Como fazer um currículo? 5 incríveis dicas que podem ajudar

Muitas pessoas não sabem como fazer um currículo. Se você é uma delas, não precisa se desesperar. Neste artigo, nós iremos te ajudar a enfrentar a folha em branco. A partir de nossas dicas, irá transformá-la em um documento bem escrito sobre a sua vida profissional.

Saiba como fazer um currículo de qualidade

Para ajudar aqueles que não conseguem superar o nervosismo na hora de redigir o seu currículo, nós resolvemos apresentar cinco dicas de como fazer um bom trabalho. Assim, fique atento às nossas sugestões para que você tenha maiores chances de impressionar o seu recrutador.

Seja organizado

Não adianta nada você dizer que é uma pessoa organizada no seu currículo quando as informações que constam lá estão todas desordenadas e sem uma linha de raciocínio.

Pense bem: qual é primeira impressão que você deseja que o seu recrutador tenha de você?



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Nós acreditamos que você espera que ele te considere uma pessoa coerente e nada confusa, não é mesmo?

Por essa razão, nós recomendamos que você preste atenção à estrutura do seu currículo. Contudo, saiba que não há um modelo fechado. Se você pesquisar na internet, você verá que existem muitas possibilidades disponíveis.

Informações importantes

Ainda assim, há certas informações a que você precisa dar atenção. Se elas não estiverem apontadas no seu currículo, você poderá aumentar as suas chances de ser descartado.

Por essa razão, você deve apresentar para o seu recrutador os seus dados pessoais (o seu nome, a sua idade, os seus dados de contato, etc.), os seus objetivos profissionais e a sua experiência no mercado de trabalho e na Academia.

Também é importante que você deixe claro em seu currículo se você conhece algum idioma e qual é o seu nível de fluência nessa língua. Ademais, você também deve indicar o quanto você domina a área de informática.

Claro que todas essas informações precisam ser bem organizadas em tópicos. Não será nada interessante misturar todas esses dados de forma que a pessoa que for analisar o seu currículo não entenda exatamente sobre o que você está falando.

Cuidado com os erros de escrita

Dificilmente o recrutador de uma empresa irá avaliar bem uma pessoa que ainda não domina a norma culta da sua língua. Claro que ninguém precisa criar o costume de falar numa linguagem formal o tempo todo — nem deveria. Mas existem momentos que é necessário deixar as gírias e os desvios da norma padrão de lado.

É importante que você saiba que erros de escrita nunca são bem-vindos em um currículo. É necessário que você revise o seu texto várias vezes procurando problemas de digitação, espaços a mais, letras minúsculas em começo de frase e vírgulas em vez de pontos.

Por outro lado, não exagere na formalidade. Mesóclises e termos ultrapassados também passam um ar de pedância para quem está lendo o seu currículo. Por isso, é importante usar o bom senso.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Se for possível, peça que alguém leia o seu currículo antes de você enviá-lo. Nunca é ruim ser prevenido, principalmente quando você está buscando conquistar uma vaga de emprego.

Vá direto ao ponto

Lembre-se que você precisa entregar um currículo para o seu recrutador e não um livro. Recomendamos que você contenha o ímpeto de exagerar na quantidade de informações que você apresentará para quem irá te contratar.

Essa abundância de informações não é nada benéfica. O profissional que analisa os candidatos de uma vaga dificilmente irá se interessar em ler um currículo muito extenso.

Por essa razão, se restrinja a escrever aquilo que realmente pode contribuir para que você consiga o cargo a que você está se candidatando.

Por exemplo, se você está pleiteando uma vaga de analista de dados, o seu curso de culinária não será relevante para o seu recrutador. Por essa razão, é importante que seja objetivo na hora de escrever o seu currículo. Duas páginas são suficientes para você apresentar aquilo que é essencial.

Nós também recomendamos que você facilite a leitura do seu currículo. Busque ser o mais claro possível! Para isso, evite escrever frases intermináveis, preferindo redigir sentenças curtas e objetivas. Dessa forma, você irá ajudar o seu recrutador a ter uma boa impressão de você.

Enfatize aquilo que te valoriza

Essa é uma dica especial para as pessoas que estão procurando o seu primeiro emprego e, por isso, não têm experiências para colocar em seu currículo. Nesse caso, nós recomendamos que você apresente o que você fez de relevante na sua vida acadêmica e quais são as suas habilidades.

Também vale abordar em seu currículo os estágios que você fez, os cursos que você completou e os trabalhos voluntários que você realizou. Essas informações são importantes para que o seu recrutador entenda que você é uma pessoa proativa que sempre busca novas oportunidades para desenvolver as suas habilidades.

Lembre-se sempre de ter bom senso na hora de escolher o que você abordará no seu “cartão de visitas”. Nesse momento, é importante pensar no que irá interessar o seu recrutador. Assim, tendo isso em vista, você será capaz de descartar as informações que não irão te ajudar a conquistar a vaga de emprego desejada.

Evite fazer louvores a si próprio

Existem pessoas que enchem o seu currículo de elogios às suas capacidades e aptidões. Recomendamos que você não faça isso. É deselegante e desnecessário, já que o seu currículo tem a capacidade de te valorizar sem que você tenha que recorrer ao autoelogio.

Considerações finais: como fazer um currículo

Esperamos ter te mostrado, com este artigo, que escrever um currículo pode ser simples quando você toma alguns cuidados. Primeiramente, se importe em organizar as informações que constam no documento de forma clara e coerente.

Depois disso, busque sempre revisar o arquivo antes de enviá-lo. Um arquivo impecável sempre tem um efeito positivo. Por outro lado, um texto cheio de erros de escrita podem arruinar com as suas chances de conseguir o cargo que você deseja.

Ainda é fundamental ser conciso na hora de redigir o seu currículo. Dê atenção àquilo que tem relevância para a vaga de trabalho que você está pleiteando e descarte o resto.

Também recomendamos que você evite mentir para o seu recrutador. Isso não te trará nenhum benefício.

Seguindo essas dicas de como fazer um currículo, você aumentará as suas chances de atrair a atenção do seu recrutador para você! No entanto, nós também recomendamos que você busque sempre se atualizar. Isso a fim de se tornar um candidato ainda mais atrativo para o mercado de trabalho! Para saber mais informações a respeito do mercado financeiro e de eventos, continue acompanhando os nossos artigos!


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Redação N&C

O Negócios & Carreiras é uma revista eletrônica com conteúdo de qualidade e atualizado, para desenvolvimento de pessoas e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − seis =