Home > Economia & Finanças > Como vencer a crise econômica?

Como vencer a crise econômica?

A crise econômica no país parece não ter fim, para a política do Brasil ser mais atrativa só falta montar o picadeiro, as decisões econômicas são irrelevantes  e o governo não consegue aprovar nada, nem mesmo a “ressuscitação” da CPMF que poderia dar um fôlego as contas públicas e fazer com que a população pague parte do prejuízo da má governabilidade dos últimos anos, fato é, se não repactuar a gestão dificilmente veremos melhorias a médio prazo.

Inserido neste contexto devastador e pessimista estão os empreendedores, que vêem seus negócios perderem fôlego no investimento e na lucratividade, a única saída é montar estratégias que tragam segurança a curto, médio e longo prazo, permitindo assim que os negócios respirem sem a necessidade de aparelhos.

O primeiro passo é manter o otimismo e ser persistente, a criatividade nos momentos de crise é algo determinante.

A fidelização da base de clientes é extremamente necessária, pois é tendencioso nos momentos de crise a dificuldade em conquistar novos clientes e a comum perda de parte da carteira, o conhecimento destes clientes também é fundamental, pois sabendo quais deles trazem maior lucratividade, permite que em uma possível decisão de cortes centralizar a manutenção dos mesmos.

A redução do grau de endividamento é outro fator fundamental, é importante evitar empréstimos, pois nas crises o capital disponibilizado no mercado possui taxas de juros elevadíssimas, também há a necessidade de uma programação para pagamento das contas fixas e variáveis mensais.

Atuar mais próximo dos processos, otimizando o ganho e fazendo com que os desperdícios sejam zero ou muito próximos disto, podem fazer toda a diferença. Outro fator importante é a diversificação de produtos e serviços, permitindo atender as necessidades de todos os clientes, lembre-se, em momentos de crise não podemos perder nenhum negócio.

Manter a equipe comprometida na causa é fundamental, se os envolvidos no processo se desesperarem o insucesso baterá a sua porta inevitavelmente, devem saber a realidade do mercado e da empresa.

Por último e não menos importante, o investimento em comunicação e marketing, em momentos de crise os clientes buscam mais opções, pesquisam antes de fechar o negócio, se souberem que você atende as necessidades requeridas, sua empresa poderá suprir parte dos clientes que perdeu com novos.

O empreendedor brasileiro venceu diversas crises, nunca foi fácil empreender no país, por isso a certeza que se bem planejado o sucesso com certeza virá.

Adalton França de Oliveira
Adalton França de Oliveira
Adalton França de Oliveira atua na área de Desenvolvimento de Negócios da TecBan, empresa proprietária do Banco24Horas. É graduado em Administração (UNISA), pós-graduado em Economia (UFPR) e em Gestão de Negócios (SENAC), além disso, tem certificações em Empreendedorismo (FIAP), Gestão Estratégica (FGV) e Gestão de PME’s (PUC Chile). É também conteudista e professor de cursos voltados a Gestão.

O que você achou do artigo? Comente!

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios está marcados *

*

Scroll To Top