Home > Sustentabilidade > Economia circular – cases de sucesso (Parte 3 de 3)

Economia circular – cases de sucesso (Parte 3 de 3)

No mundo todo é possível encontrar empresas dos mais diferentes ramos investindo em produção sustentáveis e, atualmente, na economia circular. A certificação Cradle-to-Cradle® já foi dada à várias empresas que investiram em inovação em seu processo produtivo. Hoje, serão apresentados cinco exemplos.

A gDiapers aplicou o Cradle-to-Cradle® em sua produção de fraldas. De acordo com a empresa, seus competidores afirmam ter produtos sustentáveis ou eco-friendly, mas continuam a utilizar polipropileno ou polietileno. Utilizando um material a base de celulose, as fraldas, em parte, são reutilizadas na produção de outros produtos e, em parte, são descartadas. Como o cellulose-based material corresponde a mais de 75% do produto, a fralda é degradada em três meses. Assim, a gDiapers possui seu produto certificado na categoria Cradle-to-Cradle® Silver.

A Ecovative é uma empresa que possui diversos produtos inovadores e sustentáveis, além de ter sido eleita uma das 10 empresas mais inovadoras pelo portal Fast Company em 2014. A empresa produz materiais alternativos ao uso de plástico e espumas plásticas. Seu objetivo é transformar o lixo produzido na agricultura (talo de milho e resto de algodão, por exemplo) em produtos degradáveis. A Ecovative utiliza raízes de cogumelos para “ligar” os subprodutos utilizados. Estes materiais são chamados de Mushroom® Materials. O produto é certificado na categoria Cradle to Cradle® Gold.

Mushroom_Material_621_414

Figura 2 – Material da Ecovative

Fonte: Cradle to Cradle Products Innovation Institute

 

A Ecover Belgium N.V. produz produtos de limpeza certificados pelo Cradle to Cradle Product Innovation Institute. A empresa possui, atualmente, seis produtos certificados na categoria Cradle to Cradle® Gold e um na categoria Cradle to Cradle® Silver. De acordo com a empresa, seu processo de produção tenta imitar a natureza, utilizando a fermentação para a produção dos produtos. A empresa também usa a tecnologia Plantplastic® e, assim, até suas embalagens são “amigas da natureza”. A Ecover Belgium NV também declara não fazer testes em animais. Eles dizem “os animais são nossos amigos”.

Linha building care

Figura 3 – Produtos da Ecover Belgium N.V.

Fonte: Cradle to Cradle Products Innovation Institute

 

A alemã Lauffenmühle Gmbh & Co. KG utiliza a tecnologia reworx® para a produção de  roupas para trabalho desenvolvidas para oferecer controle de temperura, adequação para lavagem e alta resistência à abrasão. O produto recebeu a certificação Cradle to Cradle® Silver. O interessante é que a empresa desenvolveu o produto para ser usado e lavado por 50 ciclos e, após o uso, ser recuperado para a compostagem industrial do mesmo. O tecido utilizado para a produção vem de fibras sintéticas à base de óleo e madeira.

A Hycrete Technologies criou o  Hycrete Admixtures, capaz de bloquear a passagem de água e de cloretos pelo concreto, protegendo o aço usado na construção. Assim, o concreto passa a ser um material a prova de água (waterproof) , estendendo a vida útil de uma construção. O produto possui certificação Cradle to Cradle® Gold e foi o primeiro material de construção a conseguir a certificação. A empresa declara utilizar materiais bio-degradáveis ou green materials, energia renovável na produção, além de  utilizar água de maneira inteligente e eficiente.

No Brasil, as empresas que tiverem interesse na certificação Cradle-to-Cradle® podem procurar empresas de consultoria ligadas à Cradle to Cradle Product Innovation Institute, como a EPEA ou a CTE.

Até semana que vem!

Eduardo Polloni Silva on EmailEduardo Polloni Silva on Linkedin
Eduardo Polloni Silva
Aluno de graduação em Engenharia de Produção. Morou um ano na Noruega como bolsista do programa Ciência sem Fronteiras, onde estudou e teve a oportunidade de estagiar na área de Óleo & Gás. Possui certificações em Six Sigma, Scrum e Marketing. Atualmente, é colunista semanal do portal N&C e tradutor de palestras TEDx Talk. Possui interesse em estratégia empresarial, gerencimento de projetos, sustentabilidade e empreendedorismo.

O que você achou do artigo? Comente!

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios está marcados *

*

Scroll To Top