Como vender mais e melhor em 10 passos simples

O empreendedor, o líder de equipes e o vendedor precisam sempre saber como vender mais e melhor.

Vender mais significa realizar vendas maiores e/ou em maior quantidade. Vender melhor significa criar um relacionamento sólido e contínuo com o cliente, transmitindo-lhe confiança e promovendo encantamento.

Existe uma grande parcela de pessoas cujo sonho é montar e ter o seu próprio negócio. Mas, o que muitos não sabem é que para conseguir levar adiante o seu empreendimento e lucrar em cima disso é necessário ter muito estudo e conhecer as técnicas de venda. Afinal, se há uma área que não pode falhar é a área de vendas, pois ela será determinante para o faturamento da empresa.

Por que é preciso conhecer técnicas de venda?



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É preciso definir o público-alvo, conhecer esse público, saber o que estes consumidores precisam e quando precisam.

A seguir, listaremos 10 dicas de como conseguir clientes e como vender mais e melhor:

1. Conheça seu produto.

Poucas situações são mais desagradáveis do que você perguntar ao vendedor qual a funcionalidade de determinado produto e ele não saber responder. Isso fará com que o cliente tenha uma péssima primeira impressão do seu negócio e fará com que ele não volte a visitar o estabelecimento.

Por incrível que pareça, isso existe! E é o que você deve evitar.

É ideal que, antes de colocar um produto a venda, o vendedor faça um estudo aprofundado sobre o que está sendo ofertado para evitar situações desconfortáveis ao ser questionado por um cliente.

Se a empresa possui um líder ou supervisor, este é o responsável por reunir os funcionários e apresentar o produto que será vendido.

2. Conquiste seus clientes.

Conquistar clientes não significa sair oferecendo desconto para todos. Significa ser atencioso, ser claro, atender rapidamente às dúvidas feitas por ele.

Nas entrelinhas, quero citar aquele conhecido ditado “o cliente tem sempre razão”. Sabemos que o cliente nem SEMPRE está com a razão, mas é importante que haja um acordo entre a empresa e o cliente para que nenhuma parte saia prejudicada.

Não limite-se apenas ao uso de e-mail ou telefone, existem muitos outros meios de comunicação como, por exemplo, WhatsApp e Facebook. Ou seja, não há desculpas para não dar retorno ao consumidor.



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3. Facilite a comunicação do cliente com sua empresa.

É simples: se o cliente não encontrar seu e-mail ou telefone para contato na sua página na internet, ele irá atrás de outra empresa. Portanto, deixe seus contatos sempre visíveis e fáceis de encontrar.

Se sua empresa possui atendimento telefônico, certifique-se de colocar um atendente para receber as ligações e sanar dúvidas dos clientes. Afinal, é sempre melhor conversar com uma pessoa de verdade do que com uma secretária eletrônica.

4. Motive seus funcionários.

Motivar os funcionários é uma das primeiras etapas a serem cumpridas quando o assunto é aumentar as vendas. Um funcionário motivado irá trabalhar melhor e mais produtivamente.

Portanto, mostre a eles o apontamento das metas, os objetivos, apresente o percentual de vendas de cada mês.

Crie campanhas de incentivo, por exemplo, ao final do mês, aquele funcionário que atingir a meta ganhará uma ajuda de custo no valor X.

5. Saiba dizer “não”.

Toda empresa já passou ou irá passar por uma situação bastante inconveniente que é quando um consumidor, simplesmente, não paga pelo serviço prestado, ou passa a pedir descontos e mais descontos.

Livre-se disso.

Se alguém acha que seu trabalho não é digno de determinado valor, não tema em dispensar essa pessoa. Você, com certeza, encontrará alguém disposto a pagar pelo seu trabalho. Lembrando, é claro, que os valores precisam ser justos para ambas as partes.

6. Saiba lidar com críticas.

Como citado no início do texto, é essencial que a empresa conheça o perfil do seu público alvo. Deve-se realizar pesquisas de mercado, perguntar aos clientes quais são as maiores qualidades da empresa, e quais os pontos que devem ser melhorados.

No caso de surgirem reclamações, não responda o indivíduo de maneira deseducada. Aceite essa reclamação como uma crítica construtiva, em um ponto que precisa de melhoras e trabalhe em cima disso, até que esteja tudo nos conformes.

7. Seja organizado.

Organização é a base de qualquer trabalho. Planeje tudo o que deve ser feito naquele dia, tome nota de todas as tarefas e esteja atento às movimentações da empresa.

Às vezes, um detalhe que deixamos passar batido pode causar transtornos em todas as vendas, portanto esteja sempre atualizado.

8. Não sufoque os clientes.

É, de fato, bastante desagradável quando entramos em uma loja e estamos apenas “dando uma olhadinha” e o vendedor resolve ficar perto de você, dando detalhes sobre todo e qualquer produto que você retira da prateleira para ver.

Ok, mas não é a função do vendedor?

Sim, o vendedor está ali para fazer o trabalho dele: vender. Mas para ser vendedor são necessárias algumas habilidades e competências:

  • Ser polido. São poucos os consumidores que se sentem confortáveis com atitudes indiscretas do vendedor. Exemplo: O vendedor opinar quando um consumidor está provando uma peça de roupa. Se o cliente não pediu a opinião do profissional, não é adequado que ele opine.
  • Aceitar respostas negativas. Não tente forçar um cliente a comprar algo que ele não tenha gostado.
  • Ser persuasivo. Mostre ao comprador que ele PRECISA de certo produto ou serviço. É importante que o profissional tenha conhecimento daquilo que será ofertado.
  • Ser educado e simpático. Algumas pessoas nasceram com o dom da simpatia, outras não. Qualquer pessoa que adentra uma loja gosta de ser atendido por um funcionário que transmite boas energias e que está com um sorriso estampado no rosto.

Se você quer aumentar o número de vendas, atenda seus clientes com atenção, empatia e seja cordial.

9. Faça diferente.

Uma empresa que não toma atitudes para promover seu serviço, certamente não alcançará as metas no final do mês.

PROMOVA SEU TRABALHO!

  • Se possível, realize eventos na sua loja.
  • Planeje um dia do mês e ofereça descontos em determinados produtos – você não sairá no prejuízo – pelo contrário, aumentará as chances de fidelizar clientes.
  • Em caso de vendas pela internet, ofereça o frete grátis para compras acima de valor X.
  • Forneça brindes e amostras grátis aos compradores. Assim, terão a chance de conhecer novos produtos.

10. Mantenha seu estabelecimento em ordem.

Reservar 40 minutos já é o suficiente para realizar a limpeza da loja. Reúna os funcionários e organize as tarefas de cada um. O mesmo vale se você é um vendedor individual: organize sua pasta de trabalho, sua mesa, seus arquivos digitais etc.

Tudo o que for visível ao cliente, precisa estar sempre limpo e em bom estado. Procure sempre deixar as prateleiras preenchidas com as mercadorias para venda – espaços vazios nunca são bem vistos.

Jamais deixe produtos de limpeza na área de vendas, isso vale também para objetos pessoais de funcionários.

•••

Neste artigo, listamos ações e mudanças que podem mudar os resultados de suas vendas. Ao tomar as decisões certas e agir de forma correta, você estará abrindo cada vez mais caminhos para o aumento de suas vendas e o encantamento de seus clientes.

Citamos, resumidamente, algumas dicas valiosas para auxiliar no avanço de sua empresa. Coloque-as em prática, ao menos uma dica por dia, até que todas se tornem hábitos. Com certeza, você alcançará ótimos resultados.


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Redação N&C

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