Como lidar com os colegas de trabalho difíceis

Para muitos brasileiros, o trabalho pode ser uma grande fonte de estresse e ansiedade. Ambiente agressivo e pouco amistoso é o que mais provoca estresse no ambiente corporativo. Pensando nisso, a psicoterapeuta holística e presidente do IPOM – Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente, Myriam Durante, fez uma lista com os seis tipos de comportamentos mais comuns e complicados que encontramos em todas as empresas. Saber lidar com os colegas de trabalho é essencial para garantir seu bem estar e sua ascensão profissional.

Como lidar com os colegas de trabalho difíceisIMAGEM PARA O SITE

ARROGANTE

Como agem: Nunca abre mão do seu ponto de vista e não admite contradição. Intimida os colegas. Ignora opiniões, sentimentos e necessidades alheias para colocar os seus interesses, opiniões e necessidades em primeiro lugar. Só faz críticas depreciativas.

Como lidar: A melhor maneira de lidar com as pessoas arrogantes é se posicionar. Procure não se intimidar com o jeito delas. Se for o caso, enfrente-as. Só assim você terá o respeito delas. 

MANIPULADOR

Como agem: Não possui princípio moral e assume os créditos para ganhar proveito. Finge ser amigo para explorar suas fraquezas, na intenção de conseguir proveito, usando-as a seu favor. Age com falsidade e sempre faz favores, mas cobra-os depois.

Como lidar: Seja educado mas, se possível, se mantenha afastado. Todo cuidado é pouco com esse tipo de pessoa. Eles adoram ouvir suas ideias e assim ficar na vantagem de qualquer informação que você forneça.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

INTROMETIDO

Como agem: Somente as suas ideias têm valor. Se intromete em tudo, não respeitam ninguém, falam demais, ouvem pouco e, por isso, não aceitam ideias alheias. Sempre discordam da opinião do outro, somente a deles é válida. É intolerante e isso dificulta compreender os colegas.
Como lidar: Mostre a eles que nem sempre são bem vindos e que, as vezes, a conversa é particular. Cabe a pessoa perceber que é hora de se posicionar.

ACOMODADO

Como agem: Sempre dizem sim para tudo, mas acabam dando continuidade a poucas coisas, deixando o trabalho inacabado. Cede em prol dos colegas, buscando aprovação. Não se posiciona em momentos importantes, não dá ideias e não assume responsabilidades.
Como lidar: Não deixe que o comportamento deles te contamine. Mostra que seria bom se eles se comprometessem mais com o trabalho. Com boa vontade e algumas atitudes pró-ativas, conseguimos mudanças no dia a dia de trabalho.

RECLAMÃO

Como agem: Sempre se fazem de vítimas. São exagerados, acham que tudo está errado e não tem solução. Sempre reclamam da situação da empresa, das injustiças que sofrem e como gostariam que fosse diferente, mas nunca fazem nada para mudar isso.

Sempre dão um jeito de se livrar das piores tarefas.

Como lidar: Converse com eles, pergunte se está tudo bem, se eles estão passando por algum momento desagradável. Ofereça ajuda, mostre que seria bom levar as coisas de outra maneira. Exponha suas opiniões e indique outros caminhos, mas sempre com o intuito de ajudar.

DONO DA VERDADE

Como agem: Eles conhecem muito sobre vários assuntos e sabem disso. Eles costumam falar demais e ouvir pouco, não gostam de ser contrariados. Na maioria das vezes não aceitam ideias alheias.

Como lidar: Mostre que muitas vezes eles não dão abertura para outras pessoas e, se caso for discutir algum assunto com ele, certifique-se que você domina bem esse assunto. Sempre mostrando respeito e consideração.


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Myriam Durante

MYRIAM DURANTE é psicoterapeuta holística e hipnóloga há mais de 30 anos, além de ser fundadora e presidente do IPOM – Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente. Ela também é responsável pela criação da Busque Autoconhecimento, uma abordagem terapêutica que engloba diferentes técnicas, tratando o corpo físico, mental, emocional e espiritual como um conjunto de partes integradas. Há mais de 15 anos se dedica a tratar dos males que mais afligem as pessoas hoje em dia, como ansiedade, síndrome do pânico, stress pós traumático, TOC, entre outros. É escritora, presença constante na mídia brasileira, palestrante internacional e especialista em comportamento humano. Seu relaxamento «Aprenda a Relaxar» disponível em aplicativos para IOS e Android e no YouTube, visto por mais de 225 mil pessoas em quase 100 países, ele é utilizado em várias clínicas, hospitais e também no tratamento de pessoas com câncer. Especialista em comportamento jovem, lançou em 2014 o livro «Aprendizagem acelerada – Elimine o estresse e aprenda melhor»

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 15 =