para que a empresa se torne, efetivamente, sustentável, é importante que os gestores tenham essa iniciativa. Além disso, é essencial que haja uma consciência coletiva no ambiente de trabalho, para uma boa educação ambiental.

Quais os benefícios desse tipo de empreendedorismo?

Com esse modelo de negócio, todos passam a ganhar. A empresa que agrega o empreendedorismo sustentável conquista um novo reconhecimento, que está em alta na contemporaneidade. Os funcionários se sentem parte de um todo, em que juntos podem mudar e melhorar o mundo, apenas fazendo sua parte. E, além disso, o meio ambiente agradece.

Em resumo, com a clientela preferindo produtos e serviços com viés sustentável, as empresas que se encaixam nesse modelo também melhorarão seus lucros!

Como transformar sua empresa em um empreendedorismo sustentável?

Deixo aqui algumas dicas, muito úteis, para você transformar sua empresa em um negócio mais sustentável!

  1. Cuide de seus funcionários

Com seus colaboradores motivados e em desenvolvimento contínuo, sua empresa estará sempre em crescimento e atenta às novidades. Além disso, com um ambiente de trabalho leve e acolhedor, todos irão se sentir bem ao fazer parte da equipe. Com isso, ideias inovadoras e boas soluções irão surgir!



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



  1. Mantenha seus recursos atualizados

Equipamentos velhos geram prejuízo e gastos e, além de diminuir o humor de quem lida com eles, ainda faz mal para o meio ambiente. Ou seja, para transformar sua empresa em um empreendedorismo sustentável, considere manter suas máquinas atualizadas, que consomem menos energia.

Entretanto, tenha atenção: faça o descarte correto dos equipamentos antigos!

  1. Incentive a consciência coletiva

É importante que seus colaboradores tenham noção do impacto de cada ação feita dentro da empresa. Por isso, é necessário que eles aprendam sobre a necessidade da reciclagem, bom uso das folhas de papéis e de apagar as luzes quando elas não estão sendo utilizadas. Ademais, é importante, também, a conscientização sobre o uso da água.

Junto disso, apresente os objetivos da empresa com essas medidas, além dos benefícios para a organização como um todo.

  1. (Re)Crie um produto!

Já pensou em inovar algum produto ou serviço que você já tem ou oferece? Criando, a partir dele, um modelo mais sustentável? Por exemplo, os lava-jatos que começaram a utilizar água de reuso na lavagem dos carros. Ou os restaurantes que passaram a oferecer canudos de papel ao invés dos de plástico.

Converse com seus colaboradores, principalmente os estagiários, e descubra novas ideias!

Acompanhe nosso blog para se manter atualizado! Há sempre novas ideias a se descobrir que agregam muito valor para a empresa!

 

 


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − 4 =