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Emagrecimento: Utilize o Coaching e conquiste resultados duradouros!

“Não importa quantos erros você cometa ou quão devagar é seu progresso, você ainda estará à frente daqueles que não estão tentando. ” – Tony Robbins

O artigo de hoje é sobre emagrecimento, ou melhor, sobre qualidade de vida e objetivos saudáveis!

De acordo com o Coaching, o processo de emagrecimento possui 6 aspectos fundamentais.

Te interessaria saber quais são eles e como administrá-los?

Mais do que isso: Seria importante que eu compartilhasse importantes dicas de Coaching, para facilitar esse processo e te ajudar a atingir o seu objetivo?

Pronto para começar?

Decidido a utilizar essas dicas e técnicas para alcançar o peso dos seus sonhos?

Vamos lá!

 

SEIS ASPECTOS FUNDAMENTAIS PARA O PROCESSO ADEQUADO DE EMAGRECIMENTO:

1. Autoeficácia

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.” – Henry Ford

Segundo Albert Bandura, psicólogo canadense: “A autoeficácia é tida como a crença que o indivíduo tem sobre sua capacidade de realizar, com sucesso, determinada atividade. “

A autoeficácia percebida é relacionada com as crenças da pessoa em suas capacidades de exercer controle sobre seu próprio funcionamento e sobre os eventos que afetam suas vidas.

Reúne os conceitos de autoestima e autoaceitação, além das crenças fortalecedoras que você tem a respeito de si mesmo.

Ou seja, o primeiro passo para um processo de emagrecimento bem-sucedido é você acreditar que pode!

DICAS DE COACHING:

Pense em outros momentos de sua vida, nos quais você superou desafios e alcançou o seu objetivo.

Qual foi sua maior conquista na vida?

Pense nela e em todos os obstáculos que você ultrapassou para atingi-lo.

Vale pensar sobre a sua formatura, o nascimento do seu primeiro filho, a criação do seu bebê, uma promoção de carreira, o seu casamento, uma viagem planejada, uma nova amizade, a compra de móvel ou imóvel.

Não importa o que…o que importa é que você tenha alcançado!

 

E então: QUAL FOI A SUA MAIOR CONQUISTA NA VIDA?

Permita-se reviver esse momento…

 

2. Motivação

Aumentar a sua autodeterminação e encontrar a sua motivação intrínseca. Empreender um esforço continuo e não desistir, frente aos desafios.

DICAS DE COACHING:

  • Pense no que você vai ganhar quando atingir esse objetivo.
  • O que você ganhará quando perder o peso desejado?
  • O que você perde, hoje, por estar acima do peso que gostaria?
  • Com base no que você quer para o seu futuro, que benefícios a perda de peso, aliada a melhores hábitos alimentares e uma rotina de atividades físicas lhe trarão?
  • Como esta melhoria de qualidade de vida lhe auxiliará a atingir os outros objetivos, tais como: ser um pai ou mãe melhores, ter mais disposição para o trabalho e família, conquistar uma vida social mais ativa.

 Pense: QUE BENEFÍCIOS A PERDA DE PESO TE TRARÁ?

 

3. Mudança comportamental duradoura

De acordo com o Modelo Transteorético, a mudança comportamental envolve 5 estágios, a saber:

  1. Estágio I – Pré-contemplação: você não percebe a necessidade de mudar e não pensa em mudar num futuro próximo (seis meses).
  2. Estágio II – Contemplação: você quer mudar num futuro próximo, mas nutre ambivalência em relação as perdas e ganhos e não sabe como levar o processo.
  3. Estágio III – Preparação: você está pronto para entrar em ação, nos próximos 30 dias e começa a dar pequenos passos, rumo aos grandes passos que estão por vir.
  4. Estágio IV – Ação: você já mudou o seu comportamento, nos últimos seis meses, e precisa se esforçar para manter o comprometimento com a mudança.
  5. Estágio V – Manutenção: você alterou o seu comportamento, há mais de seis meses, e precisa ficar atento aos fatores que podem estimular o retorno ao comportamento anterior, tais como situações de stress ou pressão.

DICAS DE COACHING:

Neste momento, eu peço para que você avalie o seu grau de conscientização, bem como o seu nível de prontidão para entrar em ação, de acordo com o que acabou de ler.

Perceba-se: EM QUE NÍVEL DO PROCESSO VOCÊ ESTÁ, AGORA?

  • Se você está lendo este artigo, é provável que esteja no estágio II ou além dele. Certo?
  • Se você estiver no estágio I ou II, sugiro que releia os passos I e II e reforce os motivos pelos quais este processo de mudança é importante para você.
  • Se a sua mudança comportamental atingiu o nível III ou acima desse, continue lendo.

 

4. Responsabilização e planejamento

Nesse ponto, o objetivo é aumentar a sua responsabilidade e controle sobre a sua própria vida e gerar maior comprometimento para entrar em ação.

DICAS DE COACHING:

  • Defina, corretamente, o seu objetivo e o segmente em metas menores;
  • Identifique as ações necessárias para atingir o objetivo estabelecido;
  • Planeje, de forma eficaz, as estratégias a serem adotadas.

Crie: QUAL É O MELHOR MODELO DE ACOMPANHAMENTO PARA VOCÊ? O QUE FUNCIONA?

Escolha a ferramenta de plano de ação e controle mais adequada e faca dela a sua maior aliada.

A minha sugestão é que você utilize modelos como a 5W2H, por exemplo.

Se quiser saber mais, vale consultar o meu artigo sobre esse recurso. (http://negociosecarreiras.com.br/gestao-de-carreira-desenvolva-sucessores-com-tecnica-5w2h/)

5. Ênfase nos valores e propósito

As mudanças podem gerar ambivalência, quando não temos certeza se os benefícios de mudar compensam os esforços necessários.

Neste caso, é fundamental que você conheça os seus principais valores.

SAIBA COMO IDENTIFICAR OS SEUS VALORES:

  • Pense em seu objetivo: Por que ele é importante? O que sua realização lhe trará?
  • Pense nas coisas que são mais importantes para você. O que elas lhe proporcionam?
  • O que isso lhe proporciona?
  • O que é mais importante para você na sua vida? Qual o sentimento que isso lhe traz?
  • Por que isso é importante para você?
  • Você pode se lembrar de um comportamento indesejado? Se apenas esse comportamento lhe trouxesse algum benefício, qual seria? O que esse comportamento lhe proporciona?

DICAS DE COACHING:

  • Associe os objetivos da mudança aos seus valores;
  • Alinhe a mudança a um objetivo maior, com mais propósito e significado;
  • Compreenda que o emagrecimento não é um fim, mas parte de processo mais amplo de geração de bem-estar e de melhoria de qualidade de vida.

E agora: O quão mais determinado a perder peso e melhorar a sua qualidade de vida você está?

Continue…

 

6. Controle de estados emocionais

É comprovado que a nossa alimentação está ligada ao nosso estado emocional.

Desta forma, comer em excesso pode ser uma estratégia de enfrentamento para lidar com a pressão, o stress ou qualquer outra emoção negativa.

DICAS DE COACHING:

  • Identifique os gatilhos que acionam estes comportamentos;
  • Desenvolva estratégias de enfrentamento mais saudáveis;
  • Atua na mudança do comportamento e do estilo de vida, para que sejam desenvolvidos novos hábitos alimentares e uma rotina que inclua exercícios físicos.

* * *

Para encerrar essa publicação com chave de ouro, RESPONDA:

  • Qual é o seu nível de colesterol, triglicerides e glicose? E a sua pressão arterial?
  • Se você não souber, marque uma consulta com seu médico imediatamente e comece a se acompanhar!
  • Se você sabe as respostas, verifique: estes números estão em um nível considerado saudável?
  • Se estiverem, o que você está fazendo para mantê-los assim?
  • Se não estiverem, o que você precisa fazer para mudar isso?
  • Lembre-se sempre de consultar seu médico antes de iniciar qualquer dieta ou rotina de exercícios.

Lembre-se: “Nunca é tarde demais para ser o que você poderia ter sido. ” – George Eliot

Sente-se pronto para começar a construir a pessoa que você quer ser?

Desejo que você transforme essa semana em uma excelente semana!

Desejo, também, que esse texto tenha te encorajado a assumir a responsabilidade pela sua saúde, independentemente de quais sejam os seus objetivos de perda de peso.

Um grande abraço e até quarta!

Nathali Teixeira Lopes Kafski on EmailNathali Teixeira Lopes Kafski on FacebookNathali Teixeira Lopes Kafski on Linkedin
Nathali Teixeira Lopes Kafski
- Positive, Pessoal and Professional Coach, na empresa Up2you Coaching e Desenvolvimento Humano.
- Membro da Sociedade Brasileira de Coaching.
- Quinze anos de sólida experiência em gestão e desenvolvimento de equipes de alta performance, em empresas multinacionais de grande porte.
- Alto potencial de trabalho em coordenação e execução de projetos.
- Hábil em contratar, desenvolver e motivar equipes vencedoras.
- Êxito em criação, implementação e acompanhamento de planejamento estratégico.
- Facilidade de adaptação aos diferentes cenários, perfis de equipes e ramos de atuação.
- Espírito de equipe, dinamismo e excelente relacionamento interpessoal complementam o perfil.

Certificações:
- Wellness and Positive Coaching® (SBC) - 2015
- Personal and Professional Coaching® (SBC) - 2015
- Leader as a Coach (Association For Coaching) - 2015
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