Como não errar na hora de contratar um novo funcionário?

A maioria das empresas já se deparou com este problema, o setor de RH passou por uma longa jornada para recrutar o talento ideal e, o novo funcionário não atende às expectativas desejadas.

O que fazer? Se enganar ao contratar um profissional é normal, mas é preciso avaliar e reparar o mais rápido esta falha. As razões para o fracasso raramente são técnicas ou habilidades, muitas vezes estão ligadas ao comportamento.

 

Os erros cometidos na contratação de funcionários

Ninguém quer contratar a pessoa errada. O recrutamento, a entrevista e a contratação de até mesmo um novo funcionário é um processo demorado que todo gerente leva a sério.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

É também uma das habilidades mais difíceis para um novo gerente aprender, em parte porque – a menos que você esteja trabalhando em uma empresa que cresce muito rápido – você normalmente não pratica muito isso. Quando você não tem muitas oportunidades para praticar, é fácil cometer alguns erros.

Embora haja muitos problemas com os quais você está consciente quando está contratando, como as habilidades específicas de que a nova pessoa precisará e as tarefas que deseja executar, cada um de nós também tem uma mente subconsciente em ação. Antes de fazer sua escolha final sobre quem contratar, traga suas motivações subconscientes e emocionais à superfície para exame também.

 

  1. Pesquisa

Um dos maiores erros dos recrutadores é não ter uma lista diversificada de candidatos. É preciso tem uma ampla opção de talentos, pensando sempre na diversidade de idade, experiência, formação, raça e gênero.

Desta forma você contará com diferentes experiências, além de poder formar uma equipe de trabalho diversificada, tendo uma chance melhor de atrair diferentes tipos de pessoas que normalmente não se candidataria a vagas em sua empresa.

Procure por talentos que a sua empresa ainda possui, pare de buscar por um profissional  exatamente como você ou o resto de sua equipe – você não deve ter medo de trazer alguém que vai desafiá-lo.

 

  1. Primeiras impressões

Muitos fatores devem ser observados na hora de contratar, por isso os empregadores frequentemente não devem apenas julgar os candidatos se gostam ou não deles, é necessário combinar seus pontos fortes com as responsabilidades do cargo.

Não dê como certo apenas as primeiras impressões que teve para fazer sua decisão.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



 

  1. Falta de transparência

Ser enganador ou pouco claro sobre o trabalho (assim como as habilidades, características, etc.) pode levar a uma contratação potencialmente ruim.

Faça uma lista das responsabilidades do trabalho e uma lista correspondente das habilidades, conhecimento, experiência e talento que a pessoa precisa ter para realizar essas tarefas de acordo com suas expectativas. Por ter uma ideia clara do que você precisa, é mais fácil ver essas habilidades nos candidatos.

 

  1. Esquecer de destacar a cultura da empresa

Um dos maiores erros que você pode cometer é não demonstrar o estilo e a cultura de sua empresa, que podem incluir benefícios, salários, vantagens ou flexibilidade.

Deixe claro a cultura da empresa para o futuro funcionário, além disso os valores de sua empresa devem estar alinhados com a ética de seus funcionários, criando uma cultura da qual todos se orgulhem.


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Luciana Ferreira

Luciana Ferreira

Luciana Ferreira, é Coach de profissionais que estão em busca de novas trilhas na carreira, Presidente do grupo Elemento RH formado pela Elemento RH e Canal de Talentos, Administradora de empresas, com especialização em gestão de pessoas e em gestão pública, embaixadora da rede internacional de negócios Mulheres que decidem, Diretora do Grupo de estudos no município de São carlos e membro do conselho deliberativo da ABRH, colunista em portais como Yes Marília, Ideiando, Clube do administrador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *